Connect with us

ECONOMIA

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

A ideia é criar um custo adicional ao poluidor, de forma que valha mais a pena para ele ajustar a sua produção

A Reforma Tributária (EC 132/23) prevê a criação de um imposto “seletivo”, o que a literatura internacional chama de “excise tax”, ou de forma mais jocosa (“sin tax” – imposto do pecado), e a doutrina nacional denomina de imposto “extrafiscal”. A função deste imposto é internalizar externalidades negativas, ou seja, desincentivar atividades que tragam prejuízos e custos a terceiros, não partícipes das relações entre produtor e consumidor. Portanto, o imposto é projetado para desincentivar ora diretamente a produção, ora diretamente o consumo de produto, ou a atividade que crie tais externalidades.

O imposto extrafiscal foi criação do economista inglês Arthur Pigou, como uma forma de intervenção do governo para solucionar externalidades negativas, sendo que no caso deles serem decorrentes de poluição, convencionou-se chamar a exação de “imposto pigouviano”, cujo princípio norteador é o do “poluidor pagador”, uma solução tributária proposta na sua importante obra, Economics of Welfare (1920).

A ideia é criar um custo adicional ao poluidor, de forma que valha mais a pena (análise custo-benefício) para ele ajustar a sua produção, de modo que não polua o meio-ambiente, do que pagar o imposto. Percebe-se que por ser “extrafiscal”, a intenção aqui é justamente não arrecadar (função fiscal), mas diretamente alterar comportamentos. Em síntese, para ser eficaz, o imposto seletivo deve ser não-neutro e não arrecadatório.

A eficácia dos impostos pigouvianos é bastante debatida na literatura, há décadas. Ronald Coase, outro economista inglês, criticou a proposta de Pigou em seu seminal artigo “The Problem of Social Cost” (1960), e propôs uma alternativa baseada em trocas voluntárias, as quais em um ambiente de baixos custos de transação, fazem com que os bens convirjam espontaneamente para aqueles que lhes atribuem maior valor.

Todavia, isso não invalida, “per se”, o imposto pigouviano, enquanto solução ambiental e de saúde pública. Contudo, a sua instituição é bastante complexa e requer uma série de precauções e estudos. Por exemplo, se a ideia é combater o “pecado”, tais como consumo de tabaco ou bebidas açucaradas, ambos potenciais causador de doenças de vários tipos, é necessário verificar a elasticidade cruzada da demanda, ou seja, o quanto a variação do preço de um bem, causada pelo imposto, afeta a intenção das pessoas em consumi-lo.

A avaliação de impacto fornece evidências sólidas sobre o desempenho e, especialmente, se um programa atingiu ou está alcançando os resultados desejados, tudo isso por meio da coleta e análise de evidências para apoiar a elaboração de políticas públicas por meio da qual se promove uma tomada de decisão mais informada e contribui-se para uma melhor regulamentação, que oferece todos os benefícios das políticas a um custo mínimo1.

O aumento de preço no cigarro diminuirá o seu consumo? Ou será que a elasticidade de demanda-preço neste produto permite que o consumidor não reaja prontamente ao aumento? Quanto às bebidas açucaradas, no caso de haver sensibilidade quanto ao aumento do seu preço via tributação, o consumidor irá optar por algum bem substituto que lhe cause a mesma satisfação (água, refrigerante diet etc.)? O bem substituto poderá ser o mesmo tipo de produto, porém de origem ilícita (cigarro contrabandeado), informal (tubaína) ou que ainda faça mal à saúde? Estas são questões que afetam diretamente a eficácia do imposto, considerando que seu efeito pode não gerar o efeito desejado – ou seja, diminuir o consumo e eliminar ou reduzir as externalidades negativas – e mais, pode gerar outras consequências indesejadas.

A busca pelas respostas a tais perguntas consiste na análise “ex ante” da eficiência e eficácia de tributar determinados produtos, e isso pode ser realizado verificando os mercados respectivos e o comportamento dos consumidores, por meio de dados e evidências econômicas, culturais, históricas, regionais etc…

E quanto a efetividade do imposto, no tempo? Como vimos, sua função é motivar comportamentos e isto se traduz no desincentivo ao consumo de produtos considerados nocivos, é crucial examinar como se comportaram os mercados respectivos, após determinado lapso temporal. Um dos sinais positivos seria a baixa arrecadação do imposto seletivo, lembrando que a função é extrafiscal, logo, não-arrecadatória. Por outra sorte, se a arrecadação aumentar, é sinal de que o imposto não surtiu o efeito pretendido. Trata-se, aqui, de uma análise ex post, que além da arrecadação, examinaria os próprios índices de consumo dos produtos. A atual Ciência Econômica fornece um manancial de ferramentas para realizar ambas as análises citadas, porém, como fazer com que sejam implementadas?

A Lei de Liberdade Econômica (Lei 13.874/19) inovou ao determinar em seu art. 5, a obrigação de o poder executivo federal realizar análises de impacto regulatório prévias a novas regulações nos mercados. Esta lei não alcança o poder legislativo, mas nada impediria que a análise de impacto regulatória fosse exigida pelo PLP, como condição para a posterior instituição do imposto seletivo, pela União Federal. Pelo contrário, seria disposição extremamente bem-vinda, que não só garantiria maior eficácia ao novel imposto, como poderia evitar graves problemas regulatórios.

Durante o processo de aprovação da PEC 45/19 foi proposta a inclusão da regra de que a iniciativa de leis complementares deveria vir acompanhada de análise de impacto regulatório, contudo, essa proposta foi rejeitada. O projeto de Lei Complementar n. 29/24, por sua vez, possui a previsão de que as LC que regulamentarem o Imposto Seletivo deverão, obrigatoriamente, prever as metas programáticas e objetivos para a definição e incidência do tributo, sendo necessário estabelecer a evolução na mitigação dos impactos inerentes às atividades, bens ou serviços e operações prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Além disso, esse mesmo projeto prevê que a lei complementar deverá ser acompanhada por estudos prévios, de monitoramento e acompanhamento e avaliação de seus resultados, ou seja, análises de impacto “ex ante” e “ex post”. Sendo assim, a nosso ver, é imprescindível que sejam aprovadas as previsões – seja no bojo do PLP 68/24, seja no do PLP 29/24 – sobre a exigência de análise de impacto regulatório antes da entrada em vigor do imposto e depois, visando avaliar se os objetivos foram alcançados.

O importante com essa proposta é aplicar instrumentos que tornem mais segura e eficaz a aplicação de uma intervenção estatal via tributo que por si só já é difícil e problemática, mas que sendo realizada a partir de exame rigoroso de dados e evidências, com a sua inclusão em meio a uma política pública ampla, que conte com outros mecanismos auxiliares de indução do comportamento, eventualmente possa causar bons resultados. Do contrário, há grande chance de o novo imposto seletivo se tornar uma extrafiscalidade de fachada, cuja intenção real seja apenas sinalizar falsas virtudes e arrecadar ainda mais recursos privados para o Estado.

_____________________________________________________________________

1 Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/conteudo-de-regulacao/regulacao/documentos/guias-de-air/european-commission_guidelines-on-impact-assessment.pdf/@@download/file)

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca34 segundos ago

Léa Toscano parabeniza Guarabira e reafirma compromisso de preparar a cidade para o futuro

Segurança Pública3 minutos ago

Comissão aprova projeto que concede porte de arma para agentes de trânsito

Segurança Pública6 minutos ago

Audiência discute importância de iniciar rapidamente busca por desaparecido que tenha alguma deficiência

Educação & Cultura8 minutos ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura11 minutos ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 minutos ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA18 minutos ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional20 minutos ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário33 minutos ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário35 minutos ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA39 minutos ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO41 minutos ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

Esporte51 minutos ago

CCJ analisa projetos contra violência nos estádios

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Divulgada relação preliminar das inscrições homologadas no 2º concurso dos cartórios notariais

Internacional1 hora ago

Israel confirma cessar-fogo com Hezbollah: “Foco é Irã e Hamas”

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Jojo rejeitou pedido de Xuxa de assinar petição contra Bolsonaro

Nacional2 horas ago

Janja mostra nova cascata artificial na Granja do Torto

ECONOMIA2 horas ago

Prévia da inflação é de 0,62% em novembro

Judiciário2 horas ago

Moraes retira sigilo de relatório da PF que indiciou Bolsonaro; leia a íntegra

Nacional2 horas ago

Corte de gastos precisa ser votado ainda este ano, diz Lira

ECONOMIA2 horas ago

O novo ‘imposto do pecado’ e a análise de impacto regulatório

Nacional2 horas ago

O esvaziamento do Legislativo e o avanço das agências reguladoras superpoderosas

Nacional2 horas ago

Camilo Santana cresce como alternativa no PT para sucessão de Lula

Judiciário2 horas ago

Proteção e prevenção absoluta: hora do STF garantir segurança de crianças na internet

Nacional2 horas ago

Vista suspende ADI sobre devolução de valores da ‘tese do século’ na conta de luz

Judiciário2 horas ago

STF forma maioria para permitir símbolos religiosos em órgãos públicos

CIDADE3 horas ago

Vereador comemora autorização da Prefeitura para pavimentar mais ruas em Paratibe e Muçumagro

Internacional3 horas ago

Falta de paz leva a uma erosão da confiança no mundo, diz Guterres em Portugal

Internacional3 horas ago

Nações Unidas enfatizam urgência de cessar-fogo no Líbano

CIDADE3 horas ago

Ex-prefeito de Riacho dos Cavalos é preso após ignorar regras do regime semiaberto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br