Saúde
Programação especial marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Funad

A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) realiza, entre os dias 1º e 3 de abril, em João Pessoa, a Semana alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento vai discutir ações para melhorar a qualidade de vida das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de suas famílias.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é dia 2 de abril. A programação da Funad reforça o compromisso com a inclusão, o respeito e a diversidade e vai contar com momentos de lazer, arte, cultura e diversão, além de espaços de dedicação ao conhecimento científico e fortalecimento das políticas públicas externas para o público autista.
No dia 1º, pela manhã, haverá acolhimento na piscina, com show musical da cantora Polyana Resende. À tarde, outro momento de lazer, com visita ao Aquário Paraíba.
No dia 2, pela manhã, acontece o Show de Talentos de usuários com TEA, Oficinas de Artes, Feira de mães empreendedoras e Feira de Serviços em saúde e ações de cidadania, com emissão de documentos. O evento acontece a partir das 7h30, no pátio da Funad.
À tarde, haverá o Cine debate, que será um momento de discussão técnica entre os profissionais da Funad que trabalham no atendimento às pessoas com TEA, sobre as intervenções no processo de reabilitação. No dia 3, às 7h30, ocorre, novamente, a Feira de Serviços.
Além da semana especialmente dedicada ao Dia Mundial do Autismo, no dia 14/4, haverá um workshop voltado para professores das redes estaduais e municipais de ensino, com o tema: “Alternativas e Práticas Pedagógicas inclusivas para estudantes com TEA”, promovendo um ambiente de troca de conhecimento, acolhendo e fortalecendo a inclusão das pessoas autistas na sociedade.
Para Simone Jordão, presidente da Funad, uma semana de atividades é muito importante porque desperta a reflexão sobre uma sociedade mais justa para as pessoas autistas. “Devemos resistir às barreiras, atitudes preconceituosas e mitos que travam os relacionamentos das pessoas com TEA. Elas têm capacidade plena de fazer suas escolhas e participar da vida social e em todos os âmbitos. Mais que uma comemoração, a semana desperta esse olhar de integração, apoio às famílias como protagonistas dessa luta e busca por mais respeito, dignidade e inclusão da pessoa autista”, destacou Simone.