Segurança Pública
Exército não recua e cria mais 2 cursos de Kids Pretos: o Estado Maior publicou as portarias de criação no Boletim Interno da força
Dois cursos de Kids Pretos foram criados pelo Estado Maior do Exército
Ainda que os chamados Kids pretos sejam um dos mais visado salvos dos jornalistas e classe política, existindo inclusive um documento do PSOL propondo o fim das Forças Especiais no Exército Brasileiro, o Estado Maior do Exército, comandado pelo general Richard Fernandez Nunes, não recuou e – surpreendendo quem esperava pelo menos um período de silêncio em relação às forças especiais – criou mais um curso destinado à formação de militares FE.
O Curso de Forças Especiais (C F Esp) para oficiais e o Curso de Forças Especiais para sargentos criados pelo Estado Maior do Exército Brasileiro, tem como objetivo qualificar os concludentes para ocupar cargos e desempenhar funções nas organizações militares que compõem o Comando de Operações Especiais e na 3ª Companhia de Forças Especiais.
Portaria de criação do curso de Forças Especiais (Kids pretos) para oficiais
PORTARIA – EME/C Ex Nº 1.457, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2024 Cria e estabelece as condições de funcionamento do Curso de Forças Especiais para oficiais. O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 19 da Lei nº 9.786, de 8 de fevereiro de 1999; art. 10, inciso I, e art. 38, inciso I do Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999, combinados com o art. 5º, inciso II do Anexo I do Decreto nº 5.751, de 12 de abril de 2006; o art. 4º, inciso VII do Regulamento do Estado-Maior do Exército, aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 1.780, de 21 de junho de 2022; e considerando constando nos autos 64535.093114/2024-15, resolve:
Art. 1º Criar o Curso de Forças Especiais (C F Esp) para oficiais, que tem como objetivo qualificar os concludentes para ocupar cargos e desempenhar funções nas organizações militares (OM) que compõem o Comando de Operações Especiais (C Op Esp) e na 3ª Companhia de Forças Especiais (3ª Cia F Esp). Art. 2º Estabelecer as seguintes condições de funcionamento do C F Esp para oficiais: I – integre a Linha de Ensino Militar Bélico, o grau Médio, o primeiro e o segundo ciclos e a modalidade de Especialização Profissional; II – tenha o Comando Militar do Planalto (CMP) como Órgão Gestor (OG) (…)