Connect with us

Judiciário

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): regras atualizadas do benefício para idosos e pessoas com deficiência

O BPC garante um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência em vulnerabilidade, sem exigir contribuição ao INSS. As novas regras de 2025 facilitam ou dificultam o acesso ao benefício?

Resumo:

  • O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma política pública que garante renda mínima a idosos e pessoas com deficiência em situação de extrema necessidade socioeconômica, oferecendo o pagamento mensal de um salário-mínimo sem exigir contribuição prévia ao INSS.
  • Os requisitos atualizados para 2025 incluem idade mínima de 65 anos para idosos, condição de deficiência de longo prazo, vulnerabilidade econômica com renda per capita familiar igual ou inferior a 1/4 do salário-mínimo, Cadastro Único atualizado a cada 24 meses, e a não acumulação com outros benefícios, exceto assistência médica e pensão especial.
  • O BPC pode ser acumulado com o Bolsa Família, e pessoas com deficiência podem trabalhar por até dois anos sem perder o benefício, enquanto idosos têm o benefício cancelado ao exercer atividade remunerada.

Benefício de Prestação Continuada (BPC), regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Lei nº 8.742/1993) e recentemente modificado pela Lei nº 15.077/2024, é uma política pública essencial que assegura renda mínima a idosos e pessoas com deficiência em condições de extrema necessidade socioeconômica. Esse benefício oferece o pagamento mensal de um salário-mínimo, sem exigir nenhuma contribuição prévia ao INSS, promovendo a inclusão e a garantia de subsistência básica.

1. O que é o BPC/LOAS?

Previsto no art. 203, V, da Constituição Federal e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei 8.742/1993), o Benefício de Prestação Continuada (BPC) garante um salário-mínimo mensal a idosos (com 65 anos ou mais) e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Diferentemente dos benefícios previdenciários, não exige contribuição ao INSS, tendo como objetivo combater a pobreza e assegurar dignidade a quem não possui meios de subsistência.


2. Requisitos Atualizados para 2025

2.1. Idade ou Condição de Deficiência

  • Idosos: 65 anos ou mais;
  • Pessoas com deficiência: impedimento de longo prazo (físico, mental, intelectual ou sensorial) que dure no mínimo 2 anos e limite atividades diárias.

2.2. Vulnerabilidade Econômica

Renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo (R$ 379,50 em 2025). Exemplo: uma família de 4 pessoas, neste ano de 2025, pode ter renda total de até R$ 1.518,50.

Exceções: se outro membro da família já recebe BPC ou aposentadoria de até 1 salário-mínimo, esse valor não entra no cálculo do benefício (art. 20, §14 da LOAS).

2.3. Cadastro Único (CadÚnico)

O requerente e seus familiares devem estar com o CadÚnico atualizado a cada 24 meses.

2.4. Não Acumulação com Outros Benefícios

O BPC não pode ser acumulado com aposentadorias, pensões ou auxílios previdenciários, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória.

2.5. Cadastro Biométrico

A partir das alterações da Lei nº 15.077/2024, novos beneficiários devem realizar o registro biométrico.


3. Como é Calculada a Renda Familiar?

A renda familiar é calculada considerando as pessoas que vivem sob o mesmo teto. Segundo o Art. 20, §1º, da LOAS, são incluídos:

  • Cônjuge ou companheiro;
  • Pais ou, na ausência de um deles, madrasta ou padrasto;
  • Filhos e enteados solteiros;
  • Irmãos solteiros e menores tutelados.

4. Documentos Necessários

Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada, vários documentos são imprescindíveis, entre eles:

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou equivalente);
  • CPF do requerente e dos membros da família;
  • Comprovante atualizado de residência;
  • Laudo médico para pessoas com deficiência, contendo o número do Código de Identificação da Doença (CID).

A lista completa está disponível no site oficial do  Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

5. Cadastro Biométrico Obrigatório

Os novos beneficiários deverão realizar registro biométrico no INSS (art. 1º, Lei 15.077/2024).

Quem passar por reavaliação também precisará efetuar o registro ou atualizar a biometria.

O parágrafo único, art. 1º, Lei 15.077/2024, estabelece exceções para as pessoas com dificuldade de deslocamento e para as pessoas residentes em áreas de difícil acesso .

Na impossibilidade de registro biométrico do requerente, ele será obrigatório ao responsável legal (§ 12-B, ART. 20, LOAS).


6. Posso receber BPC e Bolsa Família?

Sim. A possibilidade de acumulação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) com programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, foi expressamente autorizada pela Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023. Essa lei alterou o § 4º do art. 20 da Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS), que passou a vigorar com a seguinte redação:

§ 4º O benefício de que trata este artigo não pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer outro no âmbito da seguridade social ou de outro regime, salvo os da assistência médica e da pensão especial de natureza indenizatória, bem como as transferências de renda de que tratam o parágrafo único do art. 6º e o inciso VI do caput do art. 203 da Constituição Federal e o caput e o § 1º do art. 1º da Lei nº 10.835, de 8 de janeiro de 2004. (Redação dada pela Lei nº 14.601, de 2023).

Com essa modificação, fica permitida a acumulação do BPC com programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, desde que atendidos os critérios específicos de cada programa.

Além disso, o Decreto nº 6.214/2007, que regulamenta o BPC, estabelece em seu art. 4º, § 2º, inciso II, que os valores oriundos de programas sociais de transferência de renda não são computados como renda mensal bruta familiar para fins de concessão do BPC.

Portanto, a legislação atual permite expressamente a acumulação do BPC com o Bolsa Família, garantindo maior proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade.


7. Posso Trabalhar e Receber o BPC?

Sim. Mas atenção! Enquanto pessoas com deficiência podem ter o benefício suspenso e reativado posteriormente (art. 21-A da LOAS), para idosos, o benefício é cancelado.

O benefício de prestação continuada será suspenso pelo órgão concedente quando a pessoa com deficiência exercer atividade remunerada, inclusive na condição de microempreendedor individual (art. 21-A, LOAS) .

A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, limitado a 2 (dois) anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício (art. 21-A, § 1º, LOAS).

O exercício de atividade remunerada pelo idoso tem como consequência o cancelamento do benefício.

Enquanto pessoas com deficiência podem ter o benefício suspenso e reativado posteriormente (art. 21-A da LOAS), para idosos, o cancelamento é definitivo. A lei não prevê interrupções temporárias, mesmo que o trabalho seja informal ou eventual.


8. Por que há tratamento diferenciado entre idosos e pessoas com deficiência?

A legislação reconhece que pessoas com deficiência enfrentam obstáculos crônicos para se inserir no mercado de trabalho, como falta de acessibilidade e preconceito. Por isso, permite que exerçam atividades remuneradas por até dois anos (como aprendizes) sem perder o benefício. Já para idosos, não há flexibilidade similar, mesmo que enfrentem dificuldades como idade avançada ou limitações físicas.

Essa situação reflete a necessidade de adequação normativa para melhor equilibrar o direito de inclusão produtiva dos idosos com a continuidade da proteção social.


9. Decisões Judiciais que Impactam o BPC

9.1. STF – Tema 173 – Direito dos Estrangeiros ao Benefício

O Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar o Tema 173 (RE 587.970), firmou o entendimento de que estrangeiros residentes no Brasil têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), desde que cumpram os requisitos constitucionais e legais. A decisão se fundamenta no art. 203, inciso V, da Constituição Federal, que assegura a assistência social a quem dela necessitar, sem discriminação de nacionalidade.

9.2. STJ – Tema 185 – Prova de Vulnerabilidade Socioeconômica

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), ao julgar o Recurso Especial nº 1.112.557/MG, estabeleceu que, na análise do direito ao BPC, o critério de renda familiar per capita não é absoluto. A comprovação da condição de vulnerabilidade pode ser feita por outros meios de prova, como despesas elevadas com saúde, educação ou habitação.

A decisão, que gerou o Tema 185 dos recursos repetitivos, permite ao beneficiário demonstrar que, apesar de a renda familiar ultrapassar o limite de 1/4 do salário-mínimo, a situação econômica é agravada por gastos essenciais que comprometem a subsistência.


10. Prazo e Revisão do Benefício

Validade: o BPC é concedido por tempo indeterminado.

Revisão: previsão de ocorrência a cada 2 (dois) anos, para avaliação da continuidade das condições que lhe deram origem (art. 21, LOAS).

O benefício será cancelado se forem constatadas irregularidades na sua concessão ou utilização e, ainda, pela falta de atualização do CadÚnico.


11. BPC x Auxílio Cuidador (25%)

Muitos imaginam que o BPC dá direito ao adicional de 25% (vinte e cinco por cento), como ocorre na aposentadoria por incapacidade permanente (art. 45 da Lei 8.213/1991), contudo, esse adicional é exclusivo para aposentados por invalidez que dependem de cuidados permanentes.

O STF, ao julgar o Tema 1095, confirmou que esse adicional não pode ser estendido a outros benefícios, como o BPC.


12. Conclusão

O BPC não é apenas um direito constitucional, é uma rede de proteção que sustenta a dignidade de quem, em meio à vulnerabilidade, precisa de um amparo para seguir em frente. Seja para o idoso que depende do benefício para comprar medicamentos, ou para a pessoa com deficiência que busca autonomia, o BPC representa um alicerce vital.

Entretanto, é necessário atender aos critérios legais e manter os cadastros atualizados. Em caso de negativa pelo INSS, é possível buscar o reconhecimento do direito por meio de provas adicionais ou decisões judiciais.


Fontes Consultadas

  • Lei 8.742/1993 (LOAS)
  • Lei 8.213/1991
  • Lei 15.077/2024
  • Constituição Federal
  • Decreto nº 6.214/2007
  • STJ – REsp 1.112.557/MG
  • STF – Tema 173

Sobre a autora

Imagem do autor Silvâni Silva

Silvâni Silva

Advogada, escritora e poeta, especialista em Direito Previdenciário e Direito Internacional Privado, com foco em homologações de sentenças estrangeiras e consultoria para brasileiros no exterior. Membro da Academia Rotária de Letras da Cidade do Rio de Janeiro e da Academia de Letras e Artes do Rio de Janeiro, dedica-se à escrita em diversas áreas, incluindo textos jurídicos, poesia, desenvolvimento pessoal e literatura infantil.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA2 horas ago

Correios em crise: salários atrasados, prejuízos bilionários e risco de insolvência

Judiciário3 horas ago

Demissão por justa causa – entenda as hipóteses do art. 482 da CLT

ECONOMIA3 horas ago

Imposto de Renda para MEI 2025: saiba como declarar

ECONOMIA3 horas ago

Vetos da reforma tributária ameaçam fundos de investimento

Judiciário3 horas ago

Supremo nega acesso ao Novo a inquéritos de relatoria de Moraes

ECONOMIA3 horas ago

Reforma ministerial e eleições 2026 devem dominar dinâmica entre Poderes

Segurança Pública3 horas ago

MPF cria Gaeco Nacional para integrar combate ao crime organizado

Judiciário3 horas ago

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS): regras atualizadas do benefício para idosos e pessoas com deficiência

ECONOMIA3 horas ago

A verdade sobre a revogação da INRFB nº 2.219/2024

Judiciário3 horas ago

Ação pede para STF reconhecer que enfermeiros podem conduzir procedimento de aborto legal

Judiciário3 horas ago

Fundo Nacional de Segurança Pública: auditoria avalia gestão de recursos

Esporte4 horas ago

Adesanya é atropelado por Imavov, perde por nocaute e sofre terceira derrota seguida no UFC Arábia Saudita

Esporte4 horas ago

Com um a menos, Brasil vence Uruguai na estreia do Hexagonal do Sul-Americano Sub-20

Esporte4 horas ago

F1: Horner admite alto custo com a perda do título de construtores por ter mantido Perez

Esporte4 horas ago

Vitória faz 1 a 0 e tira invencibilidade do Sousa na temporada

Esporte4 horas ago

Alcaraz sofre, mas se vinga de Van de Zandschulp na estreia em Roterdã

Nacional4 horas ago

Lula diz que “um aloprado destrói em 4 anos” o que foi feito em 20

Nacional4 horas ago

Projeto de lei propõe proibir pesquisas com o nome de Jair Bolsonaro

Nacional4 horas ago

Motta cobra estabilidade fiscal do governo Lula

Nacional4 horas ago

“Sou amigo dos dois”, diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo

Judiciário4 horas ago

STF mantém decisão de Toffoli que livrou Leo Pinheiro, empreiteiro delator de Lula

Esporte4 horas ago

Defesa de Robinho recorre ao Supremo e pede que ex-jogador seja solto

Nacional4 horas ago

Pacheco insiste em sua versão do Código Civil

Educação & Cultura5 horas ago

MinC afirma que João Pessoa é cidade que mais aplicou recursos da Lei Paulo Gustavo na Paraíba

ESTADO5 horas ago

Em 2024, Paraíba tem o maior número de descargas atmosféricas dos últimos 5 anos

Judiciário5 horas ago

Presidente do TJPB participa da posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa

ESTADO5 horas ago

Saúde divulga novo boletim e casos prováveis de arboviroses somam mais de 700 em 2025

ESTADO5 horas ago

Apoio financeiro do Governo possibilita que Laboratório de Metrologia de Campina Grande receba certificação do Inmetro inédita na Paraíba

Saúde5 horas ago

Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência realiza mais de 47 mil atendimentos em quatro anos de funcionamento

Saúde5 horas ago

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Saúde da Paraíba destaca ampliação da assistência oncológica

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde7 horas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde7 horas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO7 horas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura7 horas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

NOVO MATERIAL É CAPAZ DE SUGAR UMIDADE DO AR E AUMENTAR O CONFORTO

Saúde2 dias ago

QUAIS CUIDADOS DEVEMOS TOMAR COM A DIETA VEGETARIANA?

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PROJETO CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO DE AVES DA MATA ATLÂNTICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

SEGREDO DA LUA REVELADO EM NOVO ESTUDO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

COMO ACABAR COM TREVOS NO JARDIM E NOS VASOS DE PLANTAS

Internacional6 dias ago

EUROPA ESTÁ CLARAMENTE EM DECADÊNCIA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

NOVA TECNOLOGIA PROMETE VIAGEM INTERESTELAR ULTRAVELOZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

“SOL ARTIFICIAL” DA CHINA MAIS DO QUE DOBRA RECORDE DE FUSÃO NUCLEAR

Internacional6 dias ago

O POLÊMICO DESTINO MANIFESTO DOS EUA

Nacional6 dias ago

BRASIL DEPENDE AINDA MAIS DE RODOVIAS PARA A EXPORTAÇÃO DE GRÃOS

ECONOMIA1 semana ago

POR QUE O PREÇO DOS ALIMENTOS SUBIU TANTO?

Saúde1 semana ago

O SUPERPODER DA MUSCULAÇÃO PARA SAÚDE

Educação & Cultura1 semana ago

TERRA FICOU PARADA POR 1 BILHÃO DE ANOS, ATÉ QUE ALGO ACONTECEU

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS POSSÍVEIS NOVAS ESPÉCIES DE AVES DO BRASIL

Internacional1 semana ago

MOVIMENTO ANTI-ESG É LIDERADO POR DONALD TRUMP

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 12 FERRAMENTAS DE IA QUE VÃO SUBSTITUIR METADE DO SEU TRABALHO EM 2025

Saúde1 semana ago

AS DESCOBERTAS SOBRE O QUE SE PASSA NO CÉREBRO ENQUANTO MORREMOS

Educação & Cultura1 semana ago

VIAGEM AO PASSADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NASA TESTA NOVO COMBUSTÍVEL QUE PODE LEVAR HOMEM A MARTE

Educação & Cultura1 semana ago

FÓSSEIS DE 500 MILHÕES DE ANOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

BRASIL TERÁ MUITA CHUVA NOS PRÓXIMOS 15 DIAS

Internacional1 semana ago

COMO AQUECIMENTO GLOBAL MUDA O CICLO DA ÁGUA?

ECONOMIA2 semanas ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br