Politíca
Conheça o vereador: Bosquinho inicia quinto mandato na CMJP
Vereador foi reeleito com a confiança de 5.693 eleitores
Nas eleições de 2024, o vereador João Bosco dos Santos Filho, Bosquinho (PV), foi reeleito para exercer o quinto mandato na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com 5.693 votos. Natural da Capital paraibana, o parlamentar se denomina cristão católico e foi membro do Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Graduou-se em Administração de Empresas pelo Unipê, com atuação nos movimentos estudantis.
Na ocasião da posse dos eleitos para a 19ª Legislatura (2025-2028), Bosquinho projetou as prioridades do seu quinto mandato: “Vamos trabalhar insistentemente para resolver problemas históricos existentes no nosso município, como o percentual de saneamento básico, reforço e ampliação junto à Prefeitura das ações do EJA (Educação de Jovens e Adultos), além da mobilidade urbana e qualidade de vida para os idosos e pessoas com mobilidade reduzida”.
“É para isso que a gente se esforça todos os dias, para fazer um mandato cada vez mais participativo, cidadão, lutando pelas mais diversas bandeiras de cidadania, para que a gente possa ter uma cidade cada vez mais acessível, mais inclusiva e com uma qualidade de vida boa para todos os pessoenses”, destacou o parlamentar.
Atuação
Em 16 anos de mandato, Bosquinho defendeu as mais variadas bandeiras. O parlamentar sugeriu, por exemplo, através de Indicação ao Executivo Municipal, a construção de pontos de apoio para motoboys e mototaxistas na cidade e a colocação de placas indicativas nos transportes públicos de João Pessoa com a seguinte redação: ‘Respeite, os assentos preferenciais são dos idosos’. Um dos projetos do vereador que aguarda sanção do Executivo Municipal é a obrigatoriedade de instalação de dispositivo que interrompa o processo de sucção de piscina de uso coletivo.
Entre as matérias de sua iniciativa já sancionadas estão as leis que tratam sobre a fixação de cartazes explicativos que demonstrem a aplicação da ‘Manobra de Heimlich’ em estabelecimentos que comercializam alimentos; instituição da Semana de Incentivo à Doação de Cabelos às Pessoas Carentes em Tratamento de Câncer; a criação do ‘Selo Verde – Empresa Sustentável’; e a colocação de placas indicativas nas piscinas públicas e privadas de João Pessoa informando a profundidade e a obrigatoriedade de acompanhamento de crianças de até cinco anos por um adulto; a criação do programa de atuação preventiva no combate às drogas e entorpecentes no ambiente escolar; e a regulamentação do recolhimento e comercialização de pneus.
O parlamentar também reconheceu como de utilidade pública as seguintes instituições: o Auto Esporte Clube, o Sindicato dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos; a Associação Paraibana de Autismo (APA); a Associação dos Amigos da Cultura e Arte (AACA); a Associação de Proteção do Meio Ambiente e da Natureza Natural (ASMAMM), o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP) e o Núcleo Espírita Sócio Educacional (NESSE).
Bosquinho ainda apresentou diversos projetos com denominações de ruas e equipamentos públicos, além de milhares de requerimentos com solicitação de obras de infraestrutura e mobilidade urbana.
Perfil
João Bosco dos Santos Filho é natural de João Pessoa; cristão católico; graduado em Administração de Empresas pelo Unipê, com atuação nos movimentos estudantis. Membro do EJC Neves. Desportista; ex-conselheiro do Botafogo Futebol Clube; e empresário nos segmentos da construção civil e de automóveis. Exerceu os cargos de assessor parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba; secretário parlamentar da Câmara dos Deputados; secretário de Turismo da Prefeitura Municipal de Bayeux; diretor de Economia e Fomento da PBTur; assessor técnico da Secretaria de Turismo de João Pessoa; assessor administrativo da Secretaria de Infraestrutura da Paraíba; presidente da Força Jovem do PMDB, PSDB e PFL; presidente do Diretório Municipal do DEM, por três mandatos; terceiro secretário da Mesa Diretora e presidente do Conselho de Ética da CMJP; membro da Comissão de Políticas Públicas e da Comissão de Constituição e Justiça; segundo vice-Presidente da CMJP e vice-líder do prefeito (2020/2024). Nas eleições de 2024 foi reeleito para exercer o quinto mandato de vereador, com 5.693 votos.
Conheça o vereador
Ao longo do mês de janeiro, a Diretoria de Comunicação da CMJP vai produzir conteúdos que apresentam o perfil dos parlamentares eleitos para compor a 19ª Legislatura (2025-2028). O material será divulgado no portal da Casa Napoleão Laureano e nas redes sociais.