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ECONOMIA

Vendas do varejo variam 0,1% em maio, quinta taxa consecutiva no campo positivo

Em maio de 2022, o volume de vendas do comércio varejista variou 0,1%, frente a abril, na série com ajuste sazonal. Foi o quinto mês consecutivo no campo positivo.

PeríodoVarejo (%)Varejo Ampliado (%)
Volume de vendasReceita nominalVolume de vendasReceita nominal
Maio / Abril*0,10,40,21,7
Média móvel trimestral*0,72,80,21,2
Maio 2022 / Maio 2021-0,217,0-0,715,9
Acumulado 20221,816,81,016,4
Acumulado 12 meses-0,413,60,315,1
*Série COM ajuste sazonal 
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio

média móvel trimestral cresceu 0,7%.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista variou -0,2% frente a maio de 2021, primeira taxa negativa após três meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,8% e o acumulado nos últimos 12 meses, a -0,4%.

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas variou 0,2%. A média móvel ficou em 0,2%. O acumulado no ano foi 1,0% e o acumulado em 12 meses, 0,3%.

Em maio, o comércio varejista brasileiro, na margem, apresenta estabilidade (0,1%) em relação a abril, registrando cinco meses consecutivos no campo positivo: 2,3% em janeiro, 1,4% em fevereiro, 1,4% em março e 0,8% em abril. Com isso, o patamar da série histórica ajustada sazonalmente está 6,0% acima do mínimo local, que foi em dezembro de 2021.

As principais influências sobre o varejo, em maio, vieram de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e Tecidos, vestuário e calçados, no lado positivo, e Móveis e eletrodomésticos e Outros artigos de uso pessoal e doméstico, no lado negativo.  

Seis das oito atividades avançaram, na série com ajuste sazonal

A variação de 0,1% no volume de vendas do varejo, em maio de 2022, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada de taxas positivas em seis das oito atividades, com destaque para: Livros, jornais, revistas e papelaria (5,5%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,6%), Tecidos, vestuário e calçados (3,5%), Combustíveis e lubrificantes (2,1%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (1,0%).

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:  Maio 2022
ATIVIDADESMÊS/MÊS ANTERIOR (1)MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
MARABRMAIMARABRMAINO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)1,40,80,14,94,5-0,21,8-0,4
1 – Combustíveis e lubrificantes4,70,82,112,39,87,14,51,1
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo0,0-0,91,0-3,44,1-0,50,2-1,5
       2.1 – Super e hipermercados0,1-1,42,0-3,84,0-0,6-0,1-1,6
3 – Tecidos, vest. e calçados0,32,03,581,333,98,321,312,9
4 – Móveis e eletrodomésticos0,92,2-3,07,2-8,7-12,6-8,2-14,3
       4.1 – Móveis8,3-6,7-9,5-4,6-9,7
       4.2 – Eletrodomésticos6,4-10,2-14,5-10,2-16,5
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria-3,91,03,63,63,59,27,96,5
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria4,2-5,25,540,6-0,925,821,34,9
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação14,4-5,72,016,5-0,42,00,5-4,1
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico-1,50,0-2,28,91,1-7,1-0,91,7
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)-0,30,50,25,31,6-0,71,00,3
9 – Veículos e motos, partes e peças0,50,0-0,28,5-1,80,82,16,0
10- Material de construção1,7-2,3-1,11,2-9,9-7,7-6,4-6,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. 
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. 
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.

Por outro lado, entre abril e maio, houve queda em dois dos oito grupamentos pesquisados: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%) e Móveis e eletrodomésticos (-3,0%).

comércio varejista ampliadoVeículos e motos, partes e peças variou -0,2%, enquanto Material de Construção teve queda de 1,1% na passagem de abril para maio de 2022.

Cinco das oito atividades do varejo tiveram taxas positivas frente a maio de 2021

Na comparação com maio de 2021, o comércio varejista mostrou predominância de taxas positivas, atingindo cinco das oito atividades: Livros, jornais, revistas e papelaria (25,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (9,2%); Tecidos, vestuário e calçados (8,3%); Combustíveis e lubrificantes (7,1%); e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (2,0%). Completando as oito atividades do varejo, três tiveram queda:  Móveis e eletrodomésticos (-12,6%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-7,1%); e Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo  (-0,5%).

No comércio varejista ampliadoVeículos e motos, partes e peças registrou aumento de 0,8%, enquanto Material de Construção recuou 7,7% entre maio de 2021 e maio de 2022.

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO,
SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: Maio 2022
ATIVIDADESMÊS/MÊS ANTERIOR (1)MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIORACUMULADO
Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)Taxa de Variação (%)
MARABRMAIMARABRMAINO ANO12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)7,41,00,419,322,317,016,813,6
1 – Combustíveis e lubrificantes12,52,23,544,246,738,539,841,5
2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo2,31,24,19,420,115,312,910,4
       2.1 – Super e hipermercados2,41,14,18,719,714,812,410,2
3 – Tecidos, vest. e calçados2,41,65,7105,953,125,637,823,7
4 – Móveis e eletrodomésticos1,43,7-1,921,85,3-0,14,7-3,2
       4.1 – Móveis24,37,84,59,22,1
       4.2 – Eletrodomésticos20,84,2-2,02,9-5,3
5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria-1,83,85,012,515,422,817,613,3
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria13,8-22,513,050,75,134,828,39,7
7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação13,2-3,91,820,24,17,54,3-0,8
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico-0,71,6-1,522,614,85,611,712,5
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)0,71,31,720,518,815,916,415,1
9 – Veículos e motos, partes e peças1,20,60,927,014,717,819,522,3
10- Material de construção2,3-1,10,416,23,55,77,912,7
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.  
(1) Séries com ajuste sazonal.
(2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. 
(3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.

A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria cresceu 25,8% frente a maio de 2021, contra queda de 0,9% em abril de 2022 frente a abril de 2021.  No acumulado no ano até maio, ao passar de 20,5% até abril para 21,3% no mês de referência, a atividade mostra aumento de ritmo. No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de aumento de 5,8% até abril para 4,9% em maio, o setor mostrou redução de  intensidade de crescimento.

O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve crescimento de 9,2% nas vendas frente a maio de 2021, sétimo mês consecutivo de alta (o último resultado no campo negativo havia sido outubro, com -0,2%).  No ano, até maio, o setor acumula  7,9%, patamar similar ao acumulado até abril (7,6%), indicando manutenção do ritmo de crescimento do setor. Nos últimos 12 meses, o acumulado até maio fechou em 6,5%, menor patamar, para este indicador, desde agosto de 2020 (6,2%).

O setor de Tecidos, vestuário e calçados teve alta de 8,3% nas vendas frente a maio de 2021, contra aumento de 33,9% em abril de 2022, frente a abril de 2021 e quinto resultado consecutivo no campo positivo. O setor acumula queda de 21,3%, até maio, resultado inferior ao de abril (26,7%), apontando redução de ritmo. A redução na intensidade de crescimento também ocorre no acumulado dos últimos 12 meses: 19,4% até abril para 12,9% até maio.

Combustíveis e lubrificantes apresentou aumento de 7,1% nas vendas frente a maio de 2021, terceiro mês consecutivo de alta (12,3% em fevereiro e 9,8% em março, em relação ao mesmo mês do ano anterior). O setor vem apresentando resultados impactados pela inflação: o indicador interanual de receita nominal avançou 38,5% em maio, 46,7% em abril e 44,2% em março. No ano, até maio, o setor acumula 4,5% até maio, 0,7 p.p. acima do valor até abril (3,8%). No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,9% até abril para 1,1% em maio, no volume, o setor mostrou redução de intensidade de crescimento.

O setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação cresceu 2,0% frente a maio de 2021, contra variação de -0,4% em abril de 2022,  frente a abril de 2021.  Ao longo do ano de 2022, o indicador interanual registrou dois meses com resultados positivos e três no campo negativo: -7,6% em janeiro, -8,0% em fevereiro, 16,5% em março, -0,4% em abril e 2,0% em maio, com relação ao mesmo mês do ano anterior. No ano, o setor acumula taxa próxima a zero pelo terceiro mês consecutivo: 0,2% até março, 0,1% até abril e 0,5% até maio. O acumulado nos últimos 12 meses recuou de -2,3% até abril para -4,1% em maio.

A atividade de Móveis e eletrodomésticos caiu 12,6% frente a maio de 2021, segunda queda consecutiva (-8,7% em abril de 2022, frente a abril de 2021).  No acumulado até maio, ao passar de -6,9% até abril para -8,2% no mês de referência, a atividade mostra intensificação de perda de ritmo. No acumulado nos últimos 12 meses, o resultado foi de -14,3% em maio, oitavo consecutivo registrando queda e menor valor desde outubro de 2016 (-14,4%).

O grupo Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou queda de 7,1% frente a maio de 2021, primeiro resultado negativo para o indicador interanual após três meses de resultados positivos. No acumulado no ano até maio, ao passar de 0,9% até abril para -0,9% no mês de referência, a atividade mostra inversão no ritmo de vendas. No acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de aumento de 5,6% até abril para aumento de 1,7% em maio, o setor mostrou redução de intensidade de crescimento.

O setor de Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo apresentou queda de 0,5% nas vendas frente a maio de 2021, contra aumento de 4,1% em abril de 2022,  frente a abril de 2021. No acumulado no ano até maio, ao passar de 0,4% até abril para 0,2% no mês de referência, a atividade mostra estabilidade no ritmo. O acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de -1,8% até abril para -1,5% em maio.

No varejo ampliado, a atividade de Material de construção apresentou queda de 7,7% nas vendas frente a maio de 2021, contra -9,9% em abril de 2022,  frente a abril de 2021.  No ano, o resultado é de  -6,4% até maio, abaixo do acumulado até abril (-6,0%). Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses passou de -4,1% até abril para -6,4% em maio.

O grupo Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 0,8% nas vendas frente a maio de 2021, invertendo o sinal com relação ao indicador de abril (-1,8%). Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 2,4% até abril para 2,1% no mês de referência, a atividade mostra estabilidade no ritmo de crescimento. O acumulado nos últimos 12 mesesrecuou de 10,0% até abril para 6,0% em maio.

Vendas crescem em 18 Unidades da Federação em relação a abril

Em maio, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista variou 0,1% com resultados positivos em 18 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Minas Gerais (3,6%), Rio Grande do Sul (3,1%) e Roraima (3,1%). Houve texas negativas em 9 das 27 Ufs, com destaque para Rondônia (-2,8%), Rio Grande do Norte (-2,3%) e Tocantins (-2,1%). 

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação entre abril e maio de 2022 foi de 0,2% com resultados positivos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Tocantins (3,6%), Rio Grande do Sul (3,5%) e Sergipe (2,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 12 das 27 UFs, com destaque para Ceará (-5,3%), Amazonas (-3,1%) e Rio Grande do Norte (-3,0%),

Na comparação anual, as vendas caem em dez das 27 Unidades da federação

Frente a maio de 2021, o comércio varejista nacional variou -0,2% com resultados negativos em dez das 27 UFs, com destaque para: Amapá (-10,6%), Bahia (-7,4%) e Pernambuco (-7,0%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 17 das 27 UF, com destaque para Roraima (11,0%), Alagoas (9,7%) e Mato Grosso do Sul  (7,9%).

Considerando o comércio varejista ampliado, a variação entre maio de 2022 e maio de 2021 mostrou um recuo de 0,7% com resultados negativos em 11 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (-11,1%), Pernambuco (-10,9%) e Bahia (-6,6%). Por outro lado, pressionando positivamente, estão 16 das 27 UFs, com destaque para Sergipe (11,2%), Roraima (8,2%) e Tocantins (7,2%).

Fonte: IBGE

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