CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Instagram ganha mapa que mostra stories com localização
Com novo recurso do Instagram, dá para ver stories que marcaram o lugar, navegar pela vizinhança e até mesmo buscar estabelecimentos por hashtag
Dar aquela olhada no Instagram de um bar ou restaurante é sempre uma boa dica quando você está escolhendo onde ir. No entanto, nem sempre o perfil do estabelecimento reflete a realidade — ele pode ser menor do que parece, a comida pode não ser tão apetitosa, e por aí vai. A rede social vai tentar ajudar, com um novo recurso chamado Mapa do Instagram. Agora, será possível ver stories de outros usuários com stickers de localização, e até mesmo dar uma olhada no que mais tem na vizinhança.
O Mapa do Instagram fica na busca, na aba ao lado de pessoas, músicas e hashtags. Por lá, você pode ver localizações com o termo buscado. Até aí, nada de novo, mas ao selecionar uma delas, a coisa começa a ficar mais interessante.
Primeiro, é possível ver stories de outros usuários que marcaram o lugar. Antes, a seção tinha apenas posts no feed. Assim, você entende melhor como é o lugar ou tem uma ideia mais precisa de como são os pratos servidos, por exemplo.
Agora também dá para rolar o mapa. Ao fazer isso, estabelecimentos vizinhos aparecem, e você pode consultar mais informações, ver o perfil na rede e visualizar posts e stories marcando aquela localização.
O Mapa do Instagram funciona também com hashtags. Se você procurar “café” e escolher a hashtag “#café”, o mapa vai mostrar estabelecimentos relevantes.
Google admite: Instagram é uma ameaça
Com isso, o Instagram pode se tornar uma alternativa interessante para o Google Maps ou para o Foursquare (que não é mais tão popular assim) na hora de decidir onde comer, tomar um drink ou curtir uma festa.
O movimento, aliás, já era esperado pela gigante das buscas.
Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google, notou que usuários mais jovens recorrem mais a apps como Instagram e TikTok para descobrir novos lugares, deixando a busca e o Maps de lado.
Além disso, esse público prefere navegar de maneira mais imersiva, sem precisar usar a busca por palavras-chave.