Nacional
Modelo do jato da Embraer que caiu é o mesmo usado por Lula
Queda de aeronave ocorreu no Cazaquistão, matando 38 pessoas
Duas aeronaves modelo EMB 190, o mesmo do avião que caiu no Cazaquistão nesta quarta-feira (25), fazem parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) e atendem às autoridades federais no Brasil, incluindo Lula (PT), ministros e demais integrantes do governo.
O modelo é fabricado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Os jatos EMB 190 integram o Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB. Um deles é uma espécie de “avião reserva” do presidente da República, enquanto o segundo serve aos deslocamentos do vice-presidente.
Os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros de Estado e os comandantes das Forças Armadas são as autoridades que também têm direito ao uso das aeronaves.
Somente este ano, foram realizados mais de 1.400 transportes de autoridades em aviões do GTE. No Brasil não houve registro de nenhum acidente grave com o jato EMB 190.
A queda do modelo no Cazaquistão provocou a morte de 38 pessoas. Conforme a imprensa internacional, o jato foi, na verdade, abatido por um míssil russo. A Rússia, no entanto, nega.