AGRICULTURA & PECUÁRIA
PARAÍBA – Produtores são capacitados para inscrever projeto no PAA
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A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia um ciclo de palestras e capacitações sobre a formulação de propostas para a modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS) do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As atividades serão realizadas pela Superintendência Regional da Paraíba nos últimos dias 26 e 27 de fevereiro.
O primeiro encontro ocorre presencialmente no município de Conde, nesta quarta-feira, 26. No dia seguinte será a vez do município de Conceição participar das apresentações de forma virtual.O objetivo da iniciativa é instruir associações e cooperativas sobre o processo de elaboração de propostas para o PAA, visando aumentar a participação no programa em 2025.
O período de envio das proposta para a Companhia por meio do sistema PAANet é até o próximo dia 20 de março. Cada organização fornecedora poderá acessar o limite de R$ 1,5 milhão por ano, sendo que o limite por agricultor familiar é de R$ 15 mil. Em caso de dúvidas ou de necessidade de outras informações sobre a elaboração e a inscrição dos projetos, as cooperativas podem procurar as superintendências regionais da Conab em cada estado.
O PAA é coordenado em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda, e executado pela Conab, além de estados e municípios. O Programa visa fortalecer a agricultura familiar por meio da compra de alimentos produzidos por agricultores e agricultoras familiares. Os produtos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede socioassistencial e de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional, como restaurantes populares e cozinhas solidárias a fim de complementar a alimentação de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional.