Esporte
Ex-campeã que teve cinturão retirado pede respeito após vitória no UFC
Germaine de Randamie desabafou depois de finalizar americana
Primeira atleta a conquistar o cinturão peso pena (66kg) do UFC, Germaine de Randamie não defendeu o título, perdeu o posto de campeã e acabou retornando à divisão dos galos. A holandesa venceu Julianna Peña por finalização, no sábado passado, na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, e desabafou após o resultado positivo na divisão até 61,2kg.
Germaine, de 36 anos, cobrou mais respeito da organização e ressaltou os feitos na carreira no MMA. “Acho que o UFC não me respeitou como deveria. Tenho 36 anos, divido meus treinos com o trabalho de policial, e às vezes vejo pessoas sendo umas idiotas e tendo o respeito que eu gostaria de ter. Mas não agirei assim. Sabem quantos cinturões eu tenho em casa? Dúzias! Tenho um trabalho imenso limpando todos eles, porque não gosto de poeira. Hoje eu prefiro fazer as lutas que as pessoas querem ver. Lutas divertidas e empolgantes. Se houver alguma, me chamem!”, declarou a Iron Lady (Dama de Ferro), como é chamada.
Germaine de Randamie conquistou o cinturão dos penas após vencer Holly Holm por decisão unânime, em 2017. Ela recusou luta contra Cris Cyborg, que seria a primeira defesa de título na divisão, por criticar a brasileira pelo histórico de doping no MMA. O UFC decidiu retirar o cinturão da holandesa, que optou por retornar aos galos na sequência. Ela enfrentou a ainda campeã Amanda Nunes, em dezembro do ano passado, e foi superada por pontos.
A holandesa pretende voltar a disputar o título dos galos, mas admitiu que ainda terá uma espécie de tira-teima no UFC: a revanche contra Holly Holm, também vitoriosa no evento de sábado, ao bater a mexicana Irene Aldana por decisão unânime, na luta principal em Abu Dhabi. A dama de Ferro ressaltou a condição de número um do ranking até 61,2kg, abaixo apenas da brasileira campeã. “Eu ainda sou a número um, não importa o que tenha acontecido. Holly Holm tem que me enfrentar antes de enfrentar Amanda Nunes. Eu sou a desafiante número um. Deixem Amanda Nunes curtir a sua família e seu bebê. Holly vai ter que me enfrentar se quiser ser campeã”, comentou Germaine, que é especialista no kickboxing, mas também mostrou qualidade na luta agarrada ao ‘apagar’ Julianna Peña com um triângulo no confronto em Abu Dhabi.