Connect with us

Judiciário

O debate da prescrição no STF e no TCU

Entre a segurança e a insegurança jurídica

No último dia 19 de outubro, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a Resolução nº 344/2022, definindo prazo prescricional de cinco anos para as pretensões punitivas e ressarcitórias. A decisão pacifica anos de divergência jurisprudencial entre o TCU e o Supremo Tribunal Federal (STF).

A segurança jurídica é um dos pilares do Estado democrático de Direito. Por essa razão, é que o Estado deve não só a observar o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada, nos termos do art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal, mas também a proteção da confiança legítima dos administrados[1], impondo, dessa forma, a previsibilidade e a estabilidade das ações e comportamentos estatais.

Dentre as formas de se garantir a segurança jurídica, encontra-se a estabilização, no tempo, de situações fáticas, o que se materializa no instituto da prescrição. Vale dizer: não pode o administrado manter-se sujeito a investigações e tomadas de conta por parte das Cortes de Contas por tempos indefinidos. Nesse contexto, a uniformização de entendimentos entre o STF e o TCU quanto ao prazo prescricional tanto da pretensão ressarcitória, quanto da sancionatória da Corte de Contas é um passo relevante para a segurança dos administrados.

É verdade que a matéria é ainda mais complexa se considerarmos a existência de Tribunais de Contas nas demais esferas federativas – atualmente, são 33 tribunais de contas de diferentes entes federativos. Ainda mais se considerarmos que o STF já entendeu ser concorrente dos estados membros a competência para legislar sobre normas de processo administrativo.

Na ocasião, o STF julgou improcedente a ADI nº 6.019, ajuizada pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) questionando o artigo 10, inciso I, da Lei nº 10.177/1998, do Estado de São Paulo, que estabelecia o prazo decadencial de dez anos para o exercício, pela Administração Pública, do poder-dever de autotutela. Isso significa que, no caso da prescrição da pretensão de ressarcimento e sancionatória das cortes de contas, podem os estados membros definir seu prazo prescricional.

Dessa forma, se o particular deve observar diferentes prazos prescricionais a depender do ente federativo envolvido, ao menos, quando é o mesmo ente, a existência de prazos isonômicos confere maior segurança jurídica. É nesse contexto que, em 11/10/2022, o plenário do TCU[2] se reuniu em sessão extraordinária para discutir a elaboração de ato normativo sobre prescrição para os processos em trâmite na Corte, em consonância com a jurisprudência do STF. A Resolução nº 344/2022, aprovada em 19/10/2022, estabelece o prazo quinquenal, além de determinar os marcos iniciais e interruptivos para a contagem do prazo.

Como a alteração do entendimento quanto ao prazo prescricional – agora reduzido para cinco anos – pode afetar diversos processos em trâmite, a Resolução prevê, em seu art. 14, a prioridade para processos com maior risco de prescrição das pretensões punitiva ou ressarcitória. Nesses casos, os processos terão andamento urgente e tratamento prioritário pelas unidades técnicas e pelos gabinetes.

O debate encerra uma divergência jurisprudencial antiga entre TCU e STF.

Por um lado, a jurisprudência do STF é pacífica no sentido de que se aplica a prescrição quinquenal tanto para a pretensão ressarcitória, quanto para a sancionatória do TCU. Assim, o prazo prescricional aplicável, por analogia, é o quinquenal da Lei nº. 9.873/1999 a pretensões ressarcitórias e sancionatórias do TCU[3], ainda que houvesse dificuldades para a definição de causas interruptivas da prescrição por analogia.

Ao julgar o mérito do RE nº 636.886 (tema 899, da repercussão geral), o STF entendeu que “a regra de prescritibilidade no Direito brasileiro é exigência dos princípios da segurança jurídica e do devido processo legal, o qual, em seu sentido material, deve garantir efetiva e real proteção contra o exercício do arbítrio, com a imposição de restrições substanciais ao poder do Estado em relação à liberdade e à propriedade individuais, entre as quais a impossibilidade de permanência infinita do poder persecutório do Estado.” Assim, o Tribunal entendeu que somente são imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato de improbidade administrativa doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa – Lei 8.429/1992 (tema 897 da repercussão geral).

Lógica semelhante é aplicável pelo STF para prescrição sancionatória. No MS 32201[4], julgado pela 1ª Turma, e no MS 35.512[5], julgado pela 2ª Turma, o Tribunal afastou a aplicação do prazo decenal previsto pelo art. 205 do Código Civil para aplicar a Lei 9.873/1999, que estabelece o prazo de 5 anos para prescrição para o exercício de ação punitiva pela Administração Pública Federal, direta e indireta.

Por outro lado, a jurisprudência histórica do TCU divergia por completo do STF. Enquanto o STF aplicava o prazo quinquenal para a prescrição sancionatória e ressarcitória do TCU, a Corte de Contas aplicava o prazo decenal, nos termos do art. 205 do Código Civil, para prescrição sancionatória e entende ser imprescritível a pretensão ressarcitória.

No interim entre o julgamento do tema 899 e da aprovação da Resolução 344/2022 do TCU, no Acórdão nº 2775/2022, o Ministro Relator, Aroldo Cedraz, reconheceu a necessidade de revisão da jurisprudência da Corte de Contas. Na ocasião, contudo, o Relator aplicou a jurisprudência histórica do TCU, no sentido de considerar imprescritível as ações de ressarcimento ao erário, tendo em vista a pendência, à época, de fatores relevantes para a segurança jurídica das tomadas de contas, em especial quanto a questões essenciais, como o prazo prescricional, o início da contagem e as hipóteses de interrupção[6].

A discussão não foi simples. Embora no tema 899 o STF tenha definido a prescritibilidade das pretensões ressarcitórias, não se definiu de maneira clara a aplicação da prescrição para as hipóteses de processos em trâmite no TCU. Isso porque o Tribunal restringiu-se quanto à prescrição da pretensão de ressarcimento que seja lastreada em decisão proferida pelo TCU (fase executória do débito).

Contudo, já havia decisões isoladas do STF quanto a aplicabilidade do prazo prescricional de 5 anos inclusive para processos em trâmite no TCU. No MS 35.294/DF e 35.539/DF, julgados em 14/06/2021, o Ministro Relator, Marco Aurélio, entendeu que “a evocação da segurança jurídica, como garantia da cidadania diante de guinadas estatais, confere relevância à passagem do tempo”. Por essa razão, decidiu ser dever do Tribunal de Contas da União observar o lapso de cinco anos para proceder à notificação daquele que busca responsabilizar por dano ao erário.

A existência de decisões isoladas do STF no sentido de aplicar a prescrição quinquenal a todos os processos de controle externo indica também que a Resolução 344/2022 do TCU veio em boa hora. Resta agora acompanhar como a Corte irá lidar com a tramitação dos processos em via de prescrição.


[1] Cf. COUTO E SILVA, Almiro. O Princípio da segurança Jurídica (Proteção à Confiança) no Direito Público Brasileiro e o Direito da Administração Pública de Anular seus próprios atos administrativos: o prazo decadencial do art. 54 da Lei do Processo Administrativo da União (Lei nº 9.784/99). Revista Eletrônica de Direito do Estado – REDE, nº 2, abr./jun. 2005; BAPTISTA, Patrícia Ferreira. A Tutela da Confiança Legítima como Limite ao Exercício do Poder Normativo da Administração Pública – A proteção às expectativas legítimas dos cidadãos como limite à retroatividade normativa, Revista de Direito do Estado, nº 3, jul.-set. 2006.

[2] TCU. Plenário. Processo 008.702/2022-5. Relator Min. Antonio Anastasia.

[3] A título exemplificativo, destacam-se STF – RE 636.886, Rel. Min. ALEXANDRE DE MORAES, Data de Publicação DJe 24/06/2020; STF, MS 35294 / DF, Relator Marco Aurélio, j. em 06.03.2018, DJe 08.03.2018; STF, MS 35971 TP/DF, Relator Min. MARCO AURÉLIO, Julgamento 14/02/2019

[4] STF, MS 32201, Relator(a):  Min. ROBERTO BARROSO, Primeira Turma, j. em 21/03/2017, DJe 07.08.2017.

[5] MS 35.512-AgR, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, SEGUNDA TURMA, DJe 21/6/2019

[6] TCU. Segunda Turma. Acórdão nº 2775/2022. Relator Min. Aroldo Cedraz. Sessão de 31/05/2022.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 minutos ago

Parceria entre Brasil e China para pesquisa e desenvolvimento do agro

ECONOMIA11 minutos ago

Sudene vai apoiar implantação e modernização de mais 26 empresas em oito estados

Nacional21 minutos ago

Lula proíbe celular em gabinete: “Não é seguro nem desligado”

Segurança Pública25 minutos ago

Falsas promessas de lucro fácil lideram como o 2º golpe mais aplicado no Brasil

Nacional29 minutos ago

Congresso está engajado para discutir gastos públicos, diz Pacheco

Esporte34 minutos ago

Pep Guardiola já teria imposto condições para comandar a Seleção Brasileira; veja os detalhes

Internacional38 minutos ago

Trump se reúne com Biden em 1ª visita à Casa Branca após eleição e promete ‘transição mais suave possível’

Saúde46 minutos ago

Ministério da Saúde envia R$ 114 milhões a municípios para ações de combate à crise climática

Politíca56 minutos ago

Apoio da bancada evangélica dá força extra à candidatura de Hugo Motta na Câmara dos Deputados

Politíca2 horas ago

Senadora Daniella Ribeiro garante R$ 6 milhões para o Hospital da Criança em Cajazeiras; deputada Doutora Paula comemora conquista e promete transformação

Politíca14 horas ago

Crimes digitais: Comissão de Defesa da Democracia adia votação de projetos

Educação & Cultura14 horas ago

Especialistas apontam desafios para uso de tecnologias digitais nas escolas

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Sudema prorroga prazo de inscrição para seleção de estagiários

Segurança Pública14 horas ago

Dupla segue de moto até hospital após ser atingida por tiros em Bayeux

Segurança Pública14 horas ago

Guarda Civil de João Pessoa capacita novas turmas para uso de armamento

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Divulgado resultado final das provas objetivas do concurso do IPM de João Pessoa

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Há um local no Canadá onde ‘perde’ peso instantaneamente; saiba por quê?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA14 horas ago

Softwares de automação de processos ajudam a alavancar negócios; conheça 5 apps

Esporte14 horas ago

Indisciplina teria sido motivo do afastamento de Gabigol do Flamengo

Esporte14 horas ago

Exibição ou profissional? Quantos rounds? Conheça as regras do duelo entre Jake Paul e Mike Tyson

Esporte14 horas ago

F1: Alpine anuncia Mercedes como fornecedora de motor e câmbio a partir de 2026

Esporte14 horas ago

CBF divulga calendário de competições para a temporada de 2025

Nacional14 horas ago

CGU aponta falhas e possível desvio em ONGs que receberam R$ 482 milhões em emendas parlamentares

Nacional14 horas ago

Lula quer incluir previdência dos militares no corte de gastos

Nacional14 horas ago

Congresso tem recesso informal até o dia 26

Segurança Pública14 horas ago

Revisão de lei antidrogas pode afrouxar penas e gerar 65 mil ‘descondenados’

Nacional14 horas ago

Avaliação do Governo Lula: Insatisfação aumenta e avaliação negativa atinge recorde

Nacional14 horas ago

PT volta com novo PL da Censura para regular redes sociais

Judiciário15 horas ago

STF abre brecha para anulação de milhares de condenações por improbidade administrativa

Esporte15 horas ago

Seleção feminina é convocada para dois amistosos contra a Austrália

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Educação & Cultura15 horas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde15 horas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO15 horas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA15 horas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional5 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca6 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional7 dias ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO7 dias ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional7 dias ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura7 dias ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional7 dias ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde2 semanas ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura2 semanas ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

E-COMMERCE BRASILEIRO SUPEROU R$ 205 BILHÕES EM 2023

ECONOMIA2 semanas ago

BAHIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE VIDRO SOLAR DA AMÉRICA LATINA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura2 semanas ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br