Saúde
Hora do dia em que comemos é crucial para nossa saúde
Para o bem da sua saúde, não deseje uma mesa de jantar como esta
Jante cedo e pouco
Embora faça parte do saber comum que jantar cedo e levemente é melhor para a saúde, um novo estudo fornece as bases científicas para esse argumento.
Os especialistas acreditavam até agora que a principal consequência de jantar tarde era o ganho de peso, o que estaria associado ao fato de que as pessoas tendem a fazer escolhas alimentares mais pobres à noite. Entre esses hábitos estaria o consumo de mais alimentos ultraprocessados, uma vez que os hormônios que regulam a fome e a saciedade são alterados quando as pessoas não comem regularmente durante o dia.
Mas o que se demonstrou agora é que o horário do dia em que as refeições são feitas pode, por si só, ter um impacto negativo no metabolismo da glicose, independentemente da quantidade de calorias consumidas ao longo do dia e do peso e gordura corporal do indivíduo.
“Manter altos níveis de glicose por longos períodos de tempo pode ter implicações, incluindo um risco maior de progredir para diabetes tipo 2, um aumento no risco cardiovascular devido aos danos que altos níveis de glicose causam aos vasos sanguíneos e um aumento da inflamação crônica, o que agrava os danos cardiovasculares e metabólicos,” resume a professora Diana Díaz Rizzolo, da Universidade Aberta da Catalunha (Espanha), que fez o estudo com colegas da Universidade de Colúmbia (EUA).
Comer antes de dormir faz mal à saúde. E, se você ficou sem dormir, é melhor aliviar na hora de comer.
A importância de comer na hora certa
O estudo traz um fundamento importante para a hora do dia em que as pessoas fazem suas refeições, em termos de suas implicações para a saúde.
“Até agora, as decisões pessoais em nutrição têm sido baseadas em duas questões principais: Quanto comemos e quais alimentos escolher. Com este estudo, um novo fator na saúde cardiometabólica está começando a se tornar cada vez mais importante: Quando comemos,” disse Diana.
A pesquisadora aconselha que os alimentos sejam consumidos principalmente durante o dia, e que “os maiores níveis de ingestão calórica durante o dia devem ser no café da manhã e no almoço, em vez de no chá da tarde e no jantar”. Também é recomendado evitar o consumo de produtos ultraprocessados, sanduíches e similares e alimentos ricos em carboidratos, principalmente à noite.