ESTADO
Sedh promove capacitação para equipe do Serviço de Acolhimento aos venezuelanos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh)/Gerência Executiva de Direitos Humanos (Gedh), realizou nesta semana a capacitação das equipes de referência do Serviço de Acolhimento aos venezuelanos indígenas da etnia Warao na Paraíba. A formação foi ministrada por técnicos do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), que também realizou visitas técnicas aos sete abrigos instalados em João Pessoa, nos bairros de Jaguaribe, Torre, 13 de maio, Centro e Ernani Sátiro.
A diretora da Gerência Executiva de Direitos Humanos, Mônica Ervolino, lembra que pela segunda vez técnicos das Nações Unidas vêm à Paraíba, resultado da continuidade da parceria dessa agência internacional com o Governo do Estado, por meio da Sedh. “Essa capacitação tem como objetivo apoiar e aprimorar as estratégias para o fortalecimento dos modelos de abrigamento para imigrantes indígenas refugiados, garantia de direitos, acesso às políticas públicas e documentação básica, adequado às especificidades étnicas e socioculturais dessa população”, comentou.
As equipes capacitadas serão referência e foram contratadas para atuar diretamente com as famílias indígenas abrigadas, além de compor o quadro de recursos humanos do Centro Estadual de Referência de Migrantes e Refugiados (Cemir), que se encontra em fase de implantação. Além da equipe de referência, participaram também profissionais dos serviços de saúde e assistência social dos municípios de João Pessoa, Patos e Campina Grande, que atuam com essa população nos territórios onde ocorrem os abrigamentos.
Segundo Eduardo Brunello, técnico da Gerência Executiva de Direitos Humanos da Sedh, a parceria tem fomentado importantes espaços para o fortalecimento e diálogo de estratégias no atendimento aos refugiados indígenas. “Neste ano, a Acnur também realizou visitas técnicas para mapeamento e coleta de dados, o que possibilitará refinar as estratégias de garantias de direitos e cidadania”, informou.
Para o coordenador estadual da Política Migratória, Renildo Moraes, a capacitação proporcionou conhecimento sobre a legislação para essas pessoas refugiadas, todo o fluxo de acesso à documentação, seja da Polícia e Receita Federal. “Também possibilitou a capacitação das equipes técnicas e de educadores que acompanham os abrigos em João Pessoa, na perspectiva do fortalecimento dessa política migratória no Estado. E, ainda, o fortalecimento dessa rede”, reforçou o coordenador.