Connect with us

CONCURSO E EMPREGO

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

A escala 6×1 é um regime de trabalho em que o trabalhador labora seis dias consecutivos e tem direito a um dia de descanso semanal remunerado (DSR). Esse modelo é comum em setores como comércio, indústria e serviços. Como principais características desse modelo de jornada temos a carga horária diária de até 8 horas, totalizando 44 horas semanais conforme os ditames da CLT [1] e da Constituição  [2]. O trabalhador tem direito a um dia de descanso, que pode ser fixo ou alternado, mas deve ocorrer a cada seis dias de trabalho. Pelo menos uma vez ao mês, deve coincidir com um domingo.

Se o trabalhador exceder a carga horária diária ou semanal, as horas adicionais devem ser remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50% e o trabalho em feriados, se ocorrer, deve ser compensado com folga ou pagamento adicional, conforme acordado em convenção coletiva ou contrato, de acordo com o caso da categoria.

O que diz a PEC?

A proposta de emenda à Constituição (PEC) visa a extinguir a escala de trabalho 6×1 e foi apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) em 1º de maio de 2024. A proposta sugere a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana, com um máximo de 36 horas semanais, sem redução salarial.

A deputada [3] argumenta que a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial pode melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, aumentar a produtividade e gerar mais empregos. A proposta reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado e às demandas por melhor qualidade de vida.

Neste mês de novembro de 2024, a PEC alcançou o número necessário de assinaturas para ser protocolada na Câmara dos Deputados, totalizando 194 apoios [4]. Para avançar, a proposta precisa ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, posteriormente, em dois turnos no plenário da Câmara, com pelo menos 308 votos favoráveis. Se aprovada, seguirá para o Senado, onde também necessitará de aprovação em dois turnos.

O que temos no direito do trabalho comparado?

Não há uma obrigatoriedade de que o Brasil siga o que é feito no exterior, tendo em vista que cada país tem seu próprio fluxo de desenvolvimento e peculiaridades que invibilizariam uma cópia exata de determinadas medidas. Mas nunca é demais uma breve análise do que há no direito comparado, para tentar entender os reflexos que certas medidas teriam caso utilizadas na realidade brasileira. Alguns países têm explorado ou implementado a redução da jornada de trabalho para quatro dias por semana, visando a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e aumentar a produtividade.

Na vnaguarda dessa alteração, a Islândia [5], entre 2015 e 2019, realizou experimentos que reduziram a jornada semanal para 35 horas, sem que houvesse diminuição salarial. Os resultados mostraram melhorias significativas no bem-estar dos trabalhadores havendo não somente a manutenção, mas também um aumento da produtividade.

Já desde 2022, os trabalhadores belgas obtiveram por lei o direito de optar por uma semana de trabalho de quatro dias, condensando as 38 horas semanais em quatro dias, sem redução salarial. No caso da Bélgica, a principal força motriz para essa mudança foi querer dar uma maior liberdade aos trabalhadores e empresas na montagem da sua escala [6].

E como um caso mais diferenciado, temos a Holanda, que não há legislação específica que regule a situação, deixando por conta dos próprios trabalhadores e empresários se organizarem com relação a escala de trabalho. Deste modo, a Holanda possui uma baixíssima carga semanal de 29 horas por semana[7]. Um exemplo de como as relações de trabalho podem ser autorreguladas em determinados países.

O que é importante e o que é discurso?

Simplesmente alegar tentativa de melhoria na saúde mental e no tempo de convívio com a família, mais tempo para dedicação para acompanhamento médico é discurso. Também falar em queda de produtividade, desemprego, queda da economia e prejuízo no desempenho de atividades empresariais também é discurso. O que é importante? Os dados e estudos que se debruçaram sobre a área e que devem ser levados em conta no momento de tramitação da PEC, afastando qualquer peso que discursos políticos possam ter, tendo em vista que nosso Congresso está longe de ser um exemplo no que se trata de escala de trabalho.

Na seara de argumentos, o que sempre abre a discussão é sobre a qualidade de vida do trabalhador e o impacto na vida cotidiana como o perigo na redução da produtividade e eventuais abalos na economia. Segundo Maria Hemília Fonseca [8], professora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, as pesquisas apresentam dados que corroboram com outros dados existentes sobre o assunto e atestam as vantagens dessa redução:

“O que se verificou nesse estudo feito na Inglaterra é que de fato existem benefícios em reduzir a jornada de trabalho. Além de comprovar que a produtividade não foi afetada, os ganhos, principalmente em segurança do trabalho e na saúde dos trabalhadores, são muito grandes. Houve uma melhora na saúde mental dos funcionários, com redução de casos de estresse e burnout, por exemplo.”

Devemos sempre observar o contexto no qual essa mudança seria implementada para que realmente não traga prejuízo para diversos setores de alta demanda, como é o caso de comércio e serviços. É inegável que “trabalhar menos” é imediatamente entendido como um reflexo de viver melhor, mas o contexto é importante, para que não seja o dia de trabalho livre substituído por uma jornada mais longa ou estenuante. Pode-se afirmar que a redução de jornada é fortemente aconselhável, embora alguns ajustes se façam necessários para que ela se caracterize como medida efetiva de QVT (Qualidade de Vida do Trabalho) [9].

Os ajustes conforme o contexto devem ser observados para evitar o acúmulo do trabalho e a exploração do trabalhador, que no Brasil já é de grande ocorrência. Ao observar estudos elaborados por Topp et al. [10] e Orehova e Chepisheva [11], a implementação da redução da escala sem a devida análise e adaptação a realidade do país causou um aumento nos níveis de estresse dos trabalhadores, pois em que pese o fato da jornada ter sido reduzida, foi mantida a carga de trabalho e das tarefas, o que exigia que entregassem a mesma quantidade de demandas em menor tempo.

O afã e o populismo em causar a mudança não pode ser gatilho para prejudicar o trabalhador mais na frente. Alterar a jornada sem o devido estudo e período de teste pode ser mais prejudicial do que benéfico. Deve haver o devido planejamento adequado para que não ocorra uma diminuição na oferta de empregos formais, pressionando o mercado de trabalho e potencialmente aumentando o desemprego [12].

Congresso tem nas mãos instrumento importante para o trabalhador

É inegável a importância da PEC para discutir a escala do trabalho. As relações trabalhistas têm passado por diversas mudanças e modernizações, e talvez seja a hora de rever a escala 6×1 no território brasileiro. O que é importante repisar: os estudos de direito comparado são importantes para entender o fenômeno, mas não devem ser levados ao pé da letra, principalmente quando oriundos de países da Europa ou Ásia, visto que as diferenças culturais e de comportamento são peças importantes que refletem também no estilo de trabalho da população.

Um caso importante que pode servir de exemplo é o do Chile, país vizinho do Brasil e que guarda semelhantes comportamentais dada sua existência em um continente latino-americano. Por lá, o Congresso aprovou uma lei que reduz a semana de trabalho de 45 para 40 horas. Para análise de impactos e impedir a mudança bruta, a implementação será gradual: ocorrendo um ano após a aplicação, a jornada será reduzida para 44 horas; após três anos, para 42 horas; e, após cinco anos, chegará a 40 horas [13].

É um bom exemplo de como o debate pode ser feito aqui, com aplicação gradual e talvez setorizada, dando meios de que a alteração seja feita onde ela é necessária, resguardando a saúde e o bem dos trabalhadores, sem descuidar da economia e das oportunidades de trabalho.

_________________________________

Referências

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 58. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

BRASIL. Constituição Federal. Art. 7º, XIII. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

Economia da Islândia dispara após adoção de jornada de trabalho de 4 dias. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/economia-da-islandia-dispara-apos-adocao-de-jornada-de-trabalho-de-4-dias. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fim da escala 6×1: o que acontece agora que a PEC atingiu as assinaturas para tramitar na Câmara? Disponível em: https://exame.com/brasil/fim-da-escala-6×1-o-que-acontece-agora-que-a-pec-atingiu-as-assinaturas-para-tramitar-na-camara/. Acesso em: 22 nov. 2024.

Jornada de trabalho semanal 6×1: salário baixou em 5 países. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/webstories/jornada-trabalho-semanal-6×1-salario-baixou-5-paises. Acesso em: 22 nov. 2024.

OREHOVA, Baiba; CHEPISHEVA, Stela. Work-life management through the lens of the 4-day workweek. Social Entrepreneurship and Management. Roskilde University, 2022. Disponível em: https://rucforsk.ruc.dk/ws/files/81426180/Project_report_final. Acesso em: 22 nov. 2024.

PEC da escala 6×1: leia o texto completo da proposta de emenda constitucional. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/11/13/pec-da-escala-6×1-leia-texto-completo-da-proposta-de-emenda-constitucional.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

Pesquisa inglesa mostra que redução da jornada de trabalho não afeta produtividade. Disponível em: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/pesquisa-inglesa-mostra-que-reducao-da-jornada-de-trabalho-nao-afeta-produtividade. Acesso em: 22 nov. 2024.

Redução da jornada de trabalho deve voltar à pauta do Senado em 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/19/reducao-da-jornada-de-trabalho-deve-voltar-a-pauta-do-senado-em-2024. Acesso em: 22 nov. 2024.

REVISTA DE PSICOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO. Florianópolis, v. 7, n. 1, jun. 2007. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572007000100007&script=sci_arttext&. Acesso em: 22 nov. 2024.

Semana de quatro dias: que países concordam e como está a correr até agora. Disponível em: https://pt.euronews.com/next/2023/03/02/semana-de-quatro-dias-que-paises-concordam-e-como-esta-a-correr-ate-agora. Acesso em: 22 nov. 2024.

SOUZA, Ana Clara Coutinho de; SILVA, Carolina Nicoletti Ramos da; KELLY, Claudio Augusto. Efeitos da redução da jornada de trabalho sobre a economia brasileira. Ciências Humanas, v. 27, n. 127, out. 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/efeitos-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-sobre-a-economia-brasileira/. Acesso em: 22 nov. 2024.

TOPP, Julia; HILLE, Jan Hendrik; NEUMANN, Michael; MÖTEFINDT, David. How a 4-day work week affects agile software development teams. ArXiv, Cornell University, 2021. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2111.08968. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2111.08968. Acesso em: 22 nov. 2024.


[1]  BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Art. 58. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

[2] BRASIL. Constituição Federal. Art. 7º, XIII. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

[3]     PEC da escala 6×1: leia o texto completo da proposta de emenda constitucional. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/11/13/pec-da-escala-6×1-leia-texto-completo-da-proposta-de-emenda-constitucional.htm. Acesso em: 22 nov. 2024.

[4] Fim da escala 6×1: o que acontece agora que a PEC atingiu as assinaturas para tramitar na Câmara? Disponível em: https://exame.com/brasil/fim-da-escala-6×1-o-que-acontece-agora-que-a-pec-atingiu-as-assinaturas-para-tramitar-na-camara/. Acesso em: 22 nov. 2024.

[5] Economia da Islândia dispara após adoção de jornada de trabalho de 4 dias. Disponível em: https://veja.abril.com.br/mundo/economia-da-islandia-dispara-apos-adocao-de-jornada-de-trabalho-de-4-dias. Acesso em: 22 nov. 2024.

[6] Semana de quatro dias: que países concordam e como está a correr até agora. Disponível em: https://pt.euronews.com/next/2023/03/02/semana-de-quatro-dias-que-paises-concordam-e-como-esta-a-correr-ate-agora. Acesso em: 22 nov. 2024.

[7] Jornada de trabalho semanal 6×1: salário baixou em 5 países. Disponível em: https://einvestidor.estadao.com.br/webstories/jornada-trabalho-semanal-6×1-salario-baixou-5-paises. Acesso em: 22 nov. 2024.

[8] Pesquisa inglesa mostra que redução da jornada de trabalho não afeta produtividade. Disponível em: https://jornal.usp.br/campus-ribeirao-preto/pesquisa-inglesa-mostra-que-reducao-da-jornada-de-trabalho-nao-afeta-produtividade. Acesso em: 22 nov. 2024.

[9] REVISTA DE PSICOLOGIA, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO. Florianópolis, v. 7, n. 1, jun. 2007. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572007000100007&script=sci_arttext&. Acesso em: 22 nov. 2024.

[10] TOPP, Julia; HILLE, Jan Hendrik; NEUMANN, Michael; MÖTEFINDT, David. How a 4-day work week affects agile software development teams. ArXiv, Cornell University, 2021. DOI: https://doi.org/10.48550/arXiv.2111.08968. Disponível em:https://arxiv.org/abs/2111.08968. Acesso em: 22 nov. 2024.

[11]  OREHOVA, Baiba; CHEPISHEVA, Stela. Work-life management through the lens of the 4-day workweek. Social Entrepreneurship and Management. Roskilde University, 2022. Disponível em: https://rucforsk.ruc.dk/ws/files/81426180/Project_report_final. Acesso em: 22 nov. 2024.

[12] SOUZA, Ana Clara Coutinho de; SILVA, Carolina Nicoletti Ramos da; KELLY, Claudio Augusto. Efeitos da redução da jornada de trabalho sobre a economia brasileira. Ciências Humanas, v. 27, n. 127, out. 2023. Disponível em: https://revistaft.com.br/efeitos-da-reducao-da-jornada-de-trabalho-sobre-a-economia-brasileira/. Acesso em: 22 nov. 2024.

[13] Redução da jornada de trabalho deve voltar à pauta do Senado em 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/01/19/reducao-da-jornada-de-trabalho-deve-voltar-a-pauta-do-senado-em-2024. Acesso em: 22 nov. 2024.

AUTOR

  • Lucas Sérvio Gonçalves Ramadasé advogado, mestre em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), professor, escritor, especialista em Direito e Processo do Trabalho e presidente da Comissão de Direitos Autorais, Imateriais e Entretenimento da OAB/DF.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO2 minutos ago

João Azevêdo anuncia edital para apoiar empresas no desenvolvimento de produtos inovadores

Educação & Cultura4 minutos ago

Edital Vladimir Carvalho de Fomento a Mostras e Festivais de Cinema da Paraíba divulga resultado preliminar da etapa documental 

Educação & Cultura6 minutos ago

1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28) em João Pessoa

ESTADO10 minutos ago

Governo divulga projetos selecionados para etapa estadual da I Feira de Ciências dos Municípios 

ESTADO13 minutos ago

João Azevêdo autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino da Paraíba

ESTADO14 minutos ago

FCJA sedia evento de instrução aos pescadores artesanais de João Pessoa 

ESTADO17 minutos ago

Balanço Mensal: Cedmex e NAF suspendem atendimento nesta sexta-feira (29)

ESTADO19 minutos ago

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

ESTADO21 minutos ago

Programa Paraíba Pet realiza mais de 1.400 castrações em todo o estado

Nacional24 minutos ago

Bolsonaro nega saber de plano para matar Lula, mas diz temer prisão

Nacional60 minutos ago

Pacheco diz que deve deixar vida pública em 2027

ECONOMIA1 hora ago

Galípolo participa de reunião com Lula sobre corte de gastos

Segurança Pública1 hora ago

As Forças Armadas são realmente necessárias?

Judiciário1 hora ago

Machado de Assis, A Cartomante e o destino jurídico do Brasil

Politíca2 horas ago

Coordenador da bancada federal paraibana, Murilo, confirma retomada imediata da Operação Carro-Pipa 

Politíca2 horas ago

Veneziano confirma liberação do governo de R$ 38 milhões para a continuidade do programa de carros-pipa

Politíca2 horas ago

Adriano Galdino é reeleito presidente da Assembleia para o biênio 2025/2026

Politíca2 horas ago

137 ANOS – Camila Toscano destina mais de R$ 3,5 milhões para Guarabira e reforça compromisso com a cidade

Politíca2 horas ago

Léa Toscano parabeniza Guarabira e reafirma compromisso de preparar a cidade para o futuro

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova projeto que concede porte de arma para agentes de trânsito

Segurança Pública2 horas ago

Audiência discute importância de iniciar rapidamente busca por desaparecido que tenha alguma deficiência

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão aprova criação de programa federal para apoiar cursinhos pré-vestibulares populares

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão de Educação debate novo marco regulatório para cursos de graduação a distância

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Lira cobra retratação do Carrefour e defende resposta clara contra o protecionismo

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão aprova projeto que reforça controle sobre desmatamento e eleva punições

Nacional2 horas ago

Governo Federal garante continuidade da Operação Carro-Pipa

Judiciário2 horas ago

Governos não podem usar dívidas para compensar precatórios, diz maioria do STF

Judiciário2 horas ago

O que é o marco temporal das terras indígenas e por que voltou a discussão?

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

Impactos da depreciação acelerada na cultura da cana-de-açúcar

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

PEC da Escala 6×1: o que há de importante neste debate e o que há de discurso

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br