Connect with us

Segurança Pública

Entre muros e sentenças: STF e o marco histórico da homologação do Pena Justa

Uma sinalização clara de que o sistema carcerário será prioridade na agenda institucional do STF nos próximos três anos

No último dia 18 de dezembro, durante uma sessão virtual extraordinária, foi homologado o Plano Nacional Pena Justa, representando um marco histórico no enfrentamento do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional brasileiro.[1] Resultado de anos de litígio e fruto da colaboração entre a União e o DMF/CNJ, o plano consolida uma resposta concreta às falhas sistêmicas que há décadas afetam o sistema prisional do país.[2]

A origem do plano remonta à decisão de mérito proferida pelo STF em 4 de outubro de 2023, quando se determinou que a União elaborasse, no prazo de seis meses, um plano nacional voltado à superação das graves violações de direitos fundamentais no sistema prisional.

O plano foi estruturado em quatro eixos centrais: (i) controle da entrada e das vagas do sistema prisional; (ii) qualidade da ambiência, dos serviços prestados e da estrutura prisional; (iii) processo de saída da prisão e da reintegração social; e (iv) políticas de não repetição do estado de coisas inconstitucional no sistema prisional. Cada eixo compõe-se por medidas, metas e indicadores de monitoramento e avaliação. O plano deverá ser executado em até três anos após a sua homologação pelo STF.

O plano foi concebido a partir de metodologia fundamentada na identificação de problemas, proposição de medidas concretas, definição de metas precisas e criação de indicadores objetivos de fiscalização e monitoramento. Sua elaboração seguiu um modelo democrático e participativo, com audiências públicas e consultas abertas que conferiram legitimidade e transparência ao processo e resultaram em um documento robusto e amplamente debatido.

Divergências e contribuições no julgamento do plano

As divergências no julgamento do plano Pena Justa foram inauguradas pelos ministros Flávio Dino e Alexandre de Moraes, que trouxeram discussões relevantes sobre três pontos principais.

O primeiro ponto refere-se à vedação ao ingresso de pessoas com transtornos mentais em hospitais de custódia. A questão foi condicionada ao julgamento da ADI 7.389, que impugna a Resolução CNJ 487/2023, evitando, assim, possíveis contradições entre decisões judiciais e assegurando maior segurança jurídica na aplicação dessa política. A decisão buscou equilibrar a necessidade de atendimento adequado às pessoas com transtornos mentais com a segurança jurídica necessária para garantir a eficácia do plano.

O segundo ponto diz respeito à obrigatoriedade do uso de câmeras corporais por policiais penais. A proposta foi rejeitada sob o argumento de que a exigência, embora válida, poderia inviabilizar a implementação prática do plano devido à falta de infraestrutura adequada.

A maioria dos ministros considerou que essa medida, neste momento, representaria um desafio operacional desproporcional. Além disso, questionou-se se a medida teria o impacto esperado sem um planejamento adequado para treinamento e infraestrutura.

Por fim, o terceiro ponto tratou da compensação punitiva por condições degradantes de encarceramento (p. ex. remição da pena e compensação penal). Em sintonia com a preocupação do ministro Moraes, o ministro Cristiano Zanin destacou que essa medida poderia gerar uma relação de acomodação entre o poder público e os custodiados, criando um risco de perpetuação das falhas estruturais do sistema prisional, em vez de solucioná-las efetivamente. A proposta foi afastada, reforçando a necessidade de abordagens mais estruturais e sistêmicas para enfrentar os problemas persistentes.

No campo orçamentário, o Funpen emergiu como tema central. O ministro Gilmar Mendes expressou preocupação com a sustentabilidade desse fundo, cuja arrecadação tem sido impactada por alterações legislativas e sucessivos contingenciamentos. Mendes alertou sobre a gestão inadequada dos recursos do fundo, que tem sido majoritariamente destinado à construção de unidades prisionais e equipamentos.

Em reforço, o ministro Dino salientou que os planos estaduais devem garantir que os recursos sejam efetivamente direcionados para suas finalidades originais e a ministra Cármen Lúcia reforçou que, até entendimento expresso em contrário da Corte, deve permanecer vigente o objeto da decisão cautelar de 09/09/2025 – ratificada pela decisão plenária de mérito de 4/10/2023, que veda novos contingenciamentos de recursos do Funpen.

Outros ministros também trouxeram contribuições relevantes ao debate sobre o sistema carcerário. Luiz Fux ressaltou a necessidade de implementar scanners corporais para reforçar o controle de acesso às unidades prisionais, prevenindo o ingresso de materiais ilícitos; Dino destacou a importância de relatórios periódicos claros e acessíveis.

Ainda, Zanin sugeriu que os planos estaduais sejam elaborados de forma integrada entre os entes federativos e que os relatórios de monitoramento carecem de divulgação em plataformas digitais de acesso público, para a fiscalização da sociedade civil.

Plano de trabalho: distribuição das responsabilidades entre União, estados e DF

Conforme destacado pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator, após a homologação do plano Pena Justa, as metas e indicadores nele estabelecidos não vinculam automaticamente a União e seus órgãos. A efetiva execução do plano dependerá da elaboração de um plano de trabalho detalhado, que distribua com precisão as responsabilidades de custeio e implementação entre União, estados e Distrito Federal.

Esse plano deverá funcionar como um instrumento orientador, especificando quais ações competem a cada ente federativo. Em outras palavras, nem todas as medidas previstas no plano Pena Justa serão implementadas ou financiadas pela União, cabendo aos estados e ao Distrito Federal, no exercício de suas competências constitucionais, assumirem a responsabilidade por ações não expressamente atribuídas ao governo federal.

Tal preocupação apresentada no voto do ministro relator buscou evitar sobreposições e omissões, promovendo uma atuação articulada e eficaz entre os diferentes níveis de governo, com vistas à concretização das metas pactuadas no plano nacional.

A homologação do plano Pena Justa, realizada em plenário e no apagar das luzes de 2024, não foi apenas uma formalidade processual, mas um gesto calculado do STF para reforçar a prioridade dessa pauta nos próximos anos. O empenho dos ministros nos últimos dias, em especial do relator, Luís Roberto Barroso, reflete o compromisso do tribunal em transformar o plano em um instrumento efetivo de reforma estrutural.

Mais do que uma decisão judicial, trata-se de uma sinalização clara de que o sistema carcerário brasileiro será um tema prioritário na agenda institucional do STF nos próximos três anos. Resta agora às instituições envolvidas corresponderem a esse esforço com seriedade, transparência e determinação, para que o Pena Justa não seja apenas um manual simbólico de boas intenções, mas uma realidade concreta na reconstrução do sistema prisional brasileiro.


[1]A ADPF 347 introduziu no Brasil a técnica dos processos estruturais para lidar com o colapso prisional. A decisão não apenas reconheceu a existência de um estado de coisas inconstitucional, mas também determinou medidas estruturais para garantir a dignidade dos detentos e reformar o sistema prisional de forma sustentável.”.In: VIÉGAS, Felipe.Processos Estruturais e a Proteção dos Direitos Fundamentais: Uma Análise Comparativa nas Cortes Constitucionais Americanas.Revista da Advocacia Pública Federal, Brasília-DF, v. 8, n. 1, p. 280, dez. 2024.

[2]BRASIL. Supremo Tribunal Federal.Ação Declaratória de Preceito Fundamental n. 347/DF.Requerente: PSOL. Relator: Ministro Luís Roberto Barroso. Julgamento em sessão virtual extraordinária em 18 de dezembro de 2024. Disponível em: [https://portal.stf.jus.br/processos/detalhe.asp?incidente=4783560]. Acesso em: 25 dez. 2024.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE40 minutos ago

Major Sidnei toma posse para segundo mandato como prefeito de Sapé e reafirma compromisso com o desenvolvimento

Saúde45 minutos ago

Prefeitura de João Pessoa garante assistência a pessoas com doenças autoimunes, crônicas ou inflamatórias

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Concursos previstos para 2025 com vagas na Paraíba têm salários que passam de R$ 14 mil

Segurança Pública1 hora ago

Alistamento militar feminino voluntário começa neste mês

ECONOMIA1 hora ago

Por dólar alto, varejo deve subir preços em janeiro e gera “alerta” de inflação

ENTRETENIMENTO2 horas ago

O que é “podridão cerebral” e por que é a palavra do ano de 2024?

CIDADE2 horas ago

Davyd Matias é eleito por unanimidade presidente da Câmara de Sapé para primeiro biênio 2025/2026

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Por que GK Chesterton aprovou as resoluções de Ano Novo

Nacional2 horas ago

Saiba como será o calendário do Congresso em 2025

Nacional2 horas ago

Câmara de SP tem confusão após vereadora exaltar Bolsonaro; veja

Judiciário2 horas ago

Senado deixa na gaveta PEC de mandatos no STF

Nacional2 horas ago

Deputadas do PL são as que menos votam com Lula

Nacional2 horas ago

Comunicação, Centrão e menos espaço para o PT: o que esperar da reforma ministerial de Lula

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Elon Musk muda nome no X para “Kekius Maximus”

ECONOMIA3 horas ago

Risco Brasil registra maior alta anual desde 2015: CDS encerra 2024 em 205 pontos

CIDADE3 horas ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra destacam continuidade de parcerias da gestão e projetam mais desenvolvimento com obras e ações

Segurança Pública3 horas ago

Conselhos Tutelares de João Pessoa realizaram mais de três mil atendimentos em 2024

CIDADE4 horas ago

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla para saudar 2025

Educação & Cultura4 horas ago

Estudo revela migração escandinava até o Império Romano a partir do século 1º

Saúde4 horas ago

Testes clínicos do simufilam são retrocesso em meio a ano de avanços para o tratamento do Alzheimer

ECONOMIA4 horas ago

Aplicativo Receita Saúde passa a ser obrigatório

Judiciário4 horas ago

TSE cita diversidade e rejuvenescimento de eleitos empossados

ECONOMIA4 horas ago

Brasil assume a presidência anual dos BRICS

ECONOMIA4 horas ago

Aumento do salário mínimo autorizado por Lula eleva aposentadorias e outros benefícios

CIDADE4 horas ago

Prefeitura realiza Colônia de Férias para filhos de funcionários do Centro Administrativo Municipal

Politíca5 horas ago

Câmara dá posse ao prefeito e vice-prefeito eleitos em João Pessoa

Politíca5 horas ago

CMJP realiza cerimônia de posse dos vereadores da 19ª Legislatura e elege nova Mesa Diretora

Politíca5 horas ago

Léa Toscano toma posse como prefeita de Guarabira e defende governo humanizado, moderno e inovador

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 horas ago

Governo libera R$ 553,2 milhões para pescadores artesanais

CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Paraíba começa 2025 com 2.623 vagas em concursos públicos com salários de quase R$ 18 mil

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde1 mês ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Internacional3 dias ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde3 dias ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional3 dias ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura3 dias ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura1 semana ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde1 semana ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional1 semana ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura4 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional4 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde4 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde4 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br