Connect with us

Internacional

Plano de emergência da UE compensará a falta do gás russo?

Comissão Europeia espera amainar a crise do combustível fóssil, gerada por corte de abastecimento russo, com diretrizes baseadas em apoio mútuo entre Estados-membros. Questionável é se o apelo à solidariedade funcionará

Que regras vigorarão na União Europeia se houver escassez de gás?

Se após o fim dos trabalhos de manutenção do gasoduto Nord Stream 1, a Rússia não restabelecer o fornecimento, entra em vigor uma diretriz da UE para garantia do abastecimento de gás, de 2017, devidamente abreviada Regulamento SOS (Security Of Supply).

Para enfrentar mais essa consequência indireta da guerra na Ucrânia, os Estados-membros deveriam ter desenvolvido planos de emergência e um sistema de alarme em três estágios. No entanto nem todos os governos fizeram seu dever de casa.

Os membros da UE são divididos em grupos regionais, que partilham riscos comuns. Um deles é o dos Países Bálticos (Estônia, Letônia, Lituânia) e a Finlândia, que até agora dependiam inteiramente do gás russo e em parte já procuram alternativas. Outro grupo reúne Portugal, Espanha e França, que só importam pouco gás da Rússia e não seriam atingidos diretamente por uma suspensão do fornecimento.

Segundo o Regulamento SOS, em caso de crise os países-membros teriam a obrigação de se ajudar de modo “solidário”, ou seja, fornecer-se gás reciprocamente e trocar informações. Além disso, seus reservatórios devem estar pelo menos 80% cheios, antes do período em que o uso da calefação se faz necessário. Segundo especialistas, contudo, ambos os compromissos ficam extremamente difíceis de cumprir na falta total do maior fornecedor, a Rússia.

Que papel ocupa a Alemanha no mercado de gás da UE?

A Alemanha é a maior importadora da Europa do combustível fóssil russo, e importante país de trânsito para o gás transportado pelo Nord Stream e outros gasodutos.

Uma questão a esclarecer é se, em caso de corte total desse fluxo, o país teria que passar adiante para outros Estados-membros o gás que recebe da Noruega ou da Holanda, por exemplo, mesmo estando, ela própria, atingida pela carestia.

No momento o ministro da Economia Robert Habeck negocia com países vizinhos sobre o fornecimento em caso de emergência: “Temos que estudar as eventualidades e determinar o que acontecerá e quando, exatamente. Ou seja: quando se decreta a escassez de gás, em que países, em que estágios”, comentou durante encontro com seu homólogo tcheco, Josef Sikela.

Habeck fechou um acordo com Praga segundo o qual a escassez será administrada em conjunto, para que nenhum país europeu seja excessivamente prejudicado. A República Tcheca, por exemplo, recebe seu gás quase exclusivamente pelos gasodutos alemães, assim como a Polônia. A Suíça depende inteiramente do fornecimento através da Alemanha.

A “solidariedade” vai funcionar no abastecimento de gás na UE?

O Regulamento SOS da UE prevê que o gás só tem que ser fornecido aos Estados que tenham decretado estado de emergência e tomado todas as medidas para reduzir o consumo.

A compra e venda segue sendo regulada por fornecedores em parte privados, em parte estatais, o que constitui um processo complexo em tempos de crise. Até o momento a UE descarta um teto máximo para os preços, como sugerido pela Itália, considerando a medida contraproducente.

A Hungria declarou estado de emergência, proibindo todas as exportações de energia e, portanto, se excluindo de vez da comunidade solidária. Georg Zachmann, especialista em energia do think tank Bruegel, de Bruxelas, critica a medida: “Para um país sem portos, com um consumo de 10 bilhões de metros cúbicos e reservas de apenas 3 bilhões de metros cúbicos, não estou seguro de que seja uma decisão muito inteligente.”

A Comissão Europeia vem instando os países-membros a fecharem acordos recíprocos de fornecimento soildário, já que Bruxelas não oferece uma organização centralizada, por quotas ou outros meios. Até agora a Alemanha fechou três acordos: com a Dinamarca, Áustria e República Tcheca. Há outros, envolvendo os Países Bálticos e a Finlândia, assim como entre a Itália e a Eslovênia.

As relações de propriedade entre os fornecedores são igualmente complexas, já que as participações dentro do mercado interno da UE são muitas vezes transnacionais. Por exemplo: o Estado finlandês é proprietário de parte da maior operadora de gás da Alemanha. Assim, não é simples determinar quem salva quem, se empresas privadas entrarem em apuros.

O que os Estados da UE estão fazendo para evitar a crise do gás?

A busca por alternativas transcorre sob pressão máxima. Os Países Bálticos e a Alemanha apostam em mais gás liquefeito do Oriente Médio ou dos Estados Unidos – que em parte só poderá ser entregue através de terminais flutuantes, a serem ainda construídos.

A Itália compra gás natural da Argélia e do Azerbaijão, e da Noruega, Reino Unido, Argélia e Holanda estão vendendo contingentes adicionais a preços cada vez mais altos.

No entanto, a Comissão Europeia, estima que nada disso bastará para compensar as lacunas do fornecimento russo, e urge a que se economize e reduza o consumo por determinadas instalações públicas.

O que prevê o plano de emergência energética da União Europeia?

Na penúltima semana de julho, a Comissão Europeia apresentará um plano de emergência para o fornecimento de energia. Segundo este, a eletricidade das usinas de gás será prioritariamente destinada ao aquecimento e uso na cozinha para os consumidores privados. Em princípio a indústria ficará em segundo plano.

Além disso, nas estações frias o aquecimento de repartições públicas e locais de trabalho ficará limitado a 19ºC. Parte-se do princípio que a poupança nas residências e empresas permitirá compensar cerca de um terço da lacuna de abastecimento resultante da falta do gás russo.

Quanto as demais dois terços, dentro de 12 dias os ministros de Energia da UE deliberarão que medidas adotar, numa reunião extraordinária. Está decidida a criação de uma plataforma para compra conjunta de gás, mas ela ainda não está em funcionamento.

A Alemanha discorda em parte da estratégia da UE. Antes, o país também anunciara que, na distribuição de energia, as residências privadas teriam prioridade perante a indústria. Porém recentemente o Ministério da Economia sugeriu que a regra não se aplicará necessariamente em caso de escassez extrema. O argumento é que a diretriz da UE se refere a uma breve interrupção de abastecimento em países isolados, mas não a uma escassez abrangente como a atual.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE24 minutos ago

Prefeito Léo Martins toma decisão insensata: mais de 100 funcionários serão demitidos da Prefeitura de Sobrado

Internacional1 hora ago

Enviada da ONU diz que combates reduziram na RD Congo após acordo

Nacional1 hora ago

Avião de Lula enfrenta problema técnico em retorno do México: presidente aguarda troca de aeronave

Politíca2 horas ago

Ruy vai criar pontos de apoio para profissionais que atuam por meio de plataformas de aplicativo em João Pessoa

Politíca2 horas ago

Uso da internet cresce 47,32% entre idosos em quatro anos; lei de Jutay amplia inclusão digital na Paraíba

Segurança Pública2 horas ago

Proposta institui medidas para acolher vítima de estupro, assédio e exploração sexual

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Moradia rural: projeto prioriza integrantes de cooperativas e associações

Educação & Cultura2 horas ago

PNE deve assegurar rede inclusiva com escolas especializadas, aponta debate

Judiciário2 horas ago

Leis aprovadas nas últimas três décadas protegem a população idosa

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Inscrições para concurso da Fundação PB Saúde seguem até próxima semana

Politíca2 horas ago

Justiça proíbe Walber Virgolino de usar veículos públicos e símbolos oficiais em campanha

Segurança Pública2 horas ago

PF apreende maconha e medicamento proibido no Brasil em encomendas

ESTADO2 horas ago

Juiz do TRE manda retirar tornozeleira eletrônica de Lauremília Lucena

Politíca3 horas ago

Michelle Bolsonaro visita João Pessoa em apoio à candidatura de Marcelo Queiroga à Prefeitura

CIDADE4 horas ago

Justiça determina soltura de vereadora Raíssa Lacerda com imposição de medidas cautelares rigorosas

ESTADO4 horas ago

Dia das Pessoas Idosas: Marmuthe renova o compromisso de luta pela garantia de direitos

Segurança Pública5 horas ago

Estado da Paraíba apoiará emprego de tropas federais durante eleições, afirma secretário de segurança

Judiciário5 horas ago

Eleitores estão protegidos: saiba como funciona a proibição de prisão durante as Eleições 2024

Judiciário6 horas ago

TRE Esclarece Silêncio de Juiz Federal sobre Processo de Laurência Lucena

Educação & Cultura8 horas ago

Alunos da Rede Municipal de João Pessoa são premiados em torneio do projeto Xadrez na Praça 

Educação & Cultura8 horas ago

Abertas inscrições para processo seletivo de bolsistas para o programa Paraíba Produtiva

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Frango Frito (melhor que KFC e Popeyes)

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Paraíba ultrapassa a marca de 1 milhão de empregos formais criados e taxa de desocupação cai de 17,3% para 8,6% em quatro anos

Educação & Cultura8 horas ago

Educação divulga resultado dos selecionados para a fase 3 do Programa Ouse Criar

ESTADO8 horas ago

João Azevêdo anuncia pagamento via Pix para tributos e facilita o ambiente de negócios na Paraíba 

Politíca8 horas ago

Em final de semana decisivo para a eleição, Veneziano intensifica presença e apoio do MDB nas campanhas municipais da Paraíba

Judiciário8 horas ago

Guarda dos filhos, alienação parental e pensão: como a Justiça media e humaniza esses conflitos

Judiciário9 horas ago

Por que é constitucional a PEC que permite ao Congresso suspender decisões do STF?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 horas ago

Eleições 2024: inteligência artificial revoluciona campanhas eleitorais no Brasil

Judiciário10 horas ago

INSS destaca regras específicas dos caminhoneiros para contribuir como MEI

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br