ECONOMIA
Economia no Brasil: o show de horrores está só começando – prepare o bolso e a pipoca!
O Brasil está em apuros: a economia dá sinais de fumaça. Dólar disparado, taxas do Tesouro nas alturas, Selic que pode explodir em 14,25% em 2025. Especialistas dizem que “é o freio de arrumação”. Freio? Parece mais um empurrão para o abismo. Quem diria, hein?
Empresas listadas na bolsa já sentem o baque. Petróleo e gás? Vão devagar. Mineração? Pisando em ovos. Varejo? Bem, aquele trocado que a gente gastava no shopping agora parece mais uma miragem. O lucro das companhias, que cresceu bonitinho 29% em 2024, vai murchar para 8% no próximo ano. Um tombo que ninguém queria assistir, mas está aí.
Mas nem tudo é tragédia no reino da economia. Tem quem se beneficie da bagunça. Alimentos e bens de capital estão rindo à toa, surfando na desvalorização do real. Afinal, exportar é o novo ouro. As exportadoras têm previsão de crescer incríveis 43% no próximo ano. Quem está atento já está comprando ações desses setores como se fossem os últimos ingressos para um show esgotado.
O Brasil não cansa de surpreender. As projeções pipocam, os números assustam, e o cidadão comum fica aí, tentando entender se o salário vai sumir antes do fim do mês. Será que 2025 vai ser o ano do aperto ou da virada? A ver.