CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Como fazer automação de WhatsApp e quais as principais vantagens
Ferramentas de marketing digital podem tornar suas estratégias muito mais eficazes, além de otimizar o tempo da sua equipe, que fica livre para focar em outras ações. Uma automação de WhatsApp pode ser um recurso valioso para esse processo, permitindo praticidade no envio de mensagens que fazem parte da rotina da empresa.Tudo o que você precisa saber sobre Automação de Marketing
Segundo uma pesquisa realizada pela Infobip, 99% das pessoas entrevistadas têm o aplicativo de mensagens instalado em seu smartphone, e 80% usam o WhatsApp para se comunicar com marcas. Seja para buscar informações, procurar suporte técnico ou efetuar compra de produtos ou serviços, a automação de marketing é essencial para qualificar leads no funil ou manter o consumidor ativo, por exemplo.
Neste post, você vai entender melhor o que é a automação de WhatsApp e como fazê-la para melhorar os resultados do seu negócio. Boa leitura!
O que é automação de WhatsApp?
Você provavelmente já se deparou com o seu WhatsApp cheio de mensagens que precisam ser respondidas. Para uma conta voltada para negócios no aplicativo, como a de uma loja de roupas ou do suporte de uma plataforma SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço), a quantidade de conversas pendentes tende a ser ainda maior que a de uma conta pessoal. Isso certamente dificulta o fluxo de resposta.
Para manter um bom atendimento, bem como fazer a gestão de relacionamento com o cliente de forma eficiente, a automação de WhatsApp é um recurso essencial. Essa ferramenta permite que você crie um fluxo de respostas automáticas para cada tipo de gatilho: ou seja, a depender da mensagem recebida, o WhatsApp da sua empresa pode responder automaticamente com o que o cliente procura.
Como ela funciona?
A automação de WhatsApp pode ser feita por meio de plataformas que fazem a integração com o aplicativo, bem como a API oficial da marca. Com esse recurso conectado ao WhatsApp, você pode definir gatilhos e a resposta automática para cada um, ou mesmo um menu de opções iniciais.
Quais as vantagens da automação de WhatsApp?
Fazer a automação de processos de marketing é uma estratégia eficaz para melhorar o fluxo de trabalho da equipe, de modo que ela ganha tempo para se dedicar a outras tarefas. Afinal, quando falamos de planejamento e produtividade, todo tempo extra é bem-vindo, certo? É aqui que a automação de marketing via WhatsApp se torna realmente vantajosa. Veja, a seguir, 3 grandes vantagens de investir na automação para WhatsApp:
- Autoatendimento rápido: ao criar fluxos de mensagens com menu inicial e opções diferentes de resposta automática, você permite que o próprio contato resolva pequenos problemas ou solucione dúvidas cotidianas com facilidade e rapidez.
- Qualificação de lead: um contato inicial feito pela automação de mensagens pode fornecer as informações necessárias para qualificar um lead antes de enviá-lo para o time comercial, sendo importante para o fluxo do seu funil de vendas.
- Integração com outros sistemas: aproveitar a qualificação do lead, com a integração com outros sistemas como um CRM, é possível transferir essas informações para o contato armazenado na sua base de dados, para análises de cliques em CTAs e dúvidas recorrentes.
Como fazer a automação de WhatsApp?
- Configure o WhatsApp Business
- Defina uma mensagem de saudação e ausência
- Crie respostas automáticas e envie mensagens em massa
Existem diversas maneiras de planejar sua automação para WhatsApp. Por exemplo, com o WhatsApp Business (conta para negócios), é possível definir mensagens de saudação e de ausência no próprio aplicativo. Contudo, com uma ferramenta paga, é possível enviar mensagens em massa, criar chatbots e até mesmo respostas automáticas simples.
Confira, a seguir, algumas das opções para fazer a automação de WhatsApp
1 – Configure o WhatsApp Business
O primeiro passo é configurar a ferramenta, adicionando todas as informações necessárias para criar o perfil comercial do seu negócio no aplicativo. Por isso, insira dados como nome da empresa, endereço, qual o setor de atuação, site e escreva uma mensagem de destaque. Você também pode definir os horários de atendimento nessa etapa.
2 – Defina uma mensagem de saudação e ausência
Ao baixar o WhatsApp Business, versão do aplicativo para empresas, e cadastrar o seu negócio, você pode configurar suas ferramentas comerciais e definir uma mensagem de saudação, que será ativada sempre que um contato enviar uma mensagem pela primeira vez.
Além disso, por meio desse aplicativo oficial do WhatsApp, você pode definir também mensagens de ausência que serão enviadas sempre que um contato mandar algo fora do seu horário de funcionamento, que você pode definir nas próprias configurações.
3 – Crie respostas automáticas e envie mensagens em massa
Se você optar por integrar seu WhatsApp Business a outra ferramenta específica para automação de marketing, é possível enviar mensagens em massa, como cupons de desconto para clientes inativos ou mensagens de atualizações sobre instalação ou sistema.
Algumas plataformas também permitem que você configure gatilhos e respostas automáticas, ou seja, mensagens que serão enviadas de acordo com certas palavras ou combinações de palavras que foram recebidas na conversa. No caso de um restaurante, um gatilho poderia ser “cardápio” ou “menu” para enviar a lista de opções ou mesmo um arquivo.
Quais as melhores ferramentas para isso?
Para automatizar esse fluxo de trabalho de forma completa, o ideal é contar com uma ferramenta mais robusta, que ofereça diversas opções de personalização dos gatilhos e respostas automáticas. Existem opções de CRM (como o CRM grátis da HubSpot por exemplo) que podem ser conectadas ao WhatsApp Business por meio de uma API de integração, sendo possível criar formulários, relatórios e gatilhos.
Mais algumas ferramentas para essa integração são:
Qual é a relação entre automação de WhatsApp e CRM?
Ter um CRM integrado ao WhatsApp é uma boa solução para manter uma comunicação simples e eficaz no dia a dia com os clientes e aumentar a taxa de abertura de mensagens e interação, além de oferecer praticidade para o cliente com um tempo de atendimento mais rápido.
Com uma plataforma de CRM, você pode integrar informações sobre o contato, mantendo um histórico de conversas realizadas, perguntas mais frequentes e outros dados relevantes. Isso facilita muito o controle sobre as estratégias usadas e seus resultados. Se você já usa a HubSpot, veja como fazer a integração com o WhatsApp aHubSpotqui!
Agora que você já viu o que é e como fazer a automação de WhatsApp, certamente ficaram nítidas a praticidade e eficácia desse tipo de ação, bem como a otimização de tempo que é possível conseguir. A automação de marketing, portanto, é capaz de aumentar as vendas com pouco esforço.
Fonte: HubSpot