ESTADO
CRMV-PB passa a ser ‘pet friendly’ e faz campanha para que mais estabelecimentos aceitem animais
O Conselho Regional de Medicina Veterinária da Paraíba (CRMV-PB) passa a ser pet friendly. Funcionários, inscritos e visitantes podem levar seus animais para a sede da entidade, que conta com potinhos de alimentação e água para receber da melhor forma possível os animais.
Além de abrir as portas para receber pets, o Conselho iniciou uma campanha para que mais estabelecimentos se tornem pet friendly e vai dialogar com a Assembleia Legislativa para formular uma legislação com as regras. “Cada vez mais os tutores incluem os pets na rotina diária de afazeres fora de casa e os estabelecimentos precisam acompanhar essa tendência”, disse o conselheiro do CRMV-PB Fernando Lordão.
Pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família e 62% sentem falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes. Existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil.
O presidente do Conselho José Cecílio destacou que a presença de animais em estabelecimentos é uma realidade e disse que o CRMV-PB está à disposição para dar as orientações sobre a adequação de ambientes para receber pets. Informou ainda que vai dialogar com o Legislativo Estadual para regulamentar a ação.
Fernando Lordão explicou que o CRMV-PB vai debater as normas e a ideia é, além de modificar a legislação, elaborar uma cartilha com orientações para encabeçamentos e tutores.
O CRMV-PB também vai distribuir adesivos para fixar nos estabelecimentos que decidiram se tornar pet friendly e seguiram as orientações para receber de maneira adequada tutores com os seus animais.
Dicas para tornar o ambiente pet friendly:
● Oferecer área externa para os pets ficarem à vontade.
● Ter bebedouros com água potável e fresquinha.
● Oferecer comedouros com ração.
● Disponibilizar saquinhos de lixo e lixeiras exclusivas para as fezes dos animais.
● Ter cuidado com a higiene e limpeza do local.