AGRICULTURA & PECUÁRIA
Brachiaria: qual melhor manejo de solo para o pasto?
Confira as recomendações do zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural, apresentada no quadro Giro do Boi Responde
Para a Brachiaria: qual melhor manejo de solo para o melhor estabelecimento dessa variedade de pastagem? A dúvida é do pecuarista Evanio Borges, do município de Pratinha (MG).
Ele escreveu para o Giro do Boi dizendo que seus pastos estão sem adubação. A Brachiaria está fraca e pretende fazer uma adubação por cobertura.
O produtor perguntou se isso vai dar resultado ou se é melhor arar a terra e logo após jogar ureia?
O esclarecimento foi destaque no quadro Giro do Boi Responde desta sexta-feira, 15. Quem respondeu foi o zootecnista Tiago Felipini, consultor da Alcance Planejamento Rural.
Análise do solo, em primeiro lugar
Para o especialista, antes de fazer qualquer coisa na área da Brachiaria, o importante é o pecuarista fazer uma boa análise de solo.
A partir dela, é que deverão ser feitos os manejos necessários, pois, dependendo das necessidades da terra, há procedimentos a se seguir.
“Não adianta nada, arar o solo, por exemplo, e a resposta não pode ser nem 50% do potencial do adubo. Então é preciso corrigir o solo, primeiramente”, diz Felipini.
Como fazer uma boa análise de solo
Para a análise de solo é necessário fazer uma boa amostragem de solo. O ideal é ter pelo menos dez amostras de diferentes lugares da área que se quer corrigir.
A profundidade das amostras deve ser de até 20 centímetros.
Fonte: Giro Boi