Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Entenda o que é Marketplace, como funciona e suas vantagens

Elabore um plano simples e coerente para a estratégia de vendas da sua empresa: Baixe agora

Não podemos negar que a pandemia impulsionou o crescimento do e-commerce. Nesse contexto, é importante entender o que é marketplace, pois o setor é responsável por uma parcela considerável das vendas feitas pela internet.[Baixe agora] Modelo de plano de vendas

Para você ter uma ideia do sucesso, basta olhar os números. De acordo com um levantamento feito pela NielsenIQ, no primeiro semestre de 2020, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do comércio eletrônico.

E mais: enquanto as vendas no e-commerce subiram 41% no período, o marketplace teve uma alta de 52%. Isto é, a ascensão dos shoppings virtuais está em um ritmo ainda mais acelerado que o total do e-commerce.

Interessou-se pelo assunto e quer aproveitar o sucesso dos marketplaces para aumentar as suas vendas? Então, continue a leitura!

O que é um marketplace?

Marketplace é uma espécie de shopping virtual que reúne diversos vendedores em uma única plataforma. A administradora do marketplace fornece toda a infraestrutura tecnológica e intermedeia as conexões entre consumidores e lojistas. Em contrapartida, os vendedores pagam mensalidades ou um percentual das vendas para a plataforma.

Se você pensar em como funciona um shopping físico, por exemplo, fica ainda mais fácil entender o conceito. Afinal de contas, são várias lojas em um mesmo lugar e os consumidores podem ficar horas passeando pelo espaço.

Essa reunião de lojistas melhora a experiência do cliente, pois permite fazer comparações de forma prática. É possível comprar várias coisas em apenas um lugar. Aliás, isso também acontece em feiras de rua, mercados e até em centros comerciais.

No marketplace a lógica é a mesma. A diferença é que não existe um espaço físico para reunir os lojistas: as transações são feitas por uma plataforma de e-commerce na internet.

Qual é a diferença entre marketplace e e-commerce?

O e-commerce é um comércio eletrônico que vende produtos ou serviços pela internet. Nesse contexto, a marca é responsável pela operação de ponta a ponta — mesmo quando há a contratação de serviços terceirizados.

Ou seja, a empresa faz toda a gestão de produtos, estoque, logística, gateway e soluções de pagamento, marketing, relacionamento, inbound commerce, entre outros.

Já o marketplace não deixa de ser um e-commerce, porém, são várias lojas dentro da mesma plataforma. Nesse caso, o administrador do marketplace concede a estrutura tecnológica para outros vendedores, mas não é responsável pelo controle de estoque, nem envio dos pedidos.

Então, o marketplace é um espaço virtual onde outros varejistas também podem anunciar seus produtos e vender.

Como funciona o marketplace?

Para o consumidor, o marketplace funciona como um e-commerce qualquer. Ele entra em uma página na internet, efetua a compra, faz o pagamento, rastreia o pedido e recebe a mercadoria em casa conforme combinado.

No entanto, tem um detalhe que o permite identificar um negócio feito dentro de um marketplace: os dizeres “vendido e entregue por ….”. Na prática, isso significa que o item é vendido por uma loja parceira.

Aliás, parceria é a palavra que resume a relação entre vendedores e administradores de marketplace, que é um modelo de negócios colaborativo. O dono da plataforma fornece toda a infraestrutura tecnológica como desenvolvimento da página, layout, certificado SSL, segurança de dados, soluções de pagamento, entre outros. Já os lojistas entram com os produtos, pagando à administradora uma mensalidade ou comissão pelas vendas.

Quais são as vantagens do marketplace?

Como os shoppings virtuais atraem públicos diversos, vender nas plataformas é uma forma de aumentar as possibilidades de negócios. A seguir, vamos explicar melhor quais são os principais benefícios da plataforma de vendas.

Baixo custo

O lojista não precisa investir no desenvolvimento de uma plataforma própria, nem como segurança digital, meios de pagamento, marketing, entre outros. Todos esses recursos ficam por conta do marketplace.

Nesse caso, o custo inicial para vender pela internet é mais baixo. Alguns marketplaces ainda oferecem benefícios aos sellers, como a diluição dos custos logísticos. Dessa forma, é possível garantir fretes mais competitivos e atrair consumidores.

Grande visibilidade

Quem decide começar um e-commerce do zero tem um longo trabalho de branding para conquistar a confiança do cliente e ganhar relevância no mercado. Por outro lado, os marketplaces já estão consolidados e recebem um alto volume de acessos de clientes.

Ao vender nesses sites, portanto, é possível aproveitar o alto tráfego e a autoridade da página para dar visibilidade aos seus produtos.

Alto volume de vendas

Com toda essa visibilidade aliada à confiança que os consumidores já têm nessas plataformas, você aumenta as possibilidades de fazer negócios. O resultado pode ser visto no aumento das vendas online e no faturamento da empresa.

Quais as desvantagens de um marketplace?

Como nem tudo são flores, apesar de vantajoso, os marketplaces também têm seus contras. Veja quais são os principais inconvenientes de vender nesses espaços.

Dependência das plataformas

Não podemos negar que ter uma plataforma de vendas pronta para uso sem precisar gastar nada tem lá as suas vantagens. Mas já pensou se o marketplace encerra as atividades de uma hora para outra? Ou se a plataforma enfrenta uma crise de credibilidade, muda as políticas de vendas, entre outros fatores que podem atrapalhar a atuação da sua empresa?

Nesse sentido, você fica sem espaço para vender seus produtos, não é mesmo? Sendo assim, essa dependência do modelo representa alguns riscos ao negócio. É por isso que, além de anunciar nesses locais, é importante diversificar os canais de vendas.

Grande concorrência

Vendedores do mundo inteiro querem aproveitar a visibilidade dos marketplaces para anunciar seus produtos. É por isso que a concorrência é bem alta.

Se você fizer a pesquisa de um item qualquer vai entender melhor. Perceba que aparecerão vários resultados para a mesma mercadoria e, muitas vezes, com valores bem similares. Nesse caso, saem em vantagem quem oferece o preço mais baixo e tem boas avaliações.

Menor margem de lucro

Para garantir preços competitivos — inclusive do frete —, muitas vezes é necessário reduzir a margem de lucro. Além disso, existem os custos com taxas, mensalidade e comissões que reduzem ainda mais o valor que entra para o caixa do vendedor.

Personalizações não disponíveis

Cada marketplace tem uma identidade visual própria que não pode ser alterada. Logo, de modo geral, você não pode incluir o seu logotipo, nem personalizar a página com as cores da sua marca.

Aliás, essa limitação não diz respeito apenas ao layout. As regras sobre formas de pagamento, campanhas de marketing, usabilidade são ditadas pela administrador. Então, nem sempre é possível controlar esses fatores.

Marca menos relevante

Na hora de recomendar um e-commerce para amigos e familiares, os consumidores sempre vão citar a marca do marketplace, não da sua empresa. E como a plataforma não permite personalização, é um desafio fortalecer a identidade de marca e gerar um bom reconhecimento no mercado.

Como você pôde perceber, existem prós e contras em vender em marketplaces. Então, é importante colocar os fatores na balança antes de começar a anunciar seus produtos nessas plataformas, combinado?

Qual é a rentabilidade de um marketplace?

A título de esclarecimento, rentabilidade é um indicador-chave que mostra o percentual de retorno sobre um investimento. Quem aplica dinheiro no mercado financeiro sabe muito bem o que esse índice representa. Se você investe R$ 1.000,00 e, no fim do prazo de um ano resgata R$ 1.100, por exemplo, significa que teve uma rentabilidade de 10%.

Agora, quando o assunto é marketplace, não é possível falar em um número universal de rentabilidade. Isso depende de uma série de fatores, como nicho de mercado que atua, valor do ticket médio e a taxa de conversão.

Geralmente, marketplaces com maior rentabilidade costumam cobrar comissões mais altas dos sellers. Sendo assim, é bom pensar nesse aspecto na hora de montar o seu e-commerce ou escolher uma plataforma para anunciar seus produtos.

Como vender em marketplace?

Chegou a hora de aprender, na prática, a lucrar com as vendas em marketplaces. No entanto, antes de tudo, nós sugerimos que você faça um plano de negócios e analise a viabilidade desse projeto.

Quem já está há muitos anos no mercado e tem uma marca consolidada, por exemplo, pode se beneficiar mais se criar seu próprio marketplace em vez de atuar na plataforma de terceiros, concorda?

Por outro lado, lojas recém-criadas e com baixo volume de vendas aproveitam mais as vantagens de atuar em plataformas já renomadas. De toda forma, nada impede que você atue nas duas frentes: abrir um e-commerce próprio e anunciar em marketplaces. Tudo depende dos objetivos do seu plano de vendas.

Dito isto, a seguir, vamos mostrar um passo a passo para vender em marketplaces. Confira!

Verifique se a sua empresa obedece aos requisitos mínimos

São poucos os marketplaces que permitem a atuação de pessoas físicas como sellers (vendedores). No entanto, como estamos falando de negócios, a formalização é um passo importante. Isso dá mais credibilidade ao vendedor e profissionaliza o negócio.

Sendo assim, ter um CNPJ ativo e sem restrições é um pré-requisito. Ao formalizar o negócio, é possível emitir notas fiscais e manter a empresa em dia com as obrigações tributárias. Muitos marketplaces exigem também que o sele tenha uma conta-corrente vinculada ao CNPJ para o recebimento das vendas.

Apesar dessas orientações básicas, vale lembrar que cada plataforma tem suas próprias regras. Então, lembre-se de conferir as diretrizes de cada uma delas.

Escolha uma plataforma

Em primeiro lugar, a escolha da plataforma ideal não deve ser baseada apenas em volume de acessos. O importante mesmo é marcar presença em canais mais relevantes para o seu nicho de mercado.

Não faz sentido uma loja de móveis e eletrodomésticos anunciar em marketplaces de beleza, não é mesmo? É por isso que vale a pena fazer um estudo de mercado para identificar as plataformas preferenciais da sua buyer persona.

E opções não faltam porque existem diversos marketplaces por aí. Entre os mais conhecidos, estão:

  • Mercado Livre;
  • B2W (Americanas, Submarino e Shoptime);
  • Via Varejo (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio);
  • Magazine Luiza;
  • Amazon;
  • Elo7;
  • Netshoes;
  • Dafiti;
  • MadeiraMadeira.

Invista em ferramentas de integração

Cadastrar os produtos manualmente nas plataformas de marketplace é bem trabalhoso. E o pior: essa gestão fragmentada pode gerar erros, perda de vendas e até prejuízos em termos de reputação.

Logo, invista em ferramentas especializadas. Com elas, as informações são integradas com ERP da empresa para gerenciar os canais de venda em apenas um lugar. Assim, é possível otimizar a gestão de estoque, fazer uma boa gestão de clientes, controlar melhor as vendas e por aí vai.

Ofereça um bom atendimento ao cliente

Lembra que falamos sobre a dificuldade de gerar reconhecimento de marca com as vendas em marketplaces? Pois bem, apesar de não ser uma tarefa fácil, existem meios para encantar o consumidor e se diferenciar em meio a concorrência tão alta.

E um desses diferenciais é o atendimento ao cliente. Sendo assim, esteja à disposição dos consumidores para esclarecer dúvidas, interaja no campo de perguntas e mostre que você se importa. Essa é uma forma de gerar aproximação e conquistar a confiança do seu público.

Promova seus produtos

Os marketplaces já fazem investimentos em marketing para atrair visitantes para a página. No entanto, é interessante fazer a sua parte para atrair tráfego para a sua página de produto. Dessa forma, você aumenta as chances de converter.

Vale promover seus produtos nas redes sociais da marca, investir em e-mail para e-commercenewsletter, marketing de conteúdo, entre outras. São diversas as estratégias para ganhar destaque e aumentar a relevância da sua empresa nesses ambientes.

Além do mais, não adianta cadastrar os produtos de qualquer jeito e esperar a magia acontecer, viu? É importante ter um cuidado extra com a descrição dos itens e com as imagens. Uma boa dica para fazer apresentações mais detalhadas é ficar de olho nas avaliações e monitorar o campo de perguntas para identificar as principais dúvidas dos consumidores.

Por fim, entender o que é marketplace é o primeiro passo para ter sucesso com as vendas na internet. No entanto, lembre-se de colocar os prós e contras na balança para se certificar de que a estratégia é a ideal para o seu negócio. Outro ponto importante é escolher as plataformas de forma estratégica para aumentar as chances de sucesso.

Gostou do assunto e quer conhecer mais algumas estratégias de vendas para e-commerce? Então, baixe agora mesmo nosso guia completo do Inbound Commerce.

Hubspot

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública1 minuto ago

Polícia Militar intercepta dupla que estaria atirando em bairro da cidade de Patos

Segurança Pública5 minutos ago

Polícia Civil prende autor de homicídio na feira de Oitizeiro, em João Pessoa

Segurança Pública7 minutos ago

Polícia Civil prende três líderes de facções criminosas e cumpre mandados judiciais

Segurança Pública11 minutos ago

Polícia Civil prende homem que cometeu homicídio no município de Catingueira

Segurança Pública16 minutos ago

PMPB e UFCG capacitam policiais em Segurança Cibernética

Segurança Pública19 minutos ago

Polícia Militar lança campanha para doação de alimentos, roupas e brinquedos em comunidades

Politíca33 minutos ago

Indiciamento de Cabo Gilberto pela Polícia Federal acirra debate sobre perseguição política e imunidade parlamentar

Educação & Cultura1 hora ago

Professores da Rede Municipal de João Pessoa participam de formação continuada para a pré-escola

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Concurso para agentes de saúde e endemias acontece neste domingo e locais de prova já podem ser consultados

Saúde1 hora ago

Nossas memórias não ficam apenas nos nossos neurônios

Saúde1 hora ago

Exercícios moderados já reduzem risco de doenças cardíacas – mas mais é melhor

Saúde1 hora ago

Implantes são esterilizados dentro do corpo usando luz e nanopartículas

Saúde1 hora ago

Biochip detecta cânceres em uma hora

CONCURSO E EMPREGO16 horas ago

Saldo de empregos formais da Paraíba dos últimos seis anos é 17 vezes maior que no período anterior, revela Caged

ESTADO16 horas ago

Campanha Fique em Dia com a Cagepa entra na última semana

ESTADO16 horas ago

Projeto sobre estruturas marinhas da Paraíba vence Prêmio República 2024

Nacional16 horas ago

“Sem anistia!” – A frase é universal ou seletiva?

ESTADO16 horas ago

MIDR reconhece a situação de emergência em quatro cidades paraibanas

ENTRETENIMENTO17 horas ago

Batata ao Murro na Frigideira

Educação & Cultura17 horas ago

Prefeitura de Cabedelo está com inscrições abertas para profissionais de Educação Física participarem de projetos esportivos no município

Internacional17 horas ago

Em um ano, Haiti aumentou em 70% número de crianças em grupos armados

Internacional17 horas ago

Catedral católica de Berlim reabre após polêmica reforma

Internacional17 horas ago

O quão perigoso é o Oreschnik, míssil disparado pela Rússia?

Internacional17 horas ago

Por que o Sudeste Asiático é dominado por líderes militares?

Internacional17 horas ago

Países nórdicos aumentam defesas civis frente à guerra

AGRICULTURA & PECUÁRIA17 horas ago

O STF e as isenções tributárias agrícolas

Politíca17 horas ago

ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Politíca21 horas ago

Adriano Galdino garante permanência na presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba

Politíca22 horas ago

Dinho se consolida como favorito à presidência da Câmara de João Pessoa com apoio estratégico

Esporte23 horas ago

Verão chegando: 5 benefícios da corrida de rua

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde7 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde7 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura7 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO7 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO7 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional3 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca3 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br