AGRICULTURA & PECUÁRIA
Sudene impulsiona bovinocultura de leite na Paraíba e no Rio Grande do Norte
A ação é voltada para a agricultura familiar e abrange os municípios de Cajazeirinhas, Coremas, Paulista, Pombal e São Bento (PB); Jardim de Piranhas, Jucurutu e Itajá (RN)
A Sudene, em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), está liderando um projeto estratégico voltado para a bovinocultura de leite na bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, envolvendo ações voltadas à agricultura familiar. Com investimento de R$ 298,93 mil, repassados via Termo de Execução Descentralizada (TED) o projeto “Diagnóstico produtivo, análises zootécnicas, aspectos gerenciais e propostas de soluções para a bovinocultura de leite da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu, Brasil” visa identificar os pontos fortes e fracos dos sistemas produtivos, propondo soluções que potencializem o manejo e a produtividade dos rebanhos.
Os municípios atendidos pelo programa são Cajazeirinhas, Coremas, Paulista, Pombal e São Bento – todos na Paraíba – além de Jardim de Piranhas, Jucurutu e Itajá, estes no Rio Grande do Norte. O território compõe uma área de agricultores familiares do semiárido, região que tem a produção de leite bovino como uma das principais atividades econômicas. Segundo Mauro Póvoas, engenheiro agrônomo da Sudene, “com o diagnóstico é possível traçar melhorias na Bovinocultura Leiteira na Bacia do Rio Piranhas-Açu, através das análises dos pontos fortes e fracos da atividade leiteira.”
Iniciado no segundo semestre de 2021, o projeto está em fase final de execução e conta com metas como a avaliação zootécnica e tecnológica das propriedades leiteiras, a análise da gestão das fazendas conforme seus sistemas de produção e a capacitação de produtores, técnicos e estudantes, com foco no manejo alimentar dos bovinos. Essa capacitação abrange também a produção e o armazenamento de forragens, visando a otimização dos recursos alimentares.
Os resultados já alcançados incluem a criação de indicadores de desempenho para auxiliar na tomada de decisões dos produtores, identificando áreas de melhoria no manejo alimentar e buscando a redução de custos. Entre os objetivos centrais está o aumento da rentabilidade da atividade leiteira por meio de práticas mais eficientes e sustentáveis. Para garantir a disseminação do conhecimento gerado pelo projeto, serão publicados artigos científicos, documentos técnicos e vídeos educativos, todos com acesso gratuito em plataformas institucionais e redes sociais, visando alcançar tanto o público-alvo quanto a sociedade em geral.
Um dos principais produtos dessa iniciativa é o livro “Diagnóstico dos Sistemas de Produção”, que está disponível no site do INSA. A publicação detalha o perfil socioeconômico dos produtores da região e propõe soluções para os desafios identificados, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural. A obra é estruturada em cinco capítulos, que abordam desde a importância da bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Açu até aspectos nutricionais, reprodutivos e sanitários do manejo dos rebanhos.