Connect with us

ECONOMIA

Reforma tributária: a antiga e a nova

É preciso olhar a reforma tributária de 1965 para entender a importância da reforma de 2023

No ano de 2024 alcançamos a etapa mais importante da reforma tributária: a aprovação da Lei Complementar que regulamenta o nosso novo sistema de tributação sobre consumo, sancionada em janeiro de 2025.

Agora que temos a Lei Complementar 214/2025 incorporada ao sistema positivo de direito, as críticas ao novo regime tributário serão inevitáveis. Podemos citar a transição muito longa do ICMS e ISS, as exceções à alíquota padrão em número acima do desejável, apontando a facilidade com que grupos de interesse capturam benefícios privados em detrimento do interesse público, bem como um sistema dual que, na prática, é tríplice, dado que o IBS se desdobrará em estadual e municipal inclusive com destaque separado na nota fiscal.

Mas, como muitos afirmaram em Brasília, essa não foi a reforma ideal e sim a reforma politicamente possível. Talvez a reforma em período democrático de maior relevância da nossa história. E por isso convido a olharmos a reforma tributária de 1965 para entendermos a importância da reforma de 2023.

Longa espera

A reforma tributária foi constantemente apontada como impossível. Os constituintes da Carta de 1988 preferiram reformular a distribuição das receitas tributárias a introduzir o modelo IVA.

A revisão constitucional de 1993 foi praticamente abandonada diante das crises enfrentadas pelo combate à inflação e escândalos de corrupção que paralisavam os trabalhos no Congresso. A partir de então, cada presidente passou a propor a sua reforma tributária e todas as tentativas fracassaram: PEC 175/1995, PEC 41/2003, PEC 233/2008 e PL 3.887/2020.

Foi apenas a partir da iniciativa do Congresso Nacional com as PEC 45/2019 e PEC 110/2019 que o tema avançou e se concretizou em 2023, por meio da Emenda Constitucional 132 (EC 132/2023) promulgada em 20/12/2023.

Quanto à reforma de 1965, a espera também foi longa. Em 1953 foi criada a comissão especial para a reforma tributária no âmbito do Ministério da Fazenda, sob a liderança do professor Rubens Gomes de Sousa. O anteprojeto de Código Tributário Nacional foi apresentado em 1954. Contudo, as sucessivas crises políticas adiaram a reforma que só foi retomada a partir de 1964, com o início da ditadura militar, na esteira do Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG).

O ano de 1964 foi de reforma no imposto de renda e reformulação do imposto sobre consumo, com a implementação da não cumulatividade. No entanto, a mudança constitucional só ocorreu com a EC 18/1965, promulgada em 01/12/1965.

Transição

A reforma tributária de 2023 não promove alterações imediatas. A Emenda Constitucional foi regulamentada pela Lei Complementar 214/2025 e a aplicação das mudanças terá início três anos após a promulgação da Emenda Constitucional, com a incidência de alíquota teste em 2026. O encerramento da transição para os contribuintes se dará em 2033, com a extinção do ICMS e ISS. No âmbito federativo a reforma só encerrará em 2078.

A reforma de 1965 também contou com transição, porém mais célere. Os tributos então vigentes permaneceram pelo prazo de um ano, ou seja, até 31/12/1966. As mudanças tiveram início dois anos após a promulgação da Emenda. Ficou autorizado que a lei complementar poderia promover a graduação das mudanças nos anos de 1967, 1968 e 1969. No entanto, o Código Tributário Nacional estabeleceu a vigência do novo sistema tributário para 01.01.1967. 

Consenso vs. imposição

A atual reforma tributária foi um longo exercício de consenso federativo e com a sociedade. Apesar das críticas à tramitação dita acelerada dos projetos e a participação intensiva de grupos de interesse, o debate com a sociedade iniciou ainda em 2019, com a apresentação das propostas de emenda à constituição, permitindo o amplo debate no campo acadêmico e com os setores econômicos.

Já em 1965 a reforma se deu em plena ditadura. Foi uma reforma de gabinete. A EC 18/1965 foi promulgada por parlamentares sem partidos, extintos pelo Ato Institucional 2 (AI-2). Por sua vez, a aprovação do Código Tributário Nacional passou por polêmica. Ao receber o projeto de lei em 28/09/1966 (PLN 13/1966), o presidente do Senado determinou o arquivamento do texto e a extinção da comissão mista que examinou a matéria.

Isso porque o projeto se tratava de “código” e, portanto, o processo legislativo de sua tramitação era o estabelecido pela EC 17/1965 e não o prazo adotado pelo AI-2. Afirmou, ainda, que a EC 18/1965 exigia a regulação do sistema tributário por lei complementar, que também se sujeitava ao rito da EC 17/1965.

O plenário do Congresso derrubou a decisão do presidente do Senado em 04/10/1966, de modo que o CTN foi aprovado como lei ordinária no prazo de 30 dias previsto no AI-2. Ponto que chama a atenção é que por meio do Ato Complementar 36/1967 o presidente Castello Branco, em uma de suas últimas medidas, determinou que a Lei 5.172/1966 passaria a ser denominada como Código Tributário Nacional.

Reforma inovadora

split payment se apresenta como solução inovadora na reforma tributária de 2023. Propõe-se não só o recolhimento do IBS/CBS na liquidação financeira, mas que a operação ocorra de modo a observar os créditos da não-cumulatividade do contribuinte. O sistema de split payment já é utilizado nos EUA, apesar de o país não adotar o sistema IVA de tributação. Em países que adotam o sistema IVA, o split payment é pouco utilizado e, quando adotado, é aplicado para casos específicos, a exemplo de compras governamentais.

A verdade é que a complexidade do sistema tributário levou nossa Fazenda Pública a construir um dos mais avançados sistemas eletrônicos no âmbito fiscal. São reais as chances de implementação eficaz do sistema split payment, ainda que haja críticas às consequências econômicas quanto ao fluxo de caixa das empresas.

A reforma tributária de 1965 também foi inovadora por ser uma das primeiras no mundo a adotar largamente a sistemática da não cumulatividade. O teste inicial começou com o IPI, por meio da Lei 4.502/1964, com vigência a partir de 01/01/1965. Posteriormente a não cumulatividade foi estendida ao ICMS a partir de sua vigência em 01/01/1967. Em Portugal, por exemplo, o método de imposto sobre valor adicionado foi introduzido em 1984.

Vigilância

A reforma tributária sempre foi encarada como a mais difícil reforma a ser realizada, dado aos inúmeros interesses envolvidos seja por grupos de interesse como ao nível federativo. Mudar a tributação da origem para o destino, o fim de regimes especiais, são inúmeros os desafios comparáveis a uma verdadeira constituinte.

Agora entramos em uma nova fase da reforma: a vigilância.

Certamente o maior problema do sistema tributário inaugurado com a EC 18/1965 e só eliminado com a EC 132/2023 foi a desconfiguração de premissas básicas, como uniformidade nacional e a neutralidade. A tributação na origem e o cálculo por dentro são pecados originais do ICMS. No entanto, a queda de arrecadação em razão das crises nas décadas de 1970 e 1980 levaram à criação de tributos cumulativos por parte da União (PIS/Pasep e Finsocial).

A instituição da substituição tributária no ICMS por meio da Lei Complementar 44/1983 e a concessão de competência aos estados para fixação das alíquotas internas pela Carta de 1988 desconfiguraram a racionalidade da EC 18/1965. Por fim, as tentativas de adaptação do velho regime apenas agravaram o sistema: a criação da Cofins e o eterno debate sobre o conceito de receita/faturamento, a instituição da não-cumulatividade do PIS/Cofins e a discussão sobre insumo, a instauração do Difal cumulativo e a promessa de crédito financeiro do ICMS sempre adiada.

Temos exemplos de sobra do que não fazer com o novo sistema de tributação sobre consumo.

Esperança

Nossa democracia alcançou um feito histórico ao promover uma reforma tributária ampla. No campo econômico, a instituição do novo sistema tributário possui condições de destravar investimentos e aumentar produtividade. Fica de lição que o debate sobre a carga tributária deve recair sobre os gastos e não sobre a ampliação criativa da tributação e criação de mecanismos arrecadatórios que violam a racionalidade tributária.

Parafraseando Ulysses Guimarães na constituinte: “conhecemos o caminho maldito”. Vimos como uma reforma que nasceu autoritária pereceu sufocando os contribuintes que não entendem como pagar, o fisco que não consegue arrecadar e os entes federativos em guerra fiscal que se tornou verdadeira armadilha. Façamos votos de que a reforma de 2023, que nasceu democrática e ciente da importância da neutralidade, permaneça por longos anos de forma racional, neutra, pautada na simplificação e correção das distorções que nela já se encontram.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca8 horas ago

Deputado Cabo Gilberto reafirma compromisso com saúde e segurança pública no Conde

Esporte1 dia ago

Solidariedade: Banco do Nordeste patrocina corrida contra o câncer do Hospital Napoleão Laureano

Segurança Pública1 dia ago

 Polícia Civil prende homem acusado de espancar companheira de somente 15 anos

Segurança Pública1 dia ago

General reclama e fala sobre militares transformados em “cidadãos de segunda categoria”

Segurança Pública1 dia ago

HOMICÍDIO: Polícia Civil prende homem de 77 anos acusado de praticar homicídio no ano de 1995

Segurança Pública1 dia ago

O Sargento no Exército é mesmo mais valorizado do que na FAB e na Marinha. Mito ou verdade!?

Segurança Pública1 dia ago

Líder de organização criminosa do RJ que atuava na Paraíba é preso na capital

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concursos da PM e Bombeiros sem distinção de gênero! Projeto aprovado na Câmara pode garantir igualdade real para militares

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Pra ganhar mais de R$ 10 mil por mês! Veja 6 concursos federais com inscrições abertas que prometem ótimos salários: mais de 1.600 vagas para diversos cargos de nível médio e superior

Saúde1 dia ago

Farmácia Popular beneficiou mais de 627 mil pessoas em 2024 na Paraíba

Saúde1 dia ago

Morosidade de verba SUS chega a atrasar até 90 dias e pode comprometer atendimentos aos paraibanos no Hospital São Vicente

Nacional1 dia ago

Denúncia contra Bolsonaro provoca embate entre deputados governistas e da oposição

Educação & Cultura1 dia ago

Projeto permite matrícula de aluno em escola pública do município vizinho se for a mais próxima da residência

Esporte1 dia ago

Projeto incentiva financiamento de esportes olímpicos menos populares

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

IPM-JP vai divulgar edital de convocação dos aprovados em concurso público

Judiciário1 dia ago

MP oficia faculdade de medicina na Paraíba para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência

Segurança Pública1 dia ago

Operação cumpre mandados de busca e prisão em esquema de retirada ilegal de multas no sistema do Detran/PB

Educação & Cultura1 dia ago

“Deu no jornal”, livro com colunas do jornalista Agnaldo Almeida, será lançado segunda-feira (24) na Livraria A União

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba inscreve músicos para seleção de bolsistas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Programa Espaço Cultural entrevista cantora Mariana Mesquita

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Funesc recebe exposição fotográfica “Retratos de uma Paixão em Cuité”

Politíca1 dia ago

Projeto de Murilo Galdino reduz burocracia para pequenos e médios produtores de ovos

Politíca1 dia ago

Assembleia aprova projetos de lei em defesa dos diretos das crianças e adolescentes da Paraíba

Judiciário1 dia ago

Reunião de Hugo Motta com os Tribunais de Contas vai tratar da PEC da Essencialidade

Politíca1 dia ago

Tovar defende criação de Agência de Defesa Agropecuária na Paraíba

CIDADE1 dia ago

Olimpio pede a Romero emendas para construção do hospital público veterinário em Campina Grande

Politíca1 dia ago

Deputados elegem Camila Toscano como presidente da Comissão de Direitos da Mulher

Politíca1 dia ago

Galdino fortalece bloco governista e cobra valorização do Republicanos

Politíca1 dia ago

Mersinho Lucena reafirma apoio a Cícero Lucena para compor chapa majoritária

Judiciário1 dia ago

MP constata irregularidade e recomenda a Prefeitura de Cabedelo embargo de prédio construído acima da altura permitida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário3 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO9 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional7 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO3 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte9 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA8 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional9 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO3 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública4 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura3 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional3 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE9 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde3 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura3 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde3 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde3 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional7 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública3 dias ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde3 dias ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde3 dias ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura6 dias ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Internacional6 dias ago

IMPACTOS DA GUERRA COMERCIAL DE TRUMP

ENTRETENIMENTO6 dias ago

QUEM SÃO OS BEIJA-FLORES QUE VISITAM O SEU QUINTAL?

Nacional6 dias ago

LA NIÑA: COMO O FENÔMENO CLIMÁTICO IMPACTA O BRASIL EM 2025?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA DE BOLO DE BANANA SEM AÇÚCAR E SEM FARINHA

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS 17 SOFT SKILLS MAIS BUSCADAS POR EMPREGADORES

Saúde1 semana ago

QUANTIDADE DE MICROPLÁSTICOS NO CÉREBRO HUMANO PREOCUPA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: NHOQUE DE BATATA DOCE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TERRA VEGETAL X SUBSTRATO, QUAL EU USO NA MINHA PLANTA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

PRODUZIR ENERGIA LIMPA VAI FICAR AINDA MAIS BARATO EM 2025

ENTRETENIMENTO1 semana ago

JÁ VIU O BANHO DO UIRAPURU?

Saúde1 semana ago

TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO REVERTE CEGUEIRA EM DEFICIENTES VISUAIS

Saúde1 semana ago

ALOPECIA: O QUE CAUSA A CONDIÇÃO QUE LEVA À PERDA DE CABELO E PELOS?

Segurança Pública1 semana ago

CUIDADOS AO USAR WI-FI PÚBLICO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

HIDRELÉTRICAS ESTÃO ADAPTADAS ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

ECONOMIA2 semanas ago

BOLETO VIA PIX: NOVAS REGRAS ESTÃO VALENDO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

APLICATIVO GRAVA CONVERSAS E USA IA PARA TRANSCREVÊ-LAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

3 DICAS PARA USAR O SMARTPHONE COM MAIS SEGURANÇA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO USAR O PLUVIÔMETRO

Educação & Cultura2 semanas ago

O QUE É UMA CAPIVARA?

Saúde2 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA OS PLANOS DE SAÚDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

NOVO COMPUTADOR QUÂNTICO PODE ACELERAR DESCOBERTAS CIENTÍFICAS

Saúde2 semanas ago

POR QUE TER AMIGOS FAZ BEM PARA A SAÚDE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO CULTIVAR MONSTERA ADANSONII

Educação & Cultura2 semanas ago

EVENTOS CLIMÁTICOS DEIXAM 242 MILHÕES DE ALUNOS SEM AULAS EM 85 PAÍSES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br