Connect with us

Internacional

O que atrai investidores ao leste da Alemanha

Fábricas da Tesla e da Intel são dois exemplos de grandes projetos na região, que deverá receber também a primeira fábrica de conversão de lítio da Europa

De uma janela no segundo andar da prefeitura, o prefeito Fred Mahro tem vista para os espaços verdes no centro de Guben. A cidade do leste da Alemanha, localizada a cerca de 100 quilômetros de Berlim e perto da fronteira com a Polônia, não aparece com muita frequência nas manchetes. Mas, agora, diz Mahro, Guben representa a capacidade crescente do estado de Brandemburgo de atrair investimentos cruciais de indústrias da Alemanha e do exterior orientadas para o futuro.

A empresa teuto-canadense Rock Tech Lithium está planejando construir em Guben o primeiro conversor de lítio da Europa, o que seria um elemento fundamental para as ambições de eletromobilidade da região. Se tudo correr conforme o planejado, a empresa produziria 24 mil toneladas métricas de hidróxido de lítio ao ano – um ingrediente crucial para baterias e suficiente para equipar meio milhão de veículos elétricos com baterias de íons de lítio.

Mudança completa de foco

Como a maioria das áreas da antiga Alemanha Oriental, que esteve sob o regime comunista até 1989, Guben teve que se reinventar quase completamente após a reunificação alemã em 1990. Naquela época, a maioria de suas antigas indústrias se desfez e a população da cidade encolheu pela metade. O processo de reestruturação nunca parou, e quando os legisladores alemães decidiram em 2020 acabar completamente com a exploração de carvão, a área de mineração de linhito a céu aberto em volta de Guben ficou novamente em choque.

“Quando começou o debate sobre um possível fim da exploração de linhito na região, há cerca de cinco anos, nos reunimos na prefeitura e discutimos o que seria necessário para criar empregos alternativos”, disse Fred Mahro à DW. “Ficou claro que precisávamos atrair novos negócios e que eles precisariam de locais adequados, por isso não perdemos tempo e obtivemos permissão das autoridades para construir novas plantas em nosso enorme parque industrial.”

A Rock Tech Lithium está investindo cerca de 470 milhões de euros em sua futura planta em Guben. Um atrativo foi o fato de as bases já estarem preparadas. A empresa não tinha dúvidas de que queria uma localização na Europa para seu conversor, já que o continente assume a liderança em eletromobilidade e aspira aumentar sua autossuficiência em indústrias críticas.

Intel em Magdeburg
Fábrica da Intel em Nagdeburg deve ficar pronta em 2027

Isso é especialmente importante agora que a União Europeia está a caminho de proibir a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2035. Com essas grandes mudanças chegando, a empresa teuto-canadense pode contar com uma demanda crescente por baterias para veículos elétricos nos próximos anos.

“Procuramos em toda a Europa um local de produção adequado, mas no final priorizamos Guben, pois nosso foco não é apenas produzir hidróxido de lítio, mas também a sustentabilidade”, disse o CEO da empresa, Markus Brügmann, à DW. “Guben já havia se desenvolvido como um local industrial e possui uma conexão ferroviária que nos permitirá evitar o transporte com caminhões.”

O elo faltante na cadeia de valores

O empresário acrescentou que a localização estado de Brandemburgo tornou-se quase obrigatória, considerando as últimas atividades industriais na área ao redor de Berlim. “Basta olhar para o que está acontecendo em Brandemburgo em termos de importância da bateria elétrica e cadeia de suprimentos. Estamos apenas fechando uma lacuna”, explicou Brügmann.

“Você tem tudo aqui, desde a produção de carros elétricos até a fabricação de baterias, mas ainda não tem a produção de hidróxido de lítio, é aí que entramos. Então, estrategicamente, estamos no lugar certo em Guben com clientes em potencial por perto.”

Com as negociações sobre seu investimento em Guben em andamento, a Rock Tech Lithium não quer divulgar quem podem ser seus futuros clientes. Basta dizer que Brandemburgo também abriga uma montadora da Tesla e uma grande fábrica da BASF onde serão produzidos materiais ativos de cátodo, que também são necessários para baterias de íons de lítio.

Brügmann diz que já em 2030 cerca de metade dos materiais a serem usados ​​pela sua empresa em Guben serão provenientes de baterias recicladas.

“Não há dúvida de que a grande mudança para a eletromobilidade ajudou as recentes atividades de investimento no leste da Alemanha”, disse Claus Doll, gerente de projetos do Instituto Fraunhofer para Pesquisa de Sistemas e Inovação (Fraunhofer ISI), à DW. “Se a Alemanha continuasse a impulsionar a tecnologia de motores de combustão, teria sido muito mais difícil para eles garantir uma fatia maior do bolo, mas agora as estruturas tradicionais estão sendo desmanteladas à medida que novas tecnologias que não existiam antes estão avançando”.

Vantagem do leste é o espaço

O que ajudou as autoridades no leste da Alemanha é que os estados predominantemente rurais e menos densamente povoados, como Brandemburgo e Saxônia-Anhalt, oferecem melhores oportunidades de investimento em áreas verdes do que as tradicionais regiões industriais no oeste e sudoeste da Alemanha.

“Uma grande vantagem que o leste da Alemanha tem é que não falta espaço para grandes projetos, um espaço que é muito mais difícil encontrar no oeste da Alemanha”, disse Doll. “E há um profundo interesse em novas tecnologias e na indústria em geral. As comunidades de lá também oferecem muitos incentivos para atrair negócios e projetos, que muitas vezes são implementados mais rapidamente no leste devido a menos burocracia e uma abordagem mais prática. “

A disponibilidade de amplos espaços para novos projetos acabou sendo uma grande vantagem, seja para a enorme fábrica de carros elétricos da Tesla em Grünheide, Brandemburgo, ou para o plano da fabricante de chips Intel de construir várias fábricas de semicondutores por 17 bilhões de euros em Magdeburg, no estado de Saxônia-Anhalt .

Fábrica da Tesla no leste alemão
Unidade da Tesla em Grünheide

“O espaço pode não ser relevante para todos os projetos, mas certamente é para os grandes, como os investimentos da Tesla e da Intel, quando estamos falando de pelo menos 100 hectares cada”, concorda Robert Hermann, co-CEO da agência Germany Trade & Invest. “Essas grandes áreas disponíveis são definitivamente mais fáceis de encontrar no leste da Alemanha”, disse ele à DW.

Investimentos em produção e não em pesquisa

Uma grande parte dos investimentos no leste da Alemanha tem sido destinada à produção e não tanto à inovação ou pesquisa e desenvolvimento (P&D), onde podem ser encontrados empregos com salários mais altos. “Pesquisa e desenvolvimento estão ocorrendo principalmente nos tradicionais centros ocidentais da indústria automobilística alemã”, disse Claus Doll. “Mas há esperança de que os novos locais de produção no leste da Alemanha atraiam gradualmente mais grupos de pesquisa. Precisamos de uma melhor tecnologia de armazenamento para energias renováveis, e muitas pesquisas sobre isso já estão em andamento no leste do país.”

A Germany Trade & Invest, responsável por comercializar a Alemanha como um local de negócios e atrair empresas, concorda que uma mudança para mais P&D no leste da Alemanha já está em andamento. “Os grandes projetos de investimento de empresas como CATL [maior produtor de baterias de íons de lítio da China] na Turíngia, Rock Tech Lithium em Brandemburgo ou Intel na Saxônia-Anhalt, todas no leste da Alemanha, sem dúvida contribuirão para atrair mais P&D e inovação para a região”, argumentou Robert Hermann, do GTAI. “A Tesla, por exemplo, já anunciou que parte de sua pesquisa sobre células de bateria acontecerá em Brandemburgo e Berlim.”

Dilema energético é um desmancha-prazeres?

Não importa qual empresa se instale no leste da Alemanha, ela precisará de um fornecimento constante de energia para a produção. “As energias renováveis ​​cobrem cerca de 95% das necessidades de eletricidade do leste da Alemanha, e isso é crucial para muitos investidores”, disse Hermann. “Muitas vezes, isso influencia a decisão de onde investir, pois se quer produzir de forma sustentável e sinalizar essa sustentabilidade para os clientes”.

Embora grande parte da eletricidade do leste da Alemanha venha de fontes renováveis, às vezes pode não ser confiável. Muitas indústrias precisam de fontes adicionais de energia, como petróleo ou gás, para operar suas instalações. A guerra da Rússia na Ucrânia e as sanções ocidentais que se seguiram mudaram tudo, com suprimentos da Rússia não mais garantidos e famílias e empresas alemãs se preparando para uma crise de energia nos meses de inverno. Isso certamente também preocupa o prefeito de Guben.

“Os investidores podem ficar com receio devido aos problemas de energia à frente”, admitiu Fred Mahro. “A questão é quando seremos capazes de passar quase inteiramente sem gás. Isso é algo que não posso imaginar agora para muitas indústrias, incluindo as de Guben”. O executivo-chefe está confiante de será encontrada uma solução. “Não vemos isso como o fim de nenhum investimento aqui”, enfatizou Markus Brügmann.

“Esperamos que haja alternativas de outras fontes; também temos um plano para usar hidrogênio que pode eventualmente substituir o gás natural, mas no começo precisaremos de gás natural, gás natural liquefeito e estamos confiantes em garantir o quantidade de GNL que precisaremos a partir de 2024, quando a produção está programada para começar.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário3 minutos ago

Harrison e Beto Simonetti entregam primeira fase da nova sede da OAB-PB

Saúde4 minutos ago

Brasil recebe certificação de país livre da filariose linfática como problema de saúde pública

ECONOMIA6 minutos ago

Produção industrial recua 1,4% em julho

ECONOMIA10 minutos ago

Empreender PB realiza ação conjunta com Cehap e Semdh e assina contratos com mulheres em Santa Rita

Internacional14 minutos ago

Ofensiva na Faixa de Gaza segue em meio a ataques do Irã contra Israel

Internacional16 minutos ago

EUA prometem consequências severas a ataque do Irã

Internacional18 minutos ago

Ataque a tiros em Tel Aviv mata ao menos 4 antes de ofensiva iraniana

Esporte22 minutos ago

‘Não quero ser visto como substituto de Hamilton’, diz Antonelli

Esporte25 minutos ago

Santos se reapresenta e Carille busca consistência para desafio fora de casa

ECONOMIA28 minutos ago

Brasil pode obter grau de investimento até 2026, diz Haddad

Nacional32 minutos ago

Valdemar diz que PL gastou todo bilhão que partido tinha para eleição

Judiciário35 minutos ago

PGR tenta derrubar decisão de Toffoli que anulou processos envolvendo empresário na Lava Jato

Segurança Pública45 minutos ago

Vigilantes acatam “promoção” no nome, mas apontam questão salarial como mais importante

Segurança Pública47 minutos ago

Exército revela que investe, em média, R$ 148,5 mil a mais por cada residência funcional de oficiais militares em comparação às residências funcionais de praças

Segurança Pública49 minutos ago

Exército divulgou dados incorretos sobre construção de PNRs para militares. Após questionamento, foi descoberto que número de casas construídas foi menor

ENTRETENIMENTO56 minutos ago

Como controlar emoções descontroladas

Internacional1 hora ago

Jimmy Carter se torna o primeiro ex-presidente dos EUA a completar 100 anos

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Sente-se fraco? Leia esta bela passagem de ‘Story of a Soul’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Bactérias podem ajudar a substituir insumos químicos no setor florestal

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Método é capaz de detectar micotoxina diretamente nos grãos de milho

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

El Niño reduz chuvas no Distrito Federal e impacta produtividade da soja

Politíca1 hora ago

Dia Internacional das Pessoas Idosas: Léa vai ampliar serviços de saúde, garantir opções de atividades físicas e promover capacitação

Esporte2 horas ago

Cícero destaca crescimento do esporte em João Pessoa durante encontro com entidades esportivas

ESTADO2 horas ago

Pollyanna anuncia conjunto habitacional em Pombal e enfatiza importância do direito à moradia: “Segurança e bem-estar”

CIDADE2 horas ago

Prefeito Léo Martins toma decisão insensata: mais de 100 funcionários serão demitidos da Prefeitura de Sobrado

Internacional3 horas ago

Enviada da ONU diz que combates reduziram na RD Congo após acordo

Nacional3 horas ago

Avião de Lula enfrenta problema técnico em retorno do México: presidente aguarda troca de aeronave

Politíca3 horas ago

Ruy vai criar pontos de apoio para profissionais que atuam por meio de plataformas de aplicativo em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Uso da internet cresce 47,32% entre idosos em quatro anos; lei de Jutay amplia inclusão digital na Paraíba

Segurança Pública3 horas ago

Proposta institui medidas para acolher vítima de estupro, assédio e exploração sexual

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br