CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Demorou, mas o YouTube vai finalmente oferecer nomes de usuários únicos
Chamados de “handles”, esses títulos serão únicos e servirão para encontrar e marcar mais facilmente os diversos usuários da plataforma
Pode ser algo surpreendente, mas você sabia que o YouTube passou mais de 17 anos sem oferecer nomes únicos de usuários em sua plataforma? Pois é, mas a fim de trazer uma experiência mais exclusiva, o serviço anunciou a introdução dos “handles”, uma nomenclatura para cada canal. Ela vai funcionar como um arroba de Twitter ou TikTok, por exemplo, ajudando as pessoas a encontrarem com mais facilidade os produtores de conteúdo.
Essa (não tão) nova forma de identificação vai se juntar aos nomes dos canais para auxiliar na distinção entre cada usuário. Visto que é possível colocar praticamente qualquer palavra (mesmo que outra pessoa já o tenha feito) como título de seu espaço pessoal.
Por consequência, um indivíduo poderá ter o mesmo nome do canal de um terceiro, mas terá um “handle” único. Isso poderá evitar que confusões ocorram, já que será capaz de pesquisar no YouTube a partir desse arroba.
Ademais, situações como colaborações e chamadas poderão ser realizadas da mesma forma que fazemos no Facebook ou em outras redes sociais. Bastará adicionar o bom e velho @ para marcar outro usuário da plataforma.
A novidade vai começar a chegar em novembro de 2022. De acordo com a companhia, “se um canal já tiver uma URL personalizada, ela se tornará automaticamente seu ‘handle’ padrão, ou será permitido optar por alterar a nomenclatura assim que a notificação chegar”.
O mais curioso é que levou 17 anos para o YouTube disponibilizar essa opção. Pois bem, “antes tarde do que nunca” é a expressão certa neste momento.
YouTube também está na briga pelos segundos de atenção
Ninguém esconde que o formato de vídeos curtos popularizado pelo TikTok é uma moda que ainda está longe de passar. Abraçando a ideia de que os consumidores passam rapidamente pelo conteúdo graças ao dinamismo oferecido pela internet, muitas marcas querem um pouco desses segundos.
Com a introdução dos “handles”, o YouTube dá mais um passo para chamar a atenção desse tipo de produção em sua rede. Isso porque, essa identificação vai aparecer na página dos canais, mas também em cada Shorts. Conforme a empresa, o motivo é para “um reconhecimento mais instantâneo e consistente”.
É claro que a disputa não é apenas com o TikTok, já que o Reels do Instagram vem chamando a atenção há algum tempo. Atualmente, a disputa acaba sendo pelo segundo lugar, pois derrotar a popularidade do app chinês ainda parece algo bastante distante.