ESTADO
Novo modelo de conta de energia dá mais segurança ao cliente e traz QRCode com informações fiscais
A mudanças inibem fraude na conta, que passa a ser um documento de nota fiscal eletrônica. Dados para pagamento permanecem na parte inferior do layout
partir do próximo dia 1º de setembro, o modelo da conta de luz vai mudar na Paraíba. Conforme determinação do Confaz (Conselho Nacional da Fazenda), a fatura passa a ser um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica, tecnicamente conhecida como NF3-e. Na prática, o novo layout reforça a segurança para o cliente na hora de fazer o pagamento, possibilitando o acompanhamento online da conta. Isso garante ainda mais a confiabilidade das informações e do documento entregue ao cliente, evitando fraudes. Outra novidade é que as informações fiscais podem ser visualizadas por meio de um QR Code, localizado na parte superior da conta.
Todas as distribuidoras de energia do país terão que se adaptar ao novo formato.
Como vai ficar?
A primeira mudança será no alto da conta. Nele, terá uma faixa laranja com os dados da Energisa. Os dados da Unidade Consumidora (UC) virão logo abaixo. Esse número não muda. Já o nome do documento deixa de ser apenas Nota Fiscal, passando a ter descrito como DANF3E Documento Auxiliar da Nota Fiscal. Além disso, haverá um novo QR Code, também na parte de cima. Posicionando a câmera do telefone nele, o cliente vai ter acesso às informações fiscais, enviados diretamente da base de dados do governo do estado. Esse QR Code também serve para que o cliente verifique se a conta que está recebendo é verdadeira ao conferir os seus dados.
Pagamento e histórico de consumo
Para pagar a sua conta de energia, via PIX, o cliente deverá utilizar o QR Code ou o código de barras, localizados na parte inferior da fatura. Ou seja, no QR Code de cima você conhece os dados fiscais da conta e no debaixo efetua o pagamento com PIX da Energisa, por meio do qual o cliente apode concorrer a “Um ano de conta grátis”. Todos os outros dados da conta, como histórico de consumo continuam estão logo abaixo dos dados fiscais.
Para saber mais sobre a nova conta, o consumidor pode buscas as agências ou um dos nossos canais. Todos estes meios foram reforçados para apoiar o consumidor.
Serviço:
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)
Site: energisa.com.br
Call Center: 0800-6464 196