Esporte
Recontagem deixa a Paraíba com 104 medalhas no total nas Paralimpíadas Escolares 2024
Após recontagem por parte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a Paraíba aumentou de 92 para 104 o número de medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares, evento finalizado na última sexta-feira (29), em São Paulo. Ao todo, foram 60 medalhas de ouro, 24 de prata e 20 de bronze, permanecendo como o décimo melhor no ranking dos 27 estados participantes e ainda o segundo das regiões Norte e nordeste.
“Agora vimos que a Paraíba com essas 104 medalhas fica mais consolidada ainda como uma potência no segmento paradesportivo, pois subir no pódio mais de 100 vezes é de fato algo a ser muito comemorado. E sempre é bom lembrar que todo esse sucesso contou com o apoio do Governo, que, através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), conseguiu as passagens aéreas para todos os 128 integrantes da delegação”, disse Jean Klaud, chefe da delegação paraibana.
“Se estava considerada uma participação excelente nas Paralimpíadas Escolares, agora, a felicidade é maior ainda porque, com a recontagem, houve um crescimento significativo. Assim, a Paraíba, com essas 104 medalhas, conquistou o maior quantitativo de sua história, desde que iniciou sua participação num evento de tamanha relevância que é realizado pelo CPB”, frisou Lindolfo Pires, titular da Sejel.
As Paralimpíadas Escolares foram realizadas de 25 a 28 deste mês de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo. A competição é destinada a atletas entre 12 e 17 anos e os atletas paraibanos convocados para o evento foram os melhores dos Jogos Escolares e Paraescolares da Paraíba 2024.