CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Ouça! Nasa extrai novo som de buraco negro emitido no espaço
Agência amplificou os ruídos e misturou com outros dados para serem audíveis por humanos
Qual é o som do espaço? Para muita gente, o palpite seria “silêncio”. Têm-se a percepção de que, por causa do vácuo, as ondas sonoras não podem se propagar na vasta imensidão do universo. Mas, segundo a Nasa, agência espacial americana, que divulgou o som emitido por um buraco negro no último domingo (21) a ideia é equivocada.
Isso porque, apesar de o vácuo existir na maior parte do espaço, nem todos os lugares são dominados por ele.
– Um aglomerado de galáxias tem tantos gases que conseguimos captar áudios – explicou a agência em post nas redes sociais que usou para a divulgação.
Para soar desta forma, o áudio obtido foi amplificado e misturado a outros dados. Em resposta a um internauta que perguntou se algum tipo de edição foi feita para dar ao som seu caráter “sinistro”, a Nasa explicou que não foi feito nada com esse propósito. Mas, como o áudio precisou ser muito amplificado e alguns outros sons que o integram são interpretados a partir de dados atribuídos a um espectro de luz, esse é o resultado final.
The misconception that there is no sound in space originates because most space is a ~vacuum, providing no way for sound waves to travel. A galaxy cluster has so much gas that we've picked up actual sound. Here it's amplified, and mixed with other data, to hear a black hole! pic.twitter.com/RobcZs7F9e
— NASA Exoplanets (@NASAExoplanets) August 21, 2022