Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Asplan realiza primeira edição do Prêmio Canasplan e homenageia

o dirigente canavieiro Alexandre Lima e o Senador Efraim Filho

O dirigente canavieiro e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima e o senador Efraim Filho (União Brasil-PB) foram os homenageados da primeira edição do Prêmio Canasplan – Destaques do Setor, realizado na quinta-feira (19), em João Pessoa. Promovido pela Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), o prêmio é um reconhecimento a personalidades que são importantes para o setor e que se destacam em sua área de atuação contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura canavieira. O Canasplan será anual.

A solenidade foi iniciada com a execução do hino nacional, seguida da apresentação de um vídeo institucional sobre a história de 67 anos de fundação da Asplan com foco nos serviços prestados ao produtor de cana paraibano. Em seguida, o presidente da Associação, José Inácio de Moras, fez uma saudação a todos os presentes, destacando a importância desta iniciativa de realizar o Canasplan. “Fazer agricultura no Nordeste nunca foi fácil, nem será fácil nunca. Tanta seca, tanta crise, tanta mudança em políticas, mas a gente faz isso há 500 anos e vamos continuar fazendo porque o cultivo da cana é uma tradição que passa de geração em geração e aqui no Nordeste não temos muita opção. Roda, roda, roda e a cana sempre se mantém de pé, resistindo, mesmo sem o regulamento do IAA e nós estamos aqui hoje, agradecendo a Deus, mas seguindo em frente e essa premiação reforça a força de nossa resistência”, disse ele.

Sobre o prêmio, ele reforçou que é uma forma de agradecer personalidades que se destacam com sua atuação no fortalecimento do setor. “Nós temos muito a agradecer ao senador Efraim que já esteve junto com a gente em variadas batalhas, foi o autor do projeto que incluiu os produtores no Renovabio quando era deputado, foi o relator do PL no senado e bateu o escanteio e chutou para o gol possibilitando que o produtor tenha sua remuneração justa. Sobre Alexandre, ele fez muito e continua fazendo pelo setor. É um abnegado, um apaixonado pelo que faz e quase um irresponsável. Há dez anos, ele pegou um dinheiro coma família, um valor significante, para reabrir uma usina, na Mata Norte de PE, em Timbaúba, e graças a Deus, a Cruangi hoje é um sucesso, assim como é as demais cooperativas que vieram depois dela. E nós temos muito o que agradecer a ele. Iniciamos essa premiação com dois grandes nomes”, disse ele, lembrando da importante participação do fornecedor de cana no Nordeste. “Aqui, toda usina sabe que a contribuição do produtor é imensa e vai continuar imensa. Em Goiás e Minas é outra realidade”, afirmou José Inácio.

O dirigente da Asplan lembrou ainda do atual momento vivido pela Paraíba que, segundo ele, é a bola da vez não apenas no Turismo. “A Paraíba hoje tem grande força no cenário nacional. Além dos três senadores com boa representatividade e um Efraim que é craque, é escutado e respeitado, daqui uns dias o deputado Hugo Mota, também paraibano, será presidente da Câmara Federal, os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, também são paraibanos, o presidente do TCU idem, então temos que aproveitar esse momento, com essa força política para corrigir distorções, a exemplo da dificuldade para embarcar mercadorias via o porto de Cabedelo por causa de seu baixo calado, o que impede um grande navio de entrar em nosso porto, ver como facilitar o acesso do produtor ao crédito do BNB, entre outras demandas”, afirmou ele.

Palestra

Em seguida, o presidente da Datagro e um dos maiores especialistas do setor Sucroenergético, Dr. Plínio Nastari fez uma palestra sobre perspectivas do setor. Segundo ele, 23/24 foi um ano de condição diferenciada, com safra recorde, mas em 24/25, por conta de precipitação abaixo da média histórica, a partir de novembro de 23, trouxe uma condição agronômica diferente, seguida de um período seco, que provocou incêndios na região Centro/Sul. No Nordeste também com chuvas abaixo da média histórica, fazendo com que a segunda metade da safra ficasse aquém do que se esperaria, sendo compensado com rendimento industrial mais elevado.

“Em 24/25 tivemos no Cento/Sul, especialmente em Minas e Goiás, um fenômeno novo que é a síndrome da Murcha do Colmo, que diminuiu a qualidade da matéria-prima, provocando menor pureza da cana. Foi uma safra cheia de desafios, mas com preços mais elevados tanto de açúcar que atingiram níveis recordes, como de preço de etanol 20 a 25% maiores que os do ano passado”, disse ele, lembrando que nesses últimos dias perdemos a faixa de consolidação de preços no mercado de Nova Iorque, mas que estão próximos do que se verificou em agosto e começo de setembro deste ano. “Agora, o mercado é dominado pelas incertezas a respeito do que vai acontecer quando Trump assumir nos EUA em função da guerra comercial que ele pretende implementar, com correção de taxas de juros”, afirmou.

No Brasil, de acordo com Dr. Plínio, apesar das intempéries, a safra deve ser encerrada com uma moagem acima do que era esperado com cerca de 610 milhões de toneladas e uma produção de açúcar de cerca de 39 milhões de toneladas e uma produção recorde de etanol, que supera 33 milhões de litros. Neste final de safra, ele lembrou que houve uma decepção com o ATR e uma postergação de final de safra no Centro/Sul de 10 a 20 dias para frente, com algumas usinas encerrando apenas próximo do Natal.

Sobre exportação de açúcar, ele destacou que o país deve encerrar 24/25 com exportações acima de 35 milhões de toneladas, num crescimento robusto de 28,5% em comparação ao volume exportado no mesmo período do ano passado e com 60% de representatividade mundial de todos os tipos de açúcar, tendo como principais mercados a Indonésia, depois a China, Índia e Emirados Árabes. As vendas de açúcar no mercado doméstico também cresceram em relação a 2023, segundo Dr. Plínio, com o aumento de consumo.

Sobre o mercado de álcool, ele destacou a crescente produção de etanol de milho, com  projetos se espalhando Brasil afora, como Bahia, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Sul e capacidade de produção passando para 9,71 bilhões de litros por ano, o equivalente a 27,4% da oferta total de etanol estimada pela DATAGRO para a safra 24/25, dos quais 4,6 bilhões de litros pertencem à Inpasa (ou 13,0% da oferta nacional). Mas, segundo ele, o ritmo de expansão não para por aí. Há outras 11 usinas em construção e 18 projetos adicionais. Assim, espera-se que a produção de etanol de milho atinja 17,95 bilhões de litros até 2033, usando 43 milhões de toneladas de milho.

Na exportação, ele lembrou que o etanol brasileiro está perdendo espaço no mercado internacional para o etanol americano que atinge recorde de produção e de exportação. A Coreia do Sul é o maior destino do etanol brasileiro, segundo ele, com 708 milhões de litro. Reino Unido, Índia, Colômbia e Holanda têm dado preferência ao etanol norte-americano. Sobre a moagem de Cana no Nordeste, segundo o especialista, ficará muito próxima da safra anterior, com 59,5 milhões de toneladas, mas com um rendimento industrial bem maior que ano passado, com maior produção de açúcar e etanol. Perguntado como ele vê o futuro para o setor no Nordeste, ele foi enfático. “Há boas perspectivas, inclusive, com a inclusão da produção de etanol de milho”.

Premiação

O primeiro homenageado da noite foi o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima. “Eu estou gratificado até sem palavras por esse reconhecimento tão importante de uma entidade como a Asplan, coirmã da associação de Pernambuco, por esse trabalho que a gente se esforça para fazer com o único objetivo de melhorar a vida do fornecedor de cana e a gente tem que se dedicar muito para isso, inclusive, se afastando da família, mas um reconhecimento como esse nos estimula ainda mais para seguir na luta. Estou feliz e lisonjeado. Nessa vida a gente tem que ter um apoio da família, da diretoria, dos colegas e esse troféu aqui eu divido com todos vocês. Isso aqui dá mais energia para a gente”, disse Alexandre visivelmente emocionado, até pela surpresa de ser um dos homenageados, fato que só foi anunciado durante a solenidade. O certificado e o troféu foram entregues, respectivamente, pelo vice-presidente da Asplan, Raimundo Nonato e o diretor da Associação, Oscar de Gouvêa, que na ocasião, destacaram a atuação do homenageado em prol do setor.

Em seguida, o senador Efraim Filho, foi chamado ao palco para receber o certificado do presidente da Asplan, José Inácio, e o troféu do presidente da União Nordestina de Produtores de Cana (Unida), Pedro Campos Neto. “Esse gesto, esse reconhecimento, aqui extrapola as fronteiras da Paraíba e reforça que tenho sido uma voz para questões importantes do setor e no debate dos grandes temas do Brasil. Eu vejo além da homenagem, muitos amigos e o estreitamento de laços que extrapolam uma ação política, temos hoje uma amizade que se consolida a cada reunião de trabalho, na tratativa de temas do setor produtivo. Eu defendo quem produz e tenho coragem de me posicionar porque defender quem você acredita é o melhor dos caminhos. Quem produz, quem rala, quem se esforça, merece ter um tratamento diferenciado, seja no agro ou noutros setores, a exemplo da desoneração da folha de pagamento, que é lei de minha autoria”, disse o senador.

Ainda segundo o homenageado, poder impactar positivamente a vida das pessoas tem sido o principal foco de sua trajetória política. “Eu sei que através da Lei do CBios, que é de minha autoria, eu dei uma importante contribuição para os produtores. E essa conquista não foi fácil, foram inúmeras reuniões, que culminaram com um acordo firmado no meu gabinete. Mas, eu me inspirei numa frase de Marco Maciel que dizia mais ou menos assim: ‘Temos que procurar naquilo que nos une e não nos que no separa, o caminho de avançar. Se queremos viver numa democracia, superar as divergências é essencial e estamos condenadosa nos entender’. E eu sempre usei muito esse conselho. E no caso da construção deste acordo do CBios, o que une as indústrias aos produtores é muito maior que o que separa. E no final de tudo, acabamos unindo também as distribuidoras”, afirmou o senador que além de autor do PL, foi o relator do PL no Senado.

Nas suas considerações finais, o homenageado agradeceu o apoio da família, da esposa Carol que estava presente na solenidade, da sua equipe de trabalho, reiterou seu compromisso com o setor produtivo e desejou um feliz Natal a todos os presentes. “Onde quer que eu esteja, o agro terá as portas escancaradas. O agro gera emprego, gera renda, paga tributos e não pode ser renegado a um segundo plano”, finalizou ele. No final do evento, todos se confraternizaram durante um coquetel.

A solenidade aconteceuna sede da Associação, na capital paraibana e contou com a presença de produtores, industriais da Paraíba e de outros estados do Nordeste, a exemplo do empresário Eduardo Queiroz Monteiro, do Grupo EQM, Gilvan Celso, diretor da Miriri, José Bolivar Neto, da Japungu e Bruno Tavares de Mello, do Grupo Olho D’Água, além de representantes de entidades de classe, como Paulo Leal, da Feplana, Edgar Antunes, da Asplana, Hermano Augusto Neto, da Asplan-RN, o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha e Mário Borba, da CNA e Faepa, além de prefeitos de regiões produtoras de cana da Paraíba e dos deputados estaduais, Tovar Correia Lima e George Morais.

A mesa de autoridades formada apenas para a abertura do evento foi composta pelo presidente da Asplan, José Inácio de Morais, pelo presidente da União Nordestina dos Produtores de Cana (Unida) e vice-presidente da Asplan, Pedro Campos Neto, pelo senador da República, Efraim Filho, pelos deputados estaduais Tovar Correia Lima e George Morais, pelo presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Sérgio Leal, pelo presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Alexandre de Andrade Lima, pelo diretor presidente da Usina Miriri, Gilvan Celso de Morais Sobrinho, pelo presidente do grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, e ainda pelo diretor da Japungu, José Bolivar de Melo Neto, além do presidente do Sistema Faepa/Senar e representante da CNA, Mário Borba.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário10 horas ago

STF vai decidir se vantagem funcional instituída por lei complementar municipal pode ser revogada por lei ordinária

Judiciário10 horas ago

Emendas parlamentares: STF suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões do orçamento da União, até cumprimento de critérios de transparência

Nacional10 horas ago

O Lula e as moedinhas do espelho d’água: a nova política econômica do Brasil?

Nacional12 horas ago

Mensagem de Natal e Final de Ano do Portal Informa Paraíba

ESTADO12 horas ago

Prazo final de requerer isenção do IPVA para 2025 vai até 31 de dezembro

Saúde12 horas ago

PB Saúde avança na Educação Permanente com realização de mais de 700 cursos de qualificação para profissionais da saúde

ESTADO12 horas ago

PROGRAMA CONVERSA COM O GOVERNADOR

CIDADE13 horas ago

Prefeitura de João Pessoa garante funcionamento de serviços essenciais na véspera e Dia de Natal

Politíca13 horas ago

Recursos destinados por Ruy garantem implantação de serviço de hemodiálise no Hospital Flávio Ribeiro Coutinho

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Top Nine: veja como fazer sua retrospectiva do Instagram 2024

CIDADE13 horas ago

Heron Cid recebe Título de Cidadão de São Vicente do Seridó

Saúde13 horas ago

Central de Transplantes da Paraíba registra 49ª doação de múltiplos órgãos do ano

Saúde13 horas ago

Samu-JP divulga plano operacional para as festas de fim de ano no Busto de Tamandaré 

ESTADO13 horas ago

Fique em Dia com a Cagepa: mais de 75% das negociações são firmadas pelos canais digitais

ECONOMIA13 horas ago

Proposta de Alíquota Mínima de 10% no Imposto de Renda: O que Esperar da Nova Medida?

ECONOMIA13 horas ago

PIS/PASEP 2025: Saiba quem vai receber e entenda o calendário

ECONOMIA13 horas ago

Mitos e verdades sobre a Reforma Tributária que circularam em 2024

ENTRETENIMENTO14 horas ago

Artista do Hip Hop  Paraibano lança vídeoclipe CYBER BLUE e movimenta a cena do rap na cidade de João Pessoa

Esporte14 horas ago

Prefeito Cícero Lucena autoriza construção de piscina olímpica no Centro de Treinamento Ivan Tomaz

Judiciário14 horas ago

Gilmar Mendes reconhece competência do STF para julgar Eduardo Cunha

ENTRETENIMENTO14 horas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura14 horas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde14 horas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional14 horas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Arroba de boi gordo: veja como fecharam as cotações hoje

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Arroz: leilões de contratos de opção negociam quase 92 mil toneladas

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Após estiagem, safra de feijão mostra sinais de recuperação

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Sim! Há demanda para toda a soja que o mundo está produzindo na safra 2024/25

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO14 horas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura14 horas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde14 horas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional14 horas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional4 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional4 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA4 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública4 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional2 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura3 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional3 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br