Politíca
Ruy celebra valorização das tradições nordestinas e defende preservação das manifestações regionais no Dia do Forró
Na data em que é celebrada o Dia do Forró e o aniversário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, o deputado federal Ruy Carneiro destacou conquistas recentes alcançadas para a valorização das tradições nordestinas. O parlamentar é autor do projeto sancionado pelo Governo Federal em junho deste ano, reconhecendo as quadrilhas e festejos juninos como manifestação cultural do Brasil.
A defesa e a preservação das manifestações regionais foram ressaltadas por Ruy como fundamentais para a história e identidade do povo nordestino. “O nosso forró, celebrado na data de nascimento do eterno Luiz Gonzaga, embala parte importante das nossas raízes culturais. Nesse ano, a data tem um sabor ainda mais especial, porque conseguimos oficialmente o reconhecimento das quadrilhas e festejos juninos como manifestação cultural do Brasil”, comemorou o deputado.
Além de simbolizar os festejos e a rotina da região Nordeste, as representações também contribuem com o desenvolvimento turístico e econômico da região, pontua Ruy. “A cultura nordestina tem um papel essencial no desenvolvimento da economia local. O forró, as quadrilhas, festejos e muitas das nossas manifestações ajudam a fortalecer a geração de emprego, renda, e o nosso grande potencial turístico. É preciso seguir valorizando, preservando e ampliando esse patrimônio do povo nordestino”, concluiu.
A atuação do deputado em defesa das raízes regionais também é marcada pela destinação de emendas para construção de um Centro Cultural na cidade de Juarez Távora. Os recursos ainda contribuíram com a manutenção e ampliação de entidades sociais voltadas para o segmento, à exemplo do Projeto Balaio Cultural e Pisada do Sertão.