CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp Beta para Android começa a liberar os avatares personalizados para mais pessoas
A Meta – empresa responsável pelo Facebook, WhatsApp e Instagram – já está desenvolvendo avatares personalizados para o WhatsApp. Desde setembro que o recurso já está disponível para usuários da versão beta para Android (2.22.23.9).
Mas, ao que parece, os desenvolvedores do mensageiro estão cada vez mais perto de liberar as figurinhas personalizadas para todos os usuários. Assim, o WhatsApp irá se juntar ao Facebook e Instagram, que já contam com os avatares personalizados desde 2020.
O que são avatares personalizados?
Caso você não saiba, avatares personalizados são bonequinhos virtuais que o usuário pode personalizar à sua maneira. Assim, os bonecos ficam parecendo com o dono (pelo menos essa é a intenção). É possível escolher a cor da pele, o tipo e a cor do cabelo, formato de rosto, roupas e uma série de outras características. Tudo isso ajuda a aproximar a aparência do boneco com o dono do perfil.
Após finalizar a criação do avatar personalizado, o usuário ganha automaticamente um pacote de figurinhas. No pack o avatar personalizado aparece mostrando uma série de expressões, sentimentos e reações.
Dentre as figurinhas estão comemorações de aniversário, imagens do avatar chorando de rir, cantando, com o coração partido e vários outros sentimentos. As figurinhas personalizadas podem ser enviadas em conversas pelo WhatsApp. inclusive em forma de reações. Os avatares podem ser usados até mesmo como foto de perfil!
Na versão 2.22.23.9 do WhatsApp beta para Android, os avatares foram disponibilizados para ainda mais usuários. No entanto, ainda não há uma previsão para o lançamento na versão estável do mensageiro. Nem para Android e nem para iOS.
Outros apps já possuem seus avatares
A Meta está atualmente bastante focada em seu metaverso. Pensando no futuro de longo prazo, Mark Zuckerberg e sua equipe estão gastando bilhões de dólares para criar o chamado metaverso. Mas isso não impede que a empresa foque em novos recursos para os aplicativos já existentes.
O metaverso ainda é uma grande incógnita, na verdade. E tem muita gente cética quanto ao sucesso do projeto de Mark Zuckerberg. Tim Cook, CEO da Apple, é uma dessas pessoas que não acredita em um cenário de realidade virtual.
Ironicamente, até a Apple tem recursos que envolvem realidade virtual e aumentada. Por exemplo, a Maçã tem os Memojis, que são avatares 3D personalizados. Outras empresas como Snapchat e TikTok também criaram suas próprias versões de bonequinhos personalizáveis. Em breve será a vez do WhatsApp contar com este recurso.