Connect with us

Internacional

O que atrai investidores ao leste da Alemanha

Fábricas da Tesla e da Intel são dois exemplos de grandes projetos na região, que deverá receber também a primeira fábrica de conversão de lítio da Europa

De uma janela no segundo andar da prefeitura, o prefeito Fred Mahro tem vista para os espaços verdes no centro de Guben. A cidade do leste da Alemanha, localizada a cerca de 100 quilômetros de Berlim e perto da fronteira com a Polônia, não aparece com muita frequência nas manchetes. Mas, agora, diz Mahro, Guben representa a capacidade crescente do estado de Brandemburgo de atrair investimentos cruciais de indústrias da Alemanha e do exterior orientadas para o futuro.

A empresa teuto-canadense Rock Tech Lithium está planejando construir em Guben o primeiro conversor de lítio da Europa, o que seria um elemento fundamental para as ambições de eletromobilidade da região. Se tudo correr conforme o planejado, a empresa produziria 24 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio ao ano – um ingrediente crucial para baterias e suficiente para equipar meio milhão de veículos elétricos com baterias de íons de lítio.

Mudança completa de foco

Como a maioria das áreas da antiga Alemanha Oriental, que esteve sob o regime comunista até 1989, Guben teve que se reinventar quase completamente após a reunificação alemã em 1990. Naquela época, a maioria de suas antigas indústrias se desfez e a população da cidade encolheu pela metade. O processo de reestruturação nunca parou, e quando os legisladores alemães decidiram em 2020 acabar completamente com a exploração de carvão, a área de mineração de linhito a céu aberto em volta de Guben ficou novamente em choque.

“Quando começou o debate sobre um possível fim da exploração de linhito na região, há cerca de cinco anos, nos reunimos na prefeitura e discutimos o que seria necessário para criar empregos alternativos”, disse Fred Mahro à DW. “Ficou claro que precisávamos atrair novos negócios e que eles precisariam de locais adequados, por isso não perdemos tempo e obtivemos permissão das autoridades para construir novas plantas em nosso enorme parque industrial.”

A Rock Tech Lithium está investindo cerca de 470 milhões de euros em sua futura planta em Guben. Um atrativo foi o fato de as bases já estarem preparadas. A empresa não tinha dúvidas de que queria uma localização na Europa para seu conversor, já que o continente assume a liderança em eletromobilidade e aspira aumentar sua autossuficiência em indústrias críticas.

Intel em Magdeburg
Fábrica da Intel em Nagdeburg deve ficar pronta em 2027

Isso é especialmente importante agora que a União Europeia está a caminho de proibir a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2035. Com essas grandes mudanças chegando, a empresa teuto-canadense pode contar com uma demanda crescente por baterias para veículos elétricos nos próximos anos.

“Procuramos em toda a Europa um local de produção adequado, mas no final priorizamos Guben, pois nosso foco não é apenas produzir hidróxido de lítio, mas também a sustentabilidade”, disse o CEO da empresa, Markus Brügmann, à DW. “Guben já havia se desenvolvido como um local industrial e possui uma conexão ferroviária que nos permitirá evitar o transporte com caminhões.”

O elo faltante na cadeia de valores

O empresário acrescentou que a localização estado de Brandemburgo tornou-se quase obrigatória, considerando as últimas atividades industriais na área ao redor de Berlim. “Basta olhar para o que está acontecendo em Brandemburgo em termos de importância da bateria elétrica e cadeia de suprimentos. Estamos apenas fechando uma lacuna”, explicou Brügmann.

“Você tem tudo aqui, desde a produção de carros elétricos até a fabricação de baterias, mas ainda não tem a produção de hidróxido de lítio, é aí que entramos. Então, estrategicamente, estamos no lugar certo em Guben com clientes em potencial por perto.”

Com as negociações sobre seu investimento em Guben em andamento, a Rock Tech Lithium não quer divulgar quem podem ser seus futuros clientes. Basta dizer que Brandemburgo também abriga uma montadora da Tesla e uma grande fábrica da BASF onde serão produzidos materiais ativos de cátodo, que também são necessários para baterias de íons de lítio.

Brügmann diz que já em 2030 cerca de metade dos materiais a serem usados ​​pela sua empresa em Guben serão provenientes de baterias recicladas.

“Não há dúvida de que a grande mudança para a eletromobilidade ajudou as recentes atividades de investimento no leste da Alemanha”, disse Claus Doll, gerente de projetos do Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Sistemas e Inovação (Fraunhofer ISI), à DW. “Se a Alemanha continuasse a impulsionar a tecnologia de motores de combustão, teria sido muito mais difícil para eles garantir uma fatia maior do bolo, mas agora as estruturas tradicionais estão sendo desmanteladas à medida que novas tecnologias que não existiam antes estão avançando”.

Vantagem do leste é o espaço

O que ajudou as autoridades no leste da Alemanha é que os estados predominantemente rurais e menos densamente povoados, como Brandemburgo e Saxônia-Anhalt, oferecem melhores oportunidades de investimento em áreas verdes do que as tradicionais regiões industriais no oeste e sudoeste da Alemanha.

“Uma grande vantagem que o leste da Alemanha tem é que não falta espaço para grandes projetos, um espaço que é muito mais difícil encontrar no oeste da Alemanha”, disse Doll. “E há um profundo interesse em novas tecnologias e na indústria em geral. As comunidades de lá também oferecem muitos incentivos para atrair negócios e projetos, que muitas vezes são implementados mais rapidamente no leste devido a menos burocracia e uma abordagem mais prática. “

A disponibilidade de amplos espaços para novos projetos acabou sendo uma grande vantagem, seja para a enorme fábrica de carros elétricos da Tesla em Grünheide, Brandemburgo, ou para o plano da fabricante de chips Intel de construir várias fábricas de semicondutores por 17 bilhões de euros em Magdeburg, no estado de Saxônia-Anhalt .

Fábrica da Tesla no leste alemão
Unidade da Tesla em Grünheide

“O espaço pode não ser relevante para todos os projetos, mas certamente é para os grandes, como os investimentos da Tesla e da Intel, quando estamos falando de pelo menos 100 hectares cada”, concorda Robert Hermann, co-CEO da agência Germany Trade & Invest. “Essas grandes áreas disponíveis são definitivamente mais fáceis de encontrar no leste da Alemanha”, disse ele à DW.

Investimentos em produção e não em pesquisa

Uma grande parte dos investimentos no leste da Alemanha tem sido destinada à produção e não tanto à inovação ou pesquisa e desenvolvimento (P&D), onde podem ser encontrados empregos com salários mais altos. “Pesquisa e desenvolvimento estão ocorrendo principalmente nos tradicionais centros ocidentais da indústria automobilística alemã”, disse Claus Doll. “Mas há esperança de que os novos locais de produção no leste da Alemanha atraiam gradualmente mais grupos de pesquisa. Precisamos de uma melhor tecnologia de armazenamento para energias renováveis, e muitas pesquisas sobre isso já estão em andamento no leste do país.”

A Germany Trade & Invest, responsável por comercializar a Alemanha como um local de negócios e atrair empresas, concorda que uma mudança para mais P&D no leste da Alemanha já está em andamento. “Os grandes projetos de investimento de empresas como CATL [maior produtor de baterias de íons de lítio da China] na Turíngia, Rock Tech Lithium em Brandemburgo ou Intel na Saxônia-Anhalt, todas no leste da Alemanha, sem dúvida contribuirão para atrair mais P&D e inovação para a região”, argumentou Robert Hermann, do GTAI. “A Tesla, por exemplo, já anunciou que parte de sua pesquisa sobre células de bateria acontecerá em Brandemburgo e Berlim.”

Dilema energético é um desmancha-prazeres?

Não importa qual empresa se instale no leste da Alemanha, ela precisará de um fornecimento constante de energia para a produção. “As energias renováveis ​​cobrem cerca de 95% das necessidades de eletricidade do leste da Alemanha, e isso é crucial para muitos investidores”, disse Hermann. “Muitas vezes, isso influencia a decisão de onde investir, pois se quer produzir de forma sustentável e sinalizar essa sustentabilidade para os clientes”.

Embora grande parte da eletricidade do leste da Alemanha venha de fontes renováveis, às vezes pode não ser confiável. Muitas indústrias precisam de fontes adicionais de energia, como petróleo ou gás, para operar suas instalações. A guerra da Rússia na Ucrânia e as sanções ocidentais que se seguiram mudaram tudo, com suprimentos da Rússia não mais garantidos e famílias e empresas alemãs se preparando para uma crise de energia nos meses de inverno. Isso certamente também preocupa o prefeito de Guben.

“Os investidores podem ficar com receio devido aos problemas de energia à frente”, admitiu Fred Mahro. “A questão é quando seremos capazes de passar quase inteiramente sem gás. Isso é algo que não posso imaginar agora para muitas indústrias, incluindo as de Guben”. O executivo-chefe está confiante de será encontrada uma solução. “Não vemos isso como o fim de nenhum investimento aqui”, enfatizou Markus Brügmann.

“Esperamos que haja alternativas de outras fontes; também temos um plano para usar hidrogênio que pode eventualmente substituir o gás natural, mas no começo precisaremos de gás natural, gás natural liquefeito e estamos confiantes em garantir o quantidade de GNL que precisaremos a partir de 2024, quando a produção está programada para começar.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte5 horas ago

Atlético-MG: Hulk define final da Libertadores como jogo mais importante da sua vida

Esporte5 horas ago

Finais da PFL 2024 — Taila Santos x Dakota Ditcheva – Resultados

Esporte5 horas ago

F1: Norris garante pole da sprint para a McLaren no Catar

Esporte5 horas ago

Para as seleções brasileiras de vôlei, 2025 já começou

Esporte5 horas ago

Botafogo-PB acerta com meia que pertence ao Amazonas

Esporte6 horas ago

João Fonseca confirma classificação no Next Gen ATP Finals

ESTADO7 horas ago

Presidente do TCE-PB recebe secretários do Estado e de prefeituras para discutir regulação da Comunicação 

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Concurso para Aprendizes-Marinheiros 2025: Próximo edital está prestes a sair

Segurança Pública8 horas ago

E se o Brasil não tivesse escolhido o caça Gripen? Decisão histórica envolveu negociações bilionárias com EUA, França, Suécia e Rússia, tornando a Força Aérea brasileira uma das mais poderosas do mundo

Segurança Pública8 horas ago

“Mudanças são justas e necessárias”: Em pronunciamento, Haddad confirma criação de idade mínima pra militares irem pra reserva remunerada. Limitações de pensões e outros ajustes também são confirmados

Segurança Pública8 horas ago

A tensão nas Forças Armadas: sargentos, indignados, criticam descontos e denunciam benefícios de luxo para Generais

Segurança Pública8 horas ago

Deputados e representantes de CACs criticam decreto de armas e afirmam que clubes de tiro estão falindo

Educação & Cultura8 horas ago

Comissão debate financiamento e funcionamento de colégios de aplicação no sistema federal de educação básica

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 horas ago

Câmara aprova MP que destina R$ 2 bilhões para redução de dívidas de agricultores afetados por enchente

Judiciário8 horas ago

Iniciativa de Governança do COFECI recebe elogios do Ministro do TCU, Augusto Nardes

CIDADE8 horas ago

Semana terá debate da LOA 2025, Concerto de Natal e sessão sobre a prematuridade

ESTADO16 horas ago

João Azevêdo vai novamente a Brasília e recebe garantia de ministro para os recursos da operação carro-pipa

CIDADE16 horas ago

MUNIC 2023: 31,9% dos municípios brasileiros ainda despejam resíduos sólidos em lixões

ECONOMIA16 horas ago

Com nona alta consecutiva, preços da indústria sobem 0,94% em outubro

Internacional17 horas ago

Dois dos detidos por ataque que feriu motorista da Carris em preventiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Livre-se das telas na mesa da família e tente isso

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Molho Branco Para Massas e Lasanhas

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Veja os lançamentos da Netflix em dezembro de 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Cejure e Prefeitura de Campina implantam projeto-piloto para promover cultura da paz nas escolas

CIDADE1 dia ago

Programa ‘Remédio em Casa’ já beneficiou cerca de 8 mil pessoenses

Nacional1 dia ago

Análise: denúncias não abalaram popularidade de Bolsonaro

ECONOMIA1 dia ago

Unafisco diz que isenção de R$ 5.000 custará R$ 45 bilhões

Judiciário1 dia ago

Fraudes bancárias: consequências legais e ações preventivas no sistema financeiro

Educação & Cultura1 dia ago

UFPB realiza cerimônia de posse da nova Diretora e vice-Diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA3 dias ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO3 dias ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br