Connect with us

ECONOMIA

O novo Imposto sobre Valor Agregado e suas diferenças com o sistema tributário vigente

A estrutura tributária brasileira é marcada pela complexidade e fragmentação dos tributos indiretos, o que gera desconformidades econômicas e desafios para o ambiente de negócios, de modo que a reforma tributária propõe mudanças significativas no sistema atual, com destaque para a instituição de novos tributos que buscam aproximar a tributação sobre o consumo daquilo que se conhece por “Imposto sobre Valor Agregado” (IVA), o qual busca simplificar a tributação e corrigir distorções que afetam a competitividade e o crescimento econômico.

O modelo atual de tributação do consumo é caracterizado por uma repartição das competências entre a União, estados e municípios que, no seu exercício, instituem tributos sobre materialidades juridicamente distintas — ICMS para circulação de mercadorias, ISS sobre a prestação de serviços, e PIS e Cofins sobre o faturamento —, mas que, no fim, são economicamente repassados no preço dos produtos e serviços e, assim, igualmente suportados pelo consumidor.

Essa complexidade, representada por diversas incidências tributárias sobre as mesmas operações, gera, para além de insegurança jurídica, altos custos de conformidade para as empresas e um cenário de intensa litigiosidade, uma vez que os tributos acabam sendo acumulados no preço final, sem considerar, ainda, a utilização de benefícios fiscais, por parte dos estados e municípios, para atrair negócios às suas circunscrições, o que se conhece como guerra fiscal.

Diante desse cenário, o novo modelo de IVA surge como uma proposta de solução para harmonizar e simplificar a tributação sobre o consumo no Brasil, sendo, nos termos da EC 132/2023, composto pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de competência compartilhada entre estados, municípios e Distrito Federal, e pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que será de competência da União — ambos com as mesmas bases de incidência e regras de aplicação, conforme artigos 156-A e 195, inciso V, da Constituição [1].

Simplificação da tributação

Essa configuração busca, ao menos em teoria, a simplificação da tributação através da unificação da base tributária sobre uma única materialidade (operações com bens e serviços) e redução das sobreposições de competência (já que só existirão dois tributos), ao mesmo tempo em que respeitaria o pacto federativo, garantindo arrecadação parecida a todos os entes federativos.

A tributação sobre o consumo tem como um de seus pilares mais importantes a chamada não cumulatividade tributária, princípio e técnica de tributação que visa a evitar que, ao longo de uma cadeia de circulação de bens ou serviços, haja uma cobrança sobreposta de tributos que produza um efeito em cascata, de forma que, para sua efetivação, ao calcular o tributo sobre a comercialização de um bem ou serviço, é necessário que sejam abatidos os valores já recolhidos na etapa anterior (ALCOFORADO, 2024, p. 244).

Atualmente, entretanto, com as diversas hipóteses de incidência diferentes, como a prestação de serviços sendo onerada pelo ISS, imposto municipal, e a comercialização de mercadorias onerada pelo ICMS, imposto estadual, por exemplo, a efetivação da não cumulatividade acaba sendo impossível, afinal uma empresa que venda mercadorias não consegue compensar, no ICMS, os valores que seus prestadores de serviço repassaram no preço da prestação de serviços (ISS),

A uniformização das regras de incidência sobre as operações com bens e serviços e a competência compartilhada entre estados e municípios, no caso do IBS, em tese resolveria essa problemática, na medida em que todas as operações gerariam crédito, e com isso haveria uma redução no preço do produto final.

Ocorre que, por outro lado, quando analisada de forma mais cuidadosa, essa equação pode não ser tão simples de ser resolvida, uma vez que, do outro lado da simplificação ao contribuinte, busca-se manter a arrecadação equilibrada entre os entes tributantes, assim como assegurar sua autonomia, pois, como dito, necessário manter inalterado o pacto federativo.

Autonomia de estados e municípios

Uma das críticas mais recorrentes ao novo sistema é a redução da autonomia dos estados e municípios, uma vez que, embora ainda sejam livres para estabelecer as alíquotas dos tributos, a disciplina jurídica do tributo e do chamado Comitê Gestor ficou reservada à Lei Complementar, de competência da União, o que pode gerar uma nova ordem de conflitos que respingarão aos contribuintes.

Isso porque, a despeito da redução do número de tributos, não se deve esperar uma redução da arrecadação tributária propriamente dita, de forma que as alíquotas serão mais altas, podendo chegar a 26,5%, de acordo com a Lei Complementar n. 214/2015, editada para disciplinar os novos tributos (IBS e CBS) no âmbito infraconstitucional.

Com alíquotas mais altas, a não cumulatividade, expressa no artigo 156-A, inciso VIII, da Constituição [2], precisa ser assegurada de maneira cuidadosa a todos os setores da atividade, pois, caso contrário, haverá prejuízos significativos, principalmente às pequenas empresas, que têm menor capacidade de absorver os custos tributários. Também podem ser prejudicadas as prestadoras de serviços, já que a folha de salários, que representa a maior parte de seu custo, em tese não gerará créditos (NUNES, DELGADO; 2024, p. 43).

Dentre os potenciais efeitos indiretos da arrecadação única em alíquota fixa, tem-se a diminuição do poder de compra dos consumidores diante do aumento do preço do produto final, a diminuição da lucratividade das empresas em virtude da redução do consumo, e a redução na competitividade das empresas (NUNES, DELGADO; 2024, p. 45).

Créditos da não cumulatividade

Dentre todas as problemáticas que vêm sendo apontadas, aquela que talvez gere a maior necessidade de atenção por parte dos contribuintes é a mudança de paradigma quanto ao aproveitamento dos créditos da não cumulatividade. Isso porque, apesar de ser mais amplo, o artigo 47 da Lei Complementar 214/2025 [3] condiciona a utilização dos créditos à extinção do crédito tributário por parte dos fornecedores.

A implicação é que todos os contribuintes precisarão tratar os custos tributários de sua atividade como custos principais, pois, caso se mantenham inadimplentes, impedirão seus adquirentes de usar seus créditos, tornarão suas operações mais custosas, e poderão sofrer prejuízos frente à sua concorrência. Além disso, podem ter parte do valor pago por seus adquirentes retido para o pagamento dos valores tributários que ainda não tenham sido recolhidos, instituto controverso que ficou conhecido como split payment.

Não bastasse, as vendas efetuadas por empresas sujeitas ao regime do Simples Nacional, que em tese não se sujeitarão ao IBS e ao CBS, não vão gerar créditos aos seus respectivos adquirentes (artigo 47, §3º, Lei 214/2025 [4]), o que pode implicar uma inequívoca preferência por contribuintes que não estejam no regime do simples nacional, violando os princípios do tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, disposto também na Constituição.

Em resumo, portanto, muito embora a reforma tributária possa trazer uma simplificação tributária quando considerado o sistema como um todo, existem uma série de incertezas nas alterações que, quando analisadas sobre setores e empresas específicas, podem trazer mudanças preocupantes, capazes de afetar os preços, custos de atividade, e aspectos concorrenciais (NUNES, DELGADO; 2024, p. 46).

É fundamental que as empresas busquem entender os efeitos para discutir eventuais distorções inconstitucionais e, além disso, compreendam a forma como os novos tributos exigirão a reformulação de suas políticas tributárias, seus contratos, e políticas comerciais, de maneira que possam se manter relevantes perante sua concorrência.

________________________________

Referências

ALCOFORADO, Antônio Machado Guedes. A Não Cumulatividade do Iva-dual (CBS e IBS) Prevista na Proposta de Reforma Tributária. Revista de Direito Tributário da APET, São Paulo, n. 49, p. 239 – 263, out. 2023/mar. 2024. Disponível em: https://revistas.apet.org.br/index.php/rdta/article/view/602/502. Acesso em 01 fev. 2025.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE 1966. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5172compilado.htm. Acesso em: 10 fev. 2025.

NUNES, F. H. P.; DELGADO, J. S. A Implementação do Imposto de Valor Agregado (IVA) no Brasil. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 20, n; 1, p. 35 – 48, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumSA/article/view/4810/3302. Acesso em: 01 fev. 2025.


[1] Art. 156-A. Lei complementar instituirá imposto sobre bens e serviços de competência compartilhada entre Estados, Distrito Federal e Municípios.

Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais: V – sobre bens e serviços, nos termos de lei complementar.

[2] Art. 156-A – VIII – será não cumulativo, compensando-se o imposto devido pelo contribuinte com o montante cobrado sobre todas as operações nas quais seja adquirente de bem material ou imaterial, inclusive direito, ou de serviço, excetuadas exclusivamente as consideradas de uso ou consumo pessoal especificadas em lei complementar e as hipóteses previstas nesta Constituição.

[3] Art. 47. O contribuinte sujeito ao regime regular poderá apropriar créditos do IBS e da CBS quando ocorrer a extinção por qualquer das modalidades previstas no art. 27 dos débitos relativos às operações em que seja adquirente, excetuadas exclusivamente aquelas consideradas de uso ou consumo pessoal, nos termos do art. 57 desta Lei Complementar, e as demais hipóteses previstas nesta Lei Complementar.

[4] Art. 47 – § 3º O disposto neste artigo aplica-se, inclusive, nas aquisições de bem ou serviço fornecido por optante pelo Simples Nacional.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca4 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca13 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca13 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca14 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional15 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br