CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Experimentos de física sobre energia elétrica atraem mais de 3,3 mil pessoas
A estrutura está disponível gratuitamente no Espaço Energia Itinerante, no Mangabeira Shopping, até esta sexta-feira (29), das 10h às 22h
Já pensou na possibilidade de produzir energia elétrica enquanto pedala uma simples bicicleta ergométrica? Ou em carregar uma pilha com a energia da sua mão? No Espaço Energia Itinerante isso é possível e muito, muito divertido. Em exposição desde o dia 8 deste mês, o espaço já recebeu a visita de quase 3.350 pessoas, de todas as idades.
É o caso de Gael Viana, 11 anos, que aproveitou o período de férias para entender, na prática, como funciona a energia elétrica. “Estudar nos livros, mesmo com os desenhos, não é tão divertido quanto mexer e ver as coisas funcionando. É muito legal ver e experimentar tantas coisas que, na minha cabeça, eram pura teoria para passar nas provas. Agora, posso até explicar tudo aos meus colegas”, comentou Gael.
Montada no primeiro piso do Shopping, a estrutura ficará disponível até esta sexta-feira (29), das 10h às 22h. No local, os visitantes poderão conferir, gratuitamente, diversas experiências, sob a orientação de instrutores de física. Entre elas, o queridinho das crianças e adolescentes: o Gerador de Van de Graaff, que, literalmente, arrepia os cabelos após o toque em sua cúpula. Como o aparelho está isolado da terra, ele acaba ficando eletrizado com cargas da mesma polaridade e que, consequentemente, se repetem, e faz os cabelos da cabeça levitar.
Entre os experimentos, há também a Bobina de Tesla (mostra o princípio do transporte da energia elétrica sem a utilização de fios); Eco Bike (aborda como ocorre a transformação de energia mecânica em eletricidade); maquetes de energia solar e energia eólica e Pilha Humana (expõe o funcionamento básico de uma bateria a partir da Pilha de Volta).
Criado em 2006, o Espaço Energia é parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa oferece aos visitantes a oportunidade de familiarização com a história da eletricidade e ensina técnicas racionais e modernas para utilização do recurso de forma sustentável.