Connect with us

Judiciário

A inconstitucionalidade da improbidade culposa

Possíveis efeitos da decisão do STF no Tema 309 da Repercussão Geral

No último dia 25 de outubro, o Supremo Tribunal Federal finalizou, em sessão virtual, o julgamento de seu Tema 309 de Repercussão Geral, que buscava discutir o “alcance das sanções impostas pelo art. 37, § 4º, da Constituição Federal aos condenados por improbidade administrativa.

Os casos concretos, RE 610.523/SP e RE 656.558/SP, discutiam a (in)existência de ato ímprobo pela contratação direta de escritórios de advocacia por municípios, com fulcro na hipótese de inexigibilidade prevista no art. 13, V, § 3º c/c art. 25, II, da Lei 8.666/93.

Nos termos do voto do relator, ministro Dias Toffoli, a corte, por maioria, fixou Tese de Repercussão Geral que, dentre outros pontos, entendeu pela inconstitucionalidade da modalidade culposa de improbidade administrativa desde a redação originária da Lei 8.429/92, já que o dolo seria elemento necessário para configuração de qualquer ato de improbidade administrativa.[1]

Chamou atenção o entendimento firmado pela corte, enquanto parece dissonar da orientação histórica do STF no que se refere à constitucionalidade da previsão de atos de improbidade administrativa culposos.

Nos quase 30 anos de vigência da redação originária dos artigos 5º e 10 da Lei 8.429/92, o STF sempre permitiu a condenação de agentes públicos por ato de improbidade administrativa culposo, e realizou, inclusive, diversas diferenciações entre os atos praticados com dolo ou com culpa – deixando evidente que este último caso estaria abarcado pela constitucionalidade que se presume a todos os atos normativos.

Em uma das mais destacadas decisões neste sentido, a corte, no julgamento do Tema 897 de Repercussão Geral[2], concluiu pela imprescritibilidade das ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa. Nas razões de decidir, naquela oportunidade, deixou-se claro que os atos culposos não levavam a imprescritibilidade sem que, no entanto, se discutisse acerca de sua incompatibilidade com o regime de responsabilidade por atos ímprobos que, agora, se reconhece.

Mais recentemente, ao julgar o Tema 1199 de sua Repercussão Geral[3], a corte analisou a (ir)retroatividade da Lei 14.230/21, que notadamente refundou o regime da improbidade administrativa no país. Dentre as mais céleres alterações, o grande destaque foi a supressão da modalidade culposa e a exigência expressa de demonstração do dolo específico para quaisquer tipos de condenações a título de improbidade.

No referido julgado, o STF entendeu que era necessária a comprovação de responsabilidade subjetiva para a tipificação dos atos de improbidade administrativa, exigindo-se dolo. Entretanto, a norma benéfica da Lei 14.230/2021 – revogação da modalidade culposa do ato de improbidade administrativa –, seria irretroativa, em virtude do artigo 5º, inciso XXXVI, da Constituição Federal. Nesses termos, as condenações de agentes públicos pela prática de atos de improbidade administrativa culposos transitadas em julgado manter-se-iam hígidas.

Contudo, tal entendimento foi revisto no âmbito do julgamento do Tema 309 de Repercussão Geral.

A tipificação de atos culposos é, a partir deste entendimento, inconstitucional desde o início de sua previsão.

Nessa toada, enquanto a tese firmada no Tema 1.199 de Repercussão Geral se volta a impedir a condenação por ato de improbidade administrativa culposo em processos não transitados em julgado, com base em escolha legislativa, a tese firmada no Tema 309 vai além e considera o ato de improbidade culposo incompatível com o texto constitucional, com efeitos ex tunc.

O resultado de julgamento do Tema 309, no entanto, nos leva a questionar o esforço realizado pela corte ao fixar o entendimento do Tema 1199, tendo em vista que, se havia inconstitucionalidade original, a discussão sobre retroação e até sobre a manutenção de execuções de ações fundadas em atos culposos se tornou, numa análise prática, inócua.

Nesse mesmo sentido, o ministro Roberto Barroso, em seu voto-vista, divergiu do entendimento do ministro relator, ressaltando que a tese fixada pela corte no Tema 1199 de Repercussão Geral manteria hígidas as condenações definitivas por atos ímprobos culposos anteriores à edição da Lei 14.230/2021.

Ressaltou, também, que o STF não afirmou que o legislador estaria impedido de editar norma que restabeleça a punição por atos de improbidade praticados com culpa. Assim, a inexistência do tipo culposo para atos de improbidade administrativa decorreria de opção legislativa, não de uma imposição feita pelo art. 37, § 4º, da Constituição.

Contudo, tal divergência restou vencida, e, nos termos do voto do Relator, foram declarados inconstitucionais os dispositivos da Lei 8.429/92 que, em sua redação originária, tipificavam a prática de atos de improbidade administrativa na modalidade culposa, por afronta ao artigo 37, §4º, da Constituição da República.

Significa dizer que qualquer condenação por ato de improbidade administrativa culposo operado nos quase 30 anos de vigência da redação originária dos artigos 5º e 10 da Lei 8.429/92 seria inconstitucional e, portanto, poderia ser revista por meio de ação rescisória, cujo prazo será contado do trânsito em julgado da decisão proferida nos REs 610.523/SP e 656.558/SP, nos termos do art. 525, §15, do CPC/15.

Tal declaração de incompatibilidade, ainda, gera um ônus argumentativo ao legislador, que no futuro, decida novamente tipificar atos culposos como ímprobos.

Resta saber, neste momento, se a corte modulará ou restringirá os efeitos da decisão no julgamento dos embargos de declaração opostos pelo Ministério Público do Estado de São Paulo.

Caso o STF mantenha a declaração de inconstitucionalidade de maneira ampla e com efeitos ex tunc, um grande quantitativo de ações rescisórias pode ser esperado.


[1]Tese firmada no Tema 309 de Repercussão Geral do STF: “”a) O dolo é necessário para a configuração de qualquer ato de improbidade administrativa (art. 37, § 4º, da Constituição Federal), de modo que é inconstitucional a modalidade culposa de ato de improbidade administrativa prevista nos arts. 5º e 10 da Lei nº 8.429/92, em sua redação originária. b) São constitucionais os arts. 13, V, e 25, II, da Lei nº 8.666/1993, desde que interpretados no sentido de que a contratação direta de serviços advocatícios pela Administração Pública, por inexigibilidade de licitação, além dos critérios já previstos expressamente (necessidade de procedimento administrativo formal; notória especialização profissional; natureza singular do serviço), deve observar: (i) inadequação da prestação do serviço pelos integrantes do Poder Público; e (ii) cobrança de preço compatível com a responsabilidade profissional exigida pelo caso, observado, também, o valor médio cobrado pelo escritório de advocacia contratado em situações similares anteriores.” Disponível em:https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4138258. Acesso em 14 nov. 2024.

[2]Disponível em:https://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15339769948&ext=.pdf. Acesso em 14 nov. 2024

[3]Disponível em:https://portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15355258369&ext=.pdf. Acesso em 14 nov. 2024logo-jota

avatar-container

Anna Carolina Migueis Pereira

Doutora e mestre em Direito Público pela UERJ. Professora convidada de Programas de Pós-Graduação Lato Sensu. Procuradora do Estado do Rio de Janeiro

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA6 horas ago

Correios em crise: salários atrasados, prejuízos bilionários e risco de insolvência

Judiciário7 horas ago

Demissão por justa causa – entenda as hipóteses do art. 482 da CLT

ECONOMIA7 horas ago

Imposto de Renda para MEI 2025: saiba como declarar

ECONOMIA7 horas ago

Vetos da reforma tributária ameaçam fundos de investimento

Judiciário7 horas ago

Supremo nega acesso ao Novo a inquéritos de relatoria de Moraes

ECONOMIA7 horas ago

Reforma ministerial e eleições 2026 devem dominar dinâmica entre Poderes

Segurança Pública7 horas ago

MPF cria Gaeco Nacional para integrar combate ao crime organizado

Judiciário7 horas ago

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): regras atualizadas do benefício para idosos e pessoas com deficiência

ECONOMIA7 horas ago

A verdade sobre a revogação da INRFB nº 2.219/2024

Judiciário7 horas ago

Ação pede para STF reconhecer que enfermeiros podem conduzir procedimento de aborto legal

Judiciário7 horas ago

Fundo Nacional de Segurança Pública: auditoria avalia gestão de recursos

Esporte8 horas ago

Adesanya é atropelado por Imavov, perde por nocaute e sofre terceira derrota seguida no UFC Arábia Saudita

Esporte8 horas ago

Com um a menos, Brasil vence Uruguai na estreia do Hexagonal do Sul-Americano Sub-20

Esporte8 horas ago

F1: Horner admite alto custo com a perda do título de construtores por ter mantido Perez

Esporte8 horas ago

Vitória faz 1 a 0 e tira invencibilidade do Sousa na temporada

Esporte8 horas ago

Alcaraz sofre, mas se vinga de Van de Zandschulp na estreia em Roterdã

Nacional8 horas ago

Lula diz que “um aloprado destrói em 4 anos” o que foi feito em 20

Nacional8 horas ago

Projeto de lei propõe proibir pesquisas com o nome de Jair Bolsonaro

Nacional8 horas ago

Motta cobra estabilidade fiscal do governo Lula

Nacional8 horas ago

“Sou amigo dos dois”, diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo

Judiciário8 horas ago

STF mantém decisão de Toffoli que livrou Leo Pinheiro, empreiteiro delator de Lula

Esporte8 horas ago

Defesa de Robinho recorre ao Supremo e pede que ex-jogador seja solto

Nacional8 horas ago

Pacheco insiste em sua versão do Código Civil

Educação & Cultura9 horas ago

MinC afirma que João Pessoa é cidade que mais aplicou recursos da Lei Paulo Gustavo na Paraíba

ESTADO9 horas ago

Em 2024, Paraíba tem o maior número de descargas atmosféricas dos últimos 5 anos

Judiciário9 horas ago

Presidente do TJPB participa da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

ESTADO9 horas ago

Saúde divulga novo boletim e casos prováveis de arboviroses somam mais de 700 em 2025

ESTADO9 horas ago

Apoio financeiro do Governo possibilita que Laboratório de Metrologia de Campina Grande receba certificação do Inmetro inédita na Paraíba

Saúde9 horas ago

Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência realiza mais de 47 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

Saúde9 horas ago

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Saúde da Paraíba destaca ampliação da assistência oncológica

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde11 horas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde11 horas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO11 horas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura11 horas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde2 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional7 dias ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional7 dias ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional7 dias ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA1 semana ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde1 semana ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura1 semana ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional1 semana ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde1 semana ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura1 semana ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura1 semana ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional1 semana ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br