CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como ‘vencer’ o algoritmo das redes sociais — e por que você deveria tentar
Base de funcionamento das redes sociais, algoritmos podem aperfeiçoar sugestão de anúncios publicitários e limitar descoberta de conteúdos diferentes; saiba driblá-los
Os algoritmos das redes sociais são responsáveis por analisar a atividade de cada usuário e oferecer publicações que semelhantes ao conteúdo com o qual que eles já interagiram. Embora algumas recomendações sejam bem-vindas, esse mecanismo pode te limitar a certos nichos e impedir a descoberta de outros tipos de conteúdo. Além disso, como estudam o comportamento do usuário, os algoritmos também podem ser incômodos e encher seu feed com anúncios publicitários de algum produto relacionado às suas pesquisas e interações na rede social.
Tentar driblar os algoritmos, portanto, é uma boa opção para ter mais controle sobre os conteúdos que você vê nas redes sociais e usá-las com mais autonomia. Pensando nisso, o TechTudo explica, nas linhas a seguir, o funcionamento dos algoritmos, como eles impactam a experiência de navegação nas redes sociais e lista quatro formas para tentar “vencê-los”.
Lista apresenta dicas para driblar os algoritmos das redes sociais
O que é algoritmo?
Algoritmos são sequências de raciocínios ou instruções que um software qualquer precisa executar para chegar a determinado resultado. Base de funcionamento de muitos sistemas computacionais, eles têm diversas funções, que vão desde calcular rotas em aplicativos de mapas, como o Waze, até proteger seus dados pessoais por meio de sistemas de criptografia. Nas redes sociais, os algoritmos são usados para entender o comportamento de cada usuário e exibir exatamente o tipo de conteúdo que eles gostam de ver, bem como para direcionar anúncios publicitários.