Esporte
Isabeau Levito aliviada retorna ao seu lugar feliz no gelo após lesão: “Tive medo de ser esquecida”

A patinadora artística dos EUA não conseguiu treinar por três meses enquanto se recuperava de uma lesão no pé que ela chamou de “pior” de sua carreira. Embora o tempo fora tenha sido difícil mentalmente, também deu à medalhista de prata mundial de 2024 uma nova e ousada perspectiva sobre o esporte.
Um programa de patinação artística repleto de triplos Lutzes, triplos flips e duplos Axels é difícil de ser executado. Mas para Isabeau Levito , dos EUA , há algo ainda mais difícil do que isso: ficar parado.
Tendo começado a patinar aos três anos, a jovem de 18 anos não é alguém que lida com a inatividade com facilidade. E ela teve que suportar um longo período de inatividade quando machucou o pé no meio da temporada de Grand Prix de 2024-25.
Agora – depois de quatro meses sem competir – Levito está de volta ao lugar onde ela mais se sente ela mesma.
“É tão bom, mentalmente, estar aqui de novo”, disse a patinadora dos EUA ao Olympics.com. “Eu realmente fiquei em casa por uns três meses com minha lesão e fiquei muito triste. Eu senti que perdi muita coisa. E eu simplesmente me sinto eu mesma quando estou pulando e quando estou aqui. Eu me sinto eu mesma de novo .”
Levito retornou ao gelo competitivo no final de fevereiro, no Road to 26 Trophy em Assago, Itália.
Ela terminou em segundo lugar no evento-teste Milano Cortina 2026, antes do Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU de 2025, em Boston.
O Olympics.com conversou com a medalhista de prata mundial e vencedora do Grand Prix do ano passado sobre como lidou com sentimentos de inquietação durante sua recuperação, como a lesão a tornou uma pessoa que assume mais riscos e as mensagens dos fãs de patinação artística que a mantiveram à tona em um momento difícil.
Como Isabeau Levito lidou com sua inquietação nos momentos de lesão
Levito tinha grandes esperanças para a temporada 2024-25, tendo alcançado o melhor resultado para uma patinadora dos EUA desde 2016 com sua performance de prata no Campeonato Mundial de Patinação Artística da ISU de 2024 em Montreal, Canadá.
Ela subiu ao pódio nas duas competições da ISU Challenger Series que começaram nesta temporada e ficou em primeiro lugar após o programa curto no Skate America de 2024, terminando em terceiro lugar .
Sua segunda tarefa no Grand Prix foi o Troféu Finlândia um mês depois, mas Levito desistiu duas semanas antes da competição . Mais tarde, ela revelou que foi uma lesão no pé direito relacionada ao estresse que a manteve fora do evento.
“Nada estava totalmente quebrado pelo que eu entendi, mas foi muito difícil de administrar porque todos os saltos acontecem aterrissando no pé direito”, ela disse. “A maioria dos meus saltos que eu estava trabalhando eram flips, loops e Lutzes, e decolagem com o pé direito. Foi a pior lesão que eu já tive , na minha opinião. É a recuperação mais longa.”
Levaria três meses até que Levito pudesse retornar aos treinos no gelo, e não demorou muito para que ela começasse a se sentir inquieta com a falta de atividade física.
“Tipo dois dias”, disse Levito rindo sobre o tempo que levou para ela se cansar de ficar sentada.
Depois desses dois dias, a campeã dos EUA de 2023 estava ansiosa para encontrar novas maneiras de manter seu nível de condicionamento físico. Ela precisava encontrar exercícios que não prejudicassem a recuperação do pé, mas na pressa de começar a se mover novamente, Levito quase machucou suas costas.
“Durante aqueles três meses, em algum momento eu pensei, ‘OK, bem, eu não sei patinar, então vou ser super flexível’. E eu pensei, ‘Minha curva vai ficar tão linda quando eu voltar!’ Então, comecei a alongar minhas costas como uma louca e então fiz algo com elas ”, ela lembrou.
“Eu não conseguia patinar de qualquer maneira por causa do meu pé, então minhas costas sararam, mas na verdade eu fiz algo nas minhas costas porque eu estava tentando muito fazer alguma coisa .”
Com um progresso lento em sua recuperação, Levito tinha esperança de que ainda conseguiria chegar ao Campeonato de Patinação Artística dos EUA de 2025 no final de janeiro, mas, assim como no Troféu Finlândia, ela teve que desistir pouco antes do evento .
” A cada três semanas ou mais, tentávamos voltar ao gelo “, disse Levito. “Foram três vezes, pelo menos, e acho que foi a segunda vez que tentei voltar, quando faltavam quatro semanas para o campeonato nacional, e fiquei tão arrasado quando comecei a fazer duplas e foi doloroso de novo.
“Naquela época, eu achava que minha temporada teria acabado, porque achava que se eu perdesse as nacionais, não teria jeito.”
Embora Levito não tenha conseguido competir no evento em Wichita, Kansas, a US Figure Skating ainda a nomeou para a equipe do Worlds de 2025, pendente do Return to Play Protocol. Ela atendeu a esses requisitos patinando no Road to 26 Trophy e agora está pronta para fazer sua terceira aparição em um campeonato mundial sênior.
Uma pasta do TikTok que levantou o ânimo de Isabeau Levito
Nos quatro meses que Levito levou para retornar às competições, a estudante do ensino médio se manteve ocupada com deveres de casa e projetos ocasionais de crochê para desestressar.
Ela também se manteve atualizada com as competições de patinação artística, e um sentimento de desconforto surgiu à medida que os eventos em que ela subiu ao pódio nas últimas duas temporadas aconteciam sem ela.
“Eu me senti tão mal, apenas sentado em casa sem fazer nada”, disse Levito. “Se eu ainda estivesse treinando, mas não conseguisse competir, teria me sentido diferente, mas sem fazer nada, eu não me sentia eu mesmo .”
Enquanto isso, suas companheiras de equipe fizeram questão de manter os EUA nas manchetes.
A bicampeã nacional Amber Glenn venceu seu primeiro Grand Prix e Grand Prix Final no intervalo de um mês. Alysa Liu venceu duas Challenger Series em sua temporada de retorno após anunciar sua aposentadoria em 2022 , enquanto a estrela em ascensão Sarah Everhardt foi nomeada para sua primeira equipe Four Continents , onde ela se destacou com um terceiro lugar .
Mas quando Levito sentiu que estava desaparecendo no esquecimento, os fãs de patinação artística aumentaram seu moral com uma série de vídeos do TikTok mostrando suas performances anteriores.
“Comecei a fazer uma pasta de favoritos no TikTok e havia vídeos que os fãs faziam de mim”, disse Levito. “Alguns deles estavam realmente tristes porque sentiam minha falta e eu fiquei tipo, ‘Meu Deus, isso é tão fofo!’. Eu me senti tão perdida e amada, e estava com medo de ser esquecida . E então, comecei a salvá-los em uma pequena pasta porque eram tão fofos.”
A nova mentalidade de “one shot” de Isabeau Levito
Levito começou a realizar saltos com consistência no final de janeiro.
Curiosamente, em vez de torná-la mais cautelosa ao tentar saltos difíceis, Levito disse que a lesão lhe deu o empurrão necessário para correr mais riscos na patinação.
“Com essa lesão, eu realmente entendi o quanto eu considero natural poder pular”, ela disse.
“Às vezes, para mim, eu ia para um salto e pensava, ‘Ah, mas e se eu torcer meu tornozelo neste salto?’ E então eu não vou para isso. Depois desta lesão, eu pensei, ‘Você realmente só tem uma chance nesta carreira nesta vida. Então, vá em frente’ .”