Judiciário
Membro do MPPB integra GT para aprimoramento do marco regulatório do futebol sobre racismo e violência
O procurador de Justiça do Ministério Público da Paraíba, Valberto Cosme de Lira , foi designado para integrar o Grupo de Trabalho Nacional, criado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para discutir o aprimoramento do marco regulatório do futebol brasileiro referente ao racismo e violência. A designação aconteceu por meio da Portaria 37/2022 do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes.
Além do aprimoramento do marco regulatório, o GT vai discutir os aspectos legais e e operacionais das políticas públicas e dos procedimentos desportivos, bem como da coordenação das ações pelos diferentes agentes, públicos e privados, envolvidos no enfrentamento do racismo e da violência no futebol. O GT vai se reunir de forma virtual e deverá adotar conclusões e recomendações por meio do consenso.
O procurador Valberto Lira foi designado em razão de ser o atual coordenador da Comissão Nacional Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, ligada ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). Ele também coordena a comissão estadual e o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) do MPPB.
Valberto Lira ressaltou que a criação do GT ocorreu após manifestação encaminhada à CBF pela Comissão Nacional Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, que discutiu, em reunião realizada no início de setembro no MPPB, o problema do racismo e da violência nos estádios brasileiros.
Além do procurador Valberto Lira, o GT é composto por 45 integrantes, entre representantes da CBF, de federações estaduais, de clubes, da Fifa e da Conmebol, de árbitros, atletas e treinadores, de entidades de administração do esporte, do Senado Federal, Conselho Nacional de Justiça, Ministério da Cidadania, polícias e outros órgãos públicos, e de entidades acadêmicas e da sociedade civil.