Connect with us

Segurança Pública

A fuga do preso: considerações

A fuga de preso é crime? Como a disciplina prisional impacta na concessão de benefícios?

Resumo:

  • A fuga de um preso pode ser considerada legítima, desde que não envolva violência contra pessoas ou danos ao patrimônio público.
  • No entanto, para presos em cumprimento de pena, a fuga é considerada falta disciplinar grave, sujeitando o indivíduo à regressão de regime prisional.
  • A legislação penal considera a fuga como um ato que demonstra a culpabilidade do indivíduo que violou a ordem jurídica e social, sendo necessário cumprir a pena conforme a lei.

Sumário: É natural anseio do preso recobrar a liberdade; é até mesmo legítimo, desde que não use de violência contra pessoa nem cause dano ao patrimônio público. Se estava porém no presídio em cumprimento de pena, sua fuga constitui falta disciplinar grave, que o sujeita à regressão de regime prisional (art. 118, nº I, da Lei nº 7.210/84).


I. Aquele que perdeu sua liberdade — maior bem do homem depois da vida1 —, é natural que se empenhe, sem tréguas, em recuperá-la.

Para inventariar exemplos desse esforço inaudito não é mister remontar à antiguidade clássica, em especial à lenda que eternizou Dédalo e seu filho Ícaro.2

Jornais noticiaram, vai por dois anos (agosto de 2023), a fuga que certo indivíduo encetou, de forma inusitada, de presídio norte-‑americano: apoiando-se às paredes do estreito corredor da cela, subiu ao topo do prédio, alcançou o telhado e rompeu em desabalada carreira, sem que o percebessem os guardas, mas que as câmaras de segurança registraram fielmente.3

Na velha e já extinta Casa de Detenção de São Paulo (de triste memória), eram constantes as fugas, a horas mortas da noite, com o emprego das famigeradas “teresas” (nome por que se conhecem, no glossário da delinquência, as cordas feitas de lençóis e outros panos, com que os encarcerados, enfiando por janelas ou fendas nas paredes, soem evadir-se).

Numa palavra: sair do presídio torna-se ideia obsessiva e fundamental de quem nele entrou um dia!

Mas, a reconhecida gravidade da situação que decorre do cometimento do crime retira muita vez ao preso a esperança de reaver a liberdade pelas vias legais, “verbi gratia”: soltura por efeito de absolvição (que é a proclamação de sua inocência), relaxamento ou revogação da custódia cautelar, etc.

Assim, incapaz já de resignar-se à mofina sorte — e, para quem está preso, um dia representa o mesmo que uma eternidade — arrisca-se a fugir (do que não raro se arrependerá mais tarde!).


II. É crime a fuga? Protestou que não Rui Barbosa, indefesso paladino do Direito e da Liberdade, num texto lapidar:

“É a defesa natural; é o exercício de um direito que nenhuma lei, neste mundo, ousaria negar (…); pois, ainda na pura animalidade, a fuga é a incoercível revolta do instinto” (Discursos e Conferências, 1907, p. 101).

Portanto, em princípio, não configura crime a fuga do preso, a menos que empreendida com violência a pessoa ou dano ao patrimônio público (cf. arts. 352. e 163, nº III, do Cód. Penal).

No caso, porém, de preso em regime de cumprimento de pena, a sua fuga a lei reputa falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

Faz ao nosso intento a lição de Julio Fabbrini Mirabete:

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ela, ou seja, não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Execução Penal, 11a. ed., p. 113).

Nesta doutrina conspira também Renato Marcão, em obra a mais de um respeito louvável:

“A fuga do estabelecimento penal caracteriza falta grave e impõe a regressão de regime prisional” (Lei de Execução Penal Anotada, 4a. ed., p. 139; Editora Saraiva).

Por fim, a contumácia, a fuga e a ocultação do réu definem‑lhe, de ordinário, a culpa (“lato sensu”); recitavam, com efeito, os antigos: “Não foge nem se teme a inocência da justiça”.4 Donde a geral concepção de que fugir é, por excelência, o verbo dos culpados.5

Em suma: o indivíduo que, delinquindo, violou a ordem jurídica e social, terá por força de expiar seu crime, cujo salário é a pena, que haverá de cumprir conforme os ditames da lei.

Autor de todo o ponto autorizado, escreveu Nélson Hungria estas palavras, dignas de se imprimirem em lâminas de ouro:

“A pena traduz, primacialmente, um princípio humano por excelência, que é o da justa recompensa: cada um deve ter o que merece” (Novas Questões Jurídico-Penais, p. 131).


III. Ao julgar caso de réu que empreendera fuga, pronunciou-se por este feitio o Tribunal de Alçada Criminal do Estado de São Paulo:

Ao evadir-se, o preso infringe o código de disciplina do estabelecimento penal e desrespeita a primeira das obrigações inerentes a seu estado de condenado: submeter-se à pena. Daqui por que a lei considera a fuga falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ele, ou seja, a não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Julio Fabbrini Mirabete, Execução Penal, 5a. ed., p. 121).

1. Inconformado com a r. decisão que proferiu o MM. Juízo de Direito da Vara das Execuções Criminais da Comarca de São Vicente, indeferindo-lhe pedido de livramento condicional, interpôs recurso para este Egrégio Tribunal, com o intuito de reformá-la, JLMS.

Afirma, em razões apresentadas por esforçada e culta patrona, que a r. decisão agravada se baseara em cálculo de pena incorreto.

Acrescenta que cumpriu até à presente data mais de metade de sua pena.

Argumenta ainda que, a despeito da regressão de regime, não havia desprezar o tempo de pena cumprido antes do fato determinante da regressão, para a fim de recálculo e promoção a novo estágio ou concessão de benefício.

Pleiteia, por isso, a concessão de livramento condicional, pois atendera estritamente aos requisitos do art. 83. do Código Penal (fls. 4/7).

Apresentou contraminuta de agravo a douta Promotoria de Justiça: repeliu a pretensão da nobre Defesa e propugnou a mantença da r. decisão recorrida (fls. 9/10).

O r. despacho de fl. 21. manteve a decisão recorrida, por seus próprios e jurídicos fundamentos.A ilustrada Procuradoria-Geral de Justiça, em detido e avisado parecer do Dr. Mauro Augusto de Souza Mello Júnior, opina pelo improvimento do recurso (fls. 68/69).

É o relatório.

2. Requereu o agravante livramento condicional, com fundamento em que, de sua pena de 6 anos, 2 meses e 20 dias já cumprira para mais de metade.

Asseverou que, destarte, satisfazia ao pressuposto do art. 83, nº II, do Código Penal (fls. 13/15).

O MM. Juiz de Direito da Vara das Execuções Criminais de São Vicente, no entanto, pelo r. despacho de fl. 17, indeferiu-lhe a pretensão, forte no argumento de que o cálculo elaborado não merecia reparos.

Para mais, “o termo inicial para benefícios deve ser considerado a partir da data da falta grave cometida” ( ibidem ).

Não esteve, porém, pelo teor da r. decisão a combativa Defensora do agravante, que manifestou recurso para esta augusta Corte de Justiça.

3. Faz certo o cálculo de pena de fl. 20. que o agravante cumpriu, desde a data da falta disciplinar — 29.7.99 —, 2 anos, 2 meses e 9 dias; metade da pena que lhe foi imposta, somente cumpriria aos 2 de agosto de 2000.

Portanto, ainda não atendera ao lapso temporal para a concessão do benefício.

Como praticara falta disciplinar de natureza grave em 29.7.99, este é o termo inicial do cômputo do prazo (1/3), para o pedido de livramento condicional.

Ao demais — e isto mesmo ponderou o douto parecer da Procuradoria-Geral de Justiça —, durante a execução de sua pena, não revelou o agravante procedimento exemplar, ao revés cometeu falta grave (fuga). Com efeito, segundo o diretor do Presídio de Mongaguá, certa feita, em que devia comparecer ao consultório do oftalmologista, ao aproximar‑se o veículo de um semáforo, diminuída a velocidade, o agravante “saiu em desabalada carreira” (fl. 29).

Ora, ao encetar fuga, o preso infringe o código de disciplina do estabelecimento penal e desrespeita a primeira das obrigações inerentes a seu estado de condenado: submeter-se à pena. Daqui por que a lei a considera falta disciplinar grave (art. 50, nº II, da Lei de Execução Penal).

Discorrendo da questão, ensina Julio Fabbrini Mirabete:

“A principal obrigação legal, fundamental mesmo, inerente ao estado do condenado a pena privativa de liberdade, é justamente a de se submeter o preso a ela, ou seja, a não procurar furtar-se à pena pela fuga ou evasão” (Execução Penal, 5a. ed., p. 121).

Merece transcrito, afinal, por encerrar excelente inteligência a propósito do caso, este passo do douto parecer da Procuradoria-Geral de Justiça:

“Nestas condições, forçosa a conclusão de que o agravante não registra bom comportamento no cárcere (art. 83, III, CP), nem há garantia sua de não-retorno à delinquência (art. 83, IV, CP), devendo permanecer mais algum tempo no regime prisional inicial, para mostrar inequivocamente estar realmente apto à liberdade”.

Não cabe censura, portanto, à decisão que proferiu o distinto e culto Magistrado Dr. Carlos Fonseca Monnerat.

4. Pelo exposto, nego provimento ao recurso.

(TAC/SP, 15ª Câmara, Agravo em Execução nº 1.252.411/6, j. 28/8/2001, Relator: Carlos Biasotti)

Notas

1 Há, é verdade, os que (e fortes razões não lhes falecem) antepõem à liberdade a honra, que nenhum homem digno perde senão com a própria vida. Fez-lhe a apologia, em termos peremptórios, o profundo Vieira: A honra “é mais preciosa e amável que a mesma vida” (Sermões, 1959, t. XIV, p. 228). Pelo mesmo teor, Matias Aires: A desonra é “a única desgraça que se imprime na alma como um caráter imortal” (Reflexões sobre a Vaidade dos Homens, 1752, p. 42). Em todo o caso, liberdade pertence aos “bens soberanos”: “aqueles a que a generalidade dos seres humanos atribui máximo valor” (Goffredo Telles Junior, Iniciação na Ciência do Direito, 2002, p. 341; Editora Saraiva). Ainda: “Sempre a liberdade… Algo haverá mais importante do que ela? Tenho para mim que dela depende a definição do homem” ( Idem , A Folha Dobrada, 1999, p. 321; Editora Nova Fronteira; Rio de Janeiro).

2 Reza a mitologia grega que Dédalo e seu filho Ícaro, que Minos mandara encerrar no labirinto de Creta, daí fugiram empregando engenhoso artifício: após ligar, com cera, penas de aves ao corpo, à maneira de asas, alçaram voo. Ícaro, no entanto, desobedecendo às ordens paternas, aproximou-se do Sol, que lhe derreteu a cera; pelo que, foi precipitado no mar Egeu. O escritor Monteiro Lobato, sob a inspiração do feito glorioso de Santos Dumont, cunhou-lhe irônico epitáfio: “Aqui jaz Ícaro, o pai da aviação errada” (Obras Completas, 1956, vol. II, p. 185; Brasiliense).

3 Foi protagonista da espetacular fuga Danilo Sousa Cavalcante, brasileiro de origem — ainda mal! —, condenado à prisão perpétua por ter matado a golpes de faca sua ex-namorada Débora Brandão. Recapturado no dia 13 de setembro de 2023 — ocultava-se entre pilhas de madeira —, foi logo metido entre ferros, em penitenciária do estado de Pensilvânia (EUA), onde continuará a expiar seu hediondo crime. (Fonte: UOL Notícias; tiny.cc/u5k9001).

4 Antônio Ferreira, Castro, 1974, ato IV, cena I, p. 147; Editora Atlântica; Coimbra.

5 Confessa o crime o que foge do julgamento, escreveu Publílio Siro (“Fatetur facinus is qui judicium fugit”).

Sobre o auto

Carlos Biasotti – Desembargador aposentado do TJSP e ex-presidente da Acrimesp

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca4 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca13 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca14 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca14 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional15 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE2 dias ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO2 dias ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde2 dias ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO2 dias ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO2 dias ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura2 dias ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura2 dias ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário2 dias ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca2 dias ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br