CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Faz diferença tirar foto com celular de cabeça para baixo?
Navegando pelas redes sociais, podemos ver diversas dicas para incrementar nossas fotografias. E uma delas é a “técnica” de virar o celular de cabeça para baixo na hora de tirar fotos.
Mas será que fazer essa simples mudança de perspectiva consegue realmente incrementar a qualidade das imagens?
Resolvi pesquisar outras fontes para entender o quanto isso agrega ou é apenas mais uma alternativa para capturar seus momentos.
Celular de ponta cabeça melhora as fotos?
Pesquisando outras referências, como influenciadores ou fotógrafos nas redes sociais, encontrei vários que indicam fazer essa mudança no jeito de segurar seu smartphone.
Ao invés de capturar a imagem do jeito “convencional”, você gira o celular de modo a deixá-lo com o conjunto de câmeras na parte “de baixo”.
Com isso, alguns afirmam que a foto fica com aspectos melhorados e também uma qualidade diferenciada do que se tirada de forma normal.
Contudo, após alguns testes e tentativas próprias, não senti grande diferença em termos de qualidade de foto. Com certeza, mudar o ponto de vista pode favorecer a fotografia de certas coisas, principalmente objetos menores e mais difíceis de focalizar.
Mas em termos gerais, fazer essa inversão de “sentido”, na prática, é apenas mais uma forma de variar a perspectiva e até o enquadramento da foto. Técnica que muitos fotógrafos utilizam para experimentar ângulos variados e, assim, obter a imagem que eles estão idealizando.
Para aqueles que gostam de provocar fome nos amigos e seguidores, postando fotos dos jantares e lanches que experimenta, o celular de ponta cabeça também se mostrou mais vantajoso em termos de foco do alimento.
Dessa forma, se você está interessado em praticar formas alternativas de bater fotos ou mesmo tentando desenvolver ângulos diferentes no seus posts de Instagram e vídeos, vale a pena tentar esse formato.
Entretanto, não espere que suas fotos de “qualidade baixa” de repente fiquem com excelentes contrastes e imagens mais nítidas apenas virando o smartphone.
Outras dicas para melhorar suas fotografias
Caso queira expandir um pouco os horizontes na hora de tirar uma foto, pensei em algumas dicas extras para você experimentar.
Algo novo
Para tentar sair do convencional, o importante no mundo da fotografia é justamente tentar sempre algo novo, seja uma função, um ângulo ou uma composição.
Então procure alterar seu enquadramento, utilizar objetos do cenário. Uma árvore pode fazer um excelente enquadramento natural, utilizar o branco e preto, realça contrastes da imagem, principalmente claro e escuro.
Modo “Pro” ou “Manual”
Dependendo do seu celular, é possível também alterar o tempo de exposição e a sensibilidade da foto (ISO) com o modo “Pro” ou “Manual”. Com isso você consegue criar efeitos diferenciados e únicos.
Luz
Outra ferramenta interessante é a própria luz, use-a a seu favor. Por vezes, ficar no contra-luz pode deixar a imagem sem foco, mas dependendo do objetivo, ela realça os contornos do objeto.
Você também pode utilizá-la para realçar algum aspecto da pessoa fotografada, como os olhos ou mesmo o rosto. Com uma iluminação especializada, é possível tirar efeitos interessantes.
Mais opções
Por fim, você pode combinar diferentes estilos para criar sua visão da imagem. Com um zoom mais próximo e uma luz focal, você dá uma sensação de dramaticidade à foto.
O mundo da fotografia é bastante vasto, e o melhor de tudo é que não existe técnica certa ou errada. Vai depender exclusivamente do seu objetivo com aquela imagem, das sensações que gostaria de despertar nos observadores.
Por isso, não tenha medo de sair do convencional para criar interpretações próprias e mais autorais conforme vai desenvolvendo seu estilo único.
E se você vai trocar de celular para ter uma câmera melhor, confira nossa lista dos melhores celulares para foto do momento.