CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google Chrome não terá mais atualizações para o Windows 7 a partir de 2023
O Windows 7, lançado em 2009, foi uma das grandes versões do sistema operacional da Microsoft. Porém, ele está cada vez mais perto de se tornar totalmente obsoleto. A própria Microsoft já não dá mais suporte a ele desde janeiro de 2020.
E, atualmente, são poucos os programas que ainda recebem atualizações para o Windows 7. É o caso do navegador Google Chrome. Porém, a partir de fevereiro de 2023 a gigante das buscas irá encerrar o suporte do seu navegador ao Windows 7.
Data do velório: 07 de fevereiro de 2023
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (24), na página da comunidade do Google Chrome. A empresa deixou claro que pretende lançar o Chrome 110 no dia 7 de fevereiro de 2023. Junto com o lançamento da centésima décima versão do navegador, o suporte ao Windows 7 e 8.1 será encerrado.
Isso significa que será impossível usar o Google Chrome no Windows 7 e 8.1? Não. Os usuários ainda poderão baixar e instalar o navegador. O problema é que ele não terá qualquer tipo de atualização de segurança.
Sendo assim, ficará cada vez mais perigoso usar o Google Chrome no Windows 7, à medida que mais e mais brechas de segurança vão ficando sem correções. Aliás, vai ficando cada vez mais perigoso usar o próprio Windows 7, que também não conta mais com atualizações de segurança.
Mas engana-se quem pensa que o Windows 7 deixou de ser usado. Para você ter uma ideia, no mundo corporativo, o Windows 7 ainda é mais popular que o Windows 11! E de acordo com o Statista, em janeiro de 2022 o Windows 7 estava instalado em 12,9% dos computadores do mundo.
Windows 7 respira por aparelhos
O Windows 7 está respirando por aparelhos. O sistema foi lançado em 2009 e fez bastante sucesso em sua época. Ele teve suporte por mais de 10 anos. Mas desde janeiro de 2020 que a Microsoft encerrou completamente o suporte ao sistema. Para não dizer que não houve mais nenhuma atualização, em novembro de 2020 houve uma atualização crítica. Mas só isso.
No caso das empresas que ainda usam o Windows 7, a Microsoft disponibiliza updates pagos no valor de US$ 200. Mas isso só vai durar até o fim de 2022.
Em breve, cada vez mais programas vão perder o suporte ao Windows 7. Os próximos da lista são o Word, Excel e todos os aplicativos do pacote Microsoft 365. Isso vale também para programas como PowerPoint e Teams. A partir de janeiro de 2023 eles não oferecerão mais suporte ao Windows 7, não sendo possível sequer instalá-los.
A Microsoft sugere fortemente a migração para o Windows 11. Mas é bom lembrar que nem todas as máquinas são compatíveis com o sistema. Cerca de 42% dos PCs do mundo não atendem aos requisitos mínimos do Windows 11. Nesse caso, o Windows 10 ainda é uma ótima opção e terá suporte a, no mínimo, até 2025.