Connect with us

ESTADO

Você conhece o seu estado da Paraíba?

A Paraíba é um estado brasileiro da Região Nordeste, com capital em João Pessoa. Está situada na área de abrangência da Depressão Sertaneja e do Planalto da Borborema

“A Paraíba é um dos estados brasileiros que formam a Região Nordeste. Situado entre o Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, o estado é composto pelas formas de relevo que caracterizam a Depressão Sertaneja e o Planalto da Borborema, além da planície litorânea a leste.

Os dois tipos climáticos predominantes são o semiárido e o tropical quente e úmido. A economia paraibana é liderada pelo setor terciário, seguido da indústria, sobretudo da construção civil e da produção de couros e calçados. Na agricultura, a cana-de-açúcar se sobressai.”

“Dados gerais da Paraíba

Região: Nordeste.

Capital: João Pessoa.

Governo: democrático representativo, com o governador à frente do Poder Executivo estadual.

Área territorial: 56.467,242 km² (IBGE, 2020).

População: 4.039.277 habitantes (IBGE, 2020).

Densidade demográfica: 66,70 hab/km² (IBGE, 2010).

Fuso: Horário Padrão de Brasília (GMT -3 horas).

Clima: semiárido e tropical quente e úmido.

Geografia da Paraíba

A Paraíba é um estado brasileiro localizado na Região Nordeste. Dispõe de um litoral atlântico, onde se localiza a sua capital, João Pessoa. Ao norte, o território paraibano faz fronteira com o Rio Grande do Norte; a oeste, com o Ceará; e ao sul, com Pernambuco. Com área de 56.467 km², é o sétimo menor estado do Brasil.

O Nordeste do Brasil é dividido em quatro sub-regiões, e o território paraibano está inserido em três delas:

  • o Sertão nordestino, que abrange a metade oeste do estado;
  • o Agreste, em uma faixa central; e
  • a Zona da Mata, a leste.”

“Clima da Paraíba

Dois tipos climáticos são predominantes na Paraíba: o semiárido, que se distribui na porção ocidental do estado, e o tropical quente e úmido, que se concentra principalmente nas regiões próximas ao litoral.

O primeiro é caracterizado por um regime pluviométrico irregular e períodos de estiagem variáveis. A média anual de chuvas fica entre 250 e 750 mm. O segundo é marcado também pelas altas temperaturas, verões relativamente secos, e outonos e invernos chuvosos, com índices que podem superar os 1500 mm.

  • Relevo da Paraíba

A Paraíba está inserida em três unidades morfológicas. A primeira delas, que corresponde às terras ocidentais, é a Depressão Sertaneja. A segunda é o Planalto da Borborema, que se estende pela porção central do estado e também por uma faixa longitudinal na fronteira sudoeste com Pernambuco. Fica na Borborema o ponto mais elevado do estado, o Pico do Jabre, com 1.197 metros. Por fim, temos os tabuleiros e a planície litorânea, no extremo leste da Paraíba.”

Vista das falésias da Praia de Tabatinga, no município de Conde, próximo à capital, João Pessoa.
“Vista das falésias da Praia de Tabatinga, no município de Conde, próximo à capital, João Pessoa”

“Vegetação da Paraíba

O litoral paraibano se insere no bioma Mata Atlântica e, por isso, dispõe de vegetação característica, que varia da litorânea a árvores de grande porte, embora a floresta esteja bem reduzida em função da atividade agrícola. Na sequência, encontra-se uma faixa de transição (Agreste) para a Caatinga, a oeste, marcada por espécies de baixo a médio porte adaptadas ao clima seco.

Hidrologia da Paraíba

O estado se divide em onze bacias hidrográficas, das quais se destacam a bacia do Rio Piranhas-Açu e a do Rio Paraíba, que correspondem a mais de 80% da área total do estado.

Veja também: Bacia Amazônica — um dos maiores potenciais hídricos do mundo

Mapa da Paraíba

Fonte: IBGE.

Demografia da Paraíba

As estimativas do IBGE para 2020 indicam que a população paraibana é de 4.039.277 habitantes, sendo o 5º estado em população da Região Nordeste. Conforme o Censo de 2010, a densidade demográfica era de 66,7 hab/km², quando a pesquisa foi realizada. Atualmente, esse número é de 71,53 hab/km².

A maior parcela da população da Paraíba vive nos centros urbanos. Levando em consideração o último censo, a taxa de urbanização do estado é de 75,3%. O município mais populoso é a capital, João Pessoa, que reúne 817.511 habitantes. Na sequência, está Campina Grande, com 411.807. A cidade menos populosa é Parari, com 1.758 habitantes.

O crescimento populacional, em 2020, foi de 0,52% para o estado. A capital, por sua vez, cresceu três vezes mais do que o conjunto de municípios. A expectativa de vida ao nascer é de 74,1 anos, um tanto mais baixa que a média nacional (76,6).

Divisão geográfica da Paraíba

O estado da Paraíba é formado por 223 municípios. Esses conformam diferentes regiões geográficas imediatas, de acordo com a divisão estabelecida pelo IBGE a partir de 2017. Ao todo, o território paraibano está dividido em 15 regiões imediatas.

As regiões imediatas, por sua vez, são agrupadas nas regiões geográficas intermediárias. A Paraíba possui quatro dessas subdivisões, sendo elas estabelecidas de leste a oeste na seguinte sequência:

  • Sousa-Cajazeiras,
  • Patos,
  • Campina Grande e
  • João Pessoa.

Economia da Paraíba

Conforme os dados do IBGE (2018), o Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba é de R$ 64,373 bilhões, composto majoritariamente pelo setor terciário, do qual se sobressaem o comércio e os serviços. A indústria representa 15,47% do valor total adicionado ao PIB paraibano, enquanto o setor primário responde por 3,96%.

A construção civil corresponde à maior fatia do PIB industrial do estado. Na sequência, além dos serviços de utilidade pública, encontram-se a produção de calçados e couros, a indústria alimentícia, os produtos derivados de minerais não metálicos, a indústria petroquímica e também sucroalcooleira.

A atividade agrícola paraibana tem como carro-chefe a cana-de-açúcar. O estado é produtor ainda de abacaxi, banana, milho, feijão, arroz, mandioca, algodão herbáceo e tomate. Com relação à criação de animais, destacam-se a produção de carne e leite, por meio dos rebanhos caprino e bovino, e a produção de ovos.

A cana-de-açúcar é o principal cultivo na Paraíba e serve de matéria-prima para a indústria sucroalcooleira do estado.

A cana-de-açúcar é o principal cultivo na Paraíba e serve de matéria-prima para a indústria sucroalcooleira do estado.
“A cana-de-açúcar é o principal cultivo na Paraíba e serve de matéria-prima para a indústria sucroalcooleira do estado.

Veja mais sobre “Paraíba” em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/paraiba.htm

Governo da Paraíba

O governo paraibano é do tipo democrático representativo. O Poder Executivo do estado é liderado pelo governador, eleito pelos cidadãos a cada quatro anos. No Legislativo, a representação no Senado é feita atualmente por três senadores federais. Para a Câmara, foram eleitos 12 deputados federais e 36 deputados estaduais.

Bandeira da Paraíba

Infraestrutura da Paraíba

A Paraíba é o penúltimo estado nordestino percorrido pela BR-101. Essa rodovia federal cruza todo o litoral leste brasileiro, indo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Outra importante via federal que corta o território brasileiro de Norte a Sul também passa pelo estado, dessa vez na porção oeste, é a BR-116. A Transamazônica (BR-230) liga a Paraíba ao interior do Amazonas.

Os dois principais aeroportos do estado ficam na capital, João Pessoa, e no município de Campina Grande.

Em se tratando da geração de energia elétrica, a Paraíba possui altíssimo potencial eólico. No ano de 2020, o estado possuía 632 geradores, dos quais 45 se encontravam em operação. Destaca-se também a presença de parques fotovoltaicos para a produção de energia solar. Atualmente, quatro estão em operação e um parque se encontra em fase de construção.

Cultura da Paraíba

O estado da Paraíba possui uma vasta cultura, que se manifesta nas mais diversas formas, como na dança, na literatura, na música, no artesanato e no teatro.

Uma das festas mais tradicionais do estado é São João de Campina Grande, conhecida como a maior do mundo. O estado comemora o dia de sua padroeira, Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de novembro.

Na literatura e no meio acadêmico, alguns nomes conhecidos nacional e internacionalmente possuem raízes paraibanas. Entre eles, podemos citar o economista Celso Furtado, bem como os escritores:

Ariano Suassuna,

Augusto dos Anjos e

José Lins do Rego.

Importantes nomes da música brasileira, de estilos variados, também têm suas origens no estado, como Chico César, Zé Ramalho, Elba Ramanho, Geraldo Vandré e Hebert Vianna.

Em se tratando da gastronomia, alguns pratos típicos paraibanos são o rubacão (semelhante ao baião de dois), bolo de rolo, mungunzá, cuscuz de milho e de mandioca, charque e muitos outros.

História da Paraíba

No início do período colonial brasileiro, o atual território da Paraíba fazia parte da Capitania de Itamaracá, que foi posteriormente desmembrada e deu origem à Capitania do Rio Paraíba.

A Capitania de Itamaracá passou por três diferentes donatários antes da separação, que ocorreu em 1534. A primeira expedição que objetivava a conquista da Capitania do Rio Paraíba se deu algumas décadas mais tarde, em 1574, liderada por Fernão da Silva e interrompida pelos conflitos com a população indígena local.

As próximas expedições, organizadas em 1575 e 1579, não chegaram a alcançar a área devido às condições temporais: a primeira foi acometida por fortes ventos, enquanto a segunda sofreu severos prejuízos em função de uma chuva intensa. Frutuoso Barbosa, que estava à frente da expedição de 1579, fez uma nova tentativa três anos depois, também frustrada pelo embate com a população nativa e com os invasores franceses que se encontravam na Paraíba nesse período.

Os portugueses conseguiram se instalar na capitania no ano de 1584, uma década após a primeira expedição. A construção da cidade de Nossa Senhora das Neves, atual João Pessoa, em 1585, consolidou a fundação da Paraíba. Seu nome é derivado do rio homônimo e foi composto por duas palavras do idioma tupi: pa’ra (= rio) e a’iba (= difícil de navegar). Com a Proclamação da República no ano de 1889, a Paraíba se tornou oficialmente um estado.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 horas ago

Cabo Gilberto Silva e a comitiva brasileira na posse de Donald Trump: uma postura ética e de compromisso com o Brasil

Politíca2 horas ago

Deputado Cabo Gilberto critica veto de Lula a projeto que beneficiaria crianças com microcefalia

Internacional15 horas ago

Descubra o único país com a Bíblia em sua bandeira

Politíca16 horas ago

Federação Republicanos, União Brasil e PP: os bastidores polêmicos do poder no Brasil

Segurança Pública17 horas ago

Detento “vomita” celulares e cabo USB em presídio; VEJA

CIDADE17 horas ago

Em pleno momento de emergência, Câmara de Curral de Cima acaba de aprovar projeto que cria coordenadoria

Nacional18 horas ago

Lula revolta famílias ao vetar pensão para microencefálicos

Nacional18 horas ago

Nikolas sobre Lula: “Pedido de impeachment tá na gaveta”

Nacional18 horas ago

Brasil exporta 20 mil frascos de spray de pimenta para a Venezuela antes das eleições contestadas de Maduro

Judiciário18 horas ago

STF rejeita ação do PDT contra aumento da taxa básica de juros pelo Banco Central

ENTRETENIMENTO19 horas ago

Sobremesa gelada de leite Ninho

ECONOMIA19 horas ago

As principais mudanças da Receita Federal em 2025: o que você precisa saber e como se preparar

Judiciário19 horas ago

Decisões de Dino sobre emendas parlamentares fortalecem presidencialismo

CIDADE19 horas ago

Saneamento em 2024 e 2025: muitos avanços, desafios mais ainda

Judiciário19 horas ago

MPTCU pede investigação sobre supersalários de magistrados

AGRICULTURA & PECUÁRIA19 horas ago

Lei institui política de valorização do pequi e outros frutos do Cerrado

Internacional19 horas ago

“Há uma ditadura na Venezuela”, diz Human Rights Watch

Internacional19 horas ago

Incêndios na Califórnia chegam a 3° dia ampliando destruição

Internacional19 horas ago

Deputados nos EUA querem sancionar TPI por causa de Israel

Nacional20 horas ago

Trump: Bolsonaro envia documentos ao STF e pede passaporte para posse

ECONOMIA20 horas ago

Carta de Galípolo a Haddad: O que há por trás do não cumprimento da meta de inflação em 2024?

Politíca20 horas ago

Cícero Lucena destaca aperfeiçoamento do TCE-PB durante posse do novo presidente da Corte

Saúde20 horas ago

Ministério da Saúde vai enviar mais 26 mil frascos de insulina humana para apoiar estados

ECONOMIA20 horas ago

Confira os valores da tabela do imposto de renda atualizada de 2025

Judiciário20 horas ago

AGU diz que vai notificar a Meta sobre política de checagem a ser adotada no Brasil

ESTADO20 horas ago

João Azevêdo prestigia posse de nova Mesa Diretora do TCE e ressalta harmonia entre os Poderes e órgãos de controle 

Saúde20 horas ago

Novas instalações do Cedmex Campina Grande conquistam satisfação dos usuários

CONCURSO E EMPREGO20 horas ago

Sine-PB oferta mais de 880 vagas de emprego em nove municípios paraibanos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 horas ago

Óculos falante e bebê robô? Veja as novidades e curiosidades da CES 2025

Nacional21 horas ago

Governo Federal autoriza primeiro pagamento de aditivo da Transnordestina

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO4 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde4 dias ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA4 dias ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO4 dias ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde5 dias ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

ECONOMIA5 dias ago

NOVO SALÁRIO MÍNIMO IMPULSIONARÁ ECONOMIA EM 125 BILHÕES

ENTRETENIMENTO5 dias ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Internacional2 semanas ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde2 semanas ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional2 semanas ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura2 semanas ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional3 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional3 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA3 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública3 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional1 mês ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br