Educação & Cultura
“Não consigo estudar”: conheça 14 meios mais divertidos
Às vezes a gente até quer continuar estudando mais um pouco, mas sabe quando já estamos ali há horas em cima dos livros didáticos e bate aquele cansaço que te faz concluir: “não consigo estudar mais”?
Pensando nisso, a gente traz aqui para vocês sugestões de outros meios mais divertidos para você conseguir estudar de maneiras mais leves, nos intervalos dos livros.
Além de tirar os olhos das apostilas da escola ou da faculdade por um tempo – o que dá a sensação de estarmos relaxando – utilizando estas técnicas para quem não consegue estudar mais você poderá ampliar a sua visão sobre diversos assuntos e aumentar o seu repertório para redações, por exemplo.
Aprendizado nunca é demais, e quando você consegue estudar fazendo relações entre seu conhecimento de mundo e o assunto da matéria da escola ou da faculdade, isso é muito valorizado pelos professores.
Se você também não consegue estudar mais, veja agora estes 14 meios de estudar sem ser pelos livros didáticos! 😉
14 meios menos entediantes do que as apostilas para quem não consegue estudar mais
1. Jornais
Consegue pensar em maneira melhor para estudar os assuntos da atualidade do que lendo jornais? Provas como a do Enem exigem que você saiba o que está acontecendo no mundo. Então, é muito importante usar os jornais também como um meio para estudar. Os maiores são O Estado de S.Paulo e a Folha de S.Paulo, mas O Globo e Valor Econômico também são bem interessantes. Esse último, principalmente se você estiver fazendo uma faculdade de Administração ou Ciências Econômicas, por exemplo.
2. Portais de Notícias
Assim como os jornais, os portais de notícias têm o papel de manter você informado sobre os assuntos da atualidade. A vantagem é que você pode ir atrás daquilo que não ficou muito claro e já tirar suas dúvidas ali mesmo, navegando no Google. Não consegue estudar e quer dar uma pausa? Acesse portais como UOL e G1. Esses são bons exemplos desse meio de estudar os assuntos da atualidade.
3. Rádio
Além de música, as rádios também são fontes de informação. Uma ótima alternativa para quem já não consegue estudar mais, né? Existem aquelas que têm programas de notícias em horários específicos, como a Jovem Pan, mas também há rádios muito boas dedicadas ao noticiário 24 horas por dia. Conhece a Band News FM? É ótima! Tem também a CBN, a Eldorado e muitas outras!
4. Revistas
Fazer a leitura de revistas de seu interesse, além de muito divertido, também é uma forma de estudar. Seja qual for o assunto, você nunca sabe quando pode usar algo que leu para fazer uma citação em sua redação ou associar com o assunto que você está estudando. Por exemplo, se você está lendo uma reportagem sobre um determinado país em uma revista de viagens, vai poder falar sobre como anda o turismo nesse país em uma redação sobre a economia desse lugar. Se você faz faculdade de Turismo, então, nem se fala, né? Mas isso serve também para revistas de curiosidades, como a Superinteressante, ou mesmo para ler uma análise mais ampla dos fatos atuais que você vê no jornal. Isso você pode encontrar em publicações um pouco mais densas, como Época, Carta Capital, IstoÉ, Veja e muitas outras.
5. Telejornais
Não consegue estudar mais porque cansou de ler? Então aí está mais uma forma de você se manter atualizado sobre o que está rolando no mundo. Mas lembre-se de que o legal é complementar o que você assiste na TV com a rádio, os jornais, as revistas e os portais de notícias. Assim você poderá comparar diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto para conseguir dominá-lo muito melhor. 😉
6. Facebook
Já pensou em conseguir estudar pelo Face? Não é piada, gente! Dá para aprender muita coisa no Facebook, só depende de quem você segue. Existem muitos perfis e páginas com conteúdo informativo e especializado sobre assuntos que podem ter relação com as suas provas. Muito amigos também compartilham notícias que podem te ajudar a aumentar o seu conhecimento. É só ver as coisas com o olhar de estudante curioso para conseguir extrair o melhor de tudo. 😉
7. Twitter
O Twitter, em muitos países, é um dos principais canais usados para informação. Jornalistas usam como ferramenta de trabalho, sabia? Então por que não usá-lo como ferramenta para conseguir estudar? Além de divertir, a plataforma permite compartilhar facilmente links e ideias de forma rápida e curta. Assim, pra quem não tem tempo a perder, né? 😉
8. Youtube
Gentem, vocês têm ideia da quantidade de conteúdo maravilhoso que se encontra no Youtube?! É lindo! Seja qual for o assunto da escola ou da faculdade que você procurar, certamente vai encontrar vídeos muito bons para estudar! Tem entrevistas, depoimentos, dicas e explicações. Com ou sem humor, podem te ajudar muito os vídeos de canais como Superdidático, Universidade Capenga, Débora Aladim, Minutos Psíquicos, ProEnem – Enem 2017, Inglês com Séries, Se Liga Nessa História, Ciência Todo Dia, Acredite ou Não, Vestibular em Cena, Canal Inteligente, Ponto em Comum e muitos outros! Conta aqui pra gente nos comentários quais são os seus canais preferidos no Youtube para estudar! 😉
9. Livros de Ficção
Leitura nunca é demais! Quem lê escreve melhor. Então, se você estiver lendo um romance, um mangá, uma história policial ou de ficção científica, pode acreditar: você está estudando Língua Portuguesa sem nem perceber! Crepúsculo, 50 Tons de Cinza, Como eu Era Antes de Você, Eu Fico Loko, O Pequeno Príncipe… Gente, tudo, absolutamente tudo, mas tudo mesmo é válido! Além disso, se você citar um livro em uma redação para ilustrar o assunto, vai ser chique demais, né?
10. Netflix
A gente já deu aqui uma lista enoooorme de séries e filmes para estudar História que você pode encontrar na Netflix, vocês viram? Mas, além de História, você pode encontrar na Netflix filmes para estudar outras matérias da escola também, como Inglês e Espanhol. Assistindo a produções com legenda, você pode prestar atenção para aumentar o seu vocabulário. Se você já estiver em um nível mais avançado, pode experimentar assistir aos filmes sem legenda, no idioma original. Topa esse desafio? 😉
11. Games
“Não consigo estudar, vou jogar videogame!” Quem nunca disse isso, né? Se você já leu a matéria da Revista Quero “Estudar demais faz mal: 4 sinais de quem está prestes a surtar” e concluiu que precisa dar um break, se liga nesta dica. Para diminuir um pouco a sua culpa por estar descansando um pouquinho, veja as 11 sugestões de jogos para estudar para o Enem que já demos aqui na Revista Quero também. Por meio dos games, além do Inglês, você pode estudar matérias como História, Geografia, Matemática, Química e Língua Portuguesa.
12. Bate-papo com amigos
Você já parou para pensar o quanto a gente pode aprender conversando com os amigos? (Tá certo que sai muita bobagem pra gente dar risada também, né? hahaha!) Mas todo mundo tem algo para ensinar ou uma experiência para contar, que faz você associar com um fato da atualidade, ou mesmo uma visão diferente de um mesmo assunto. A melhor forma de aprender é ouvir o que o outro tem a dizer. Então, conversar, concordar, discutir, discordar, argumentar e defender seu ponto de vista reforça seu posicionamento sobre um determinado assunto ou mesmo pode te fazer mudar de ideia. Tudo isso aumenta seu repertório e te ajuda na hora da redação ou de responder questões discursivas. Se você não consegue estudar, chame os amigos para passar uma tarde em casa, conversem sobre o que acham das matérias e procurem encontrar relações entre o que vocês estudam e a realidade do dia a dia.
13. Fóruns de discussão
Assim como as conversas com os amigos, os fóruns de discussão são ótimos canais para você ouvir a opinião dos outros e construir novos argumentos que defendam seu ponto de vista sobre o assunto pelo qual você se interessar em acompanhar.
14. Podcasts
Espalhados pela internet, você encontra muitos canais de podcasts com discussões interessantíssimas sobre vários assuntos que podem te ajudar nos estudos! O legal é que dá para ouvir no busão, no caminho da faculdade ou do trabalho, no seu fone de ouvido. Então, se você não consegue estudar porque passa mal ao ler dentro do transporte público, aí está a solução! Os podcasts de sites como Anticast e Mamilos são ótimas dicas para começar! O site www.b9.com.br/podcasts tem outras sugestões também muito legais de outros canais.
Gostou das dicas? Se você achava que não conseguia estudar, esperamos que tenha se inspirado com essa lista! 🙂
E se você estuda por algum outro meio que não está nesta matéria, além dos livros didáticos, conta aqui pra gente nos comentários para aumentar o repertório de sugestões para a galera que não consegue estudar! 😉