Connect with us

Internacional

O que está por trás das tensões entre o Kosovo e a Sérvia?

As recentes tensões entre os sérvios étnicos e as autoridades kosovares atingiram um nível crítico, com a Sérvia ameaçando enviar tropas à fronteira. A comunidade internacional busca uma solução

As tensões entre Sérvia e Kosovo estão nas manchetes mais uma vez. Como epicentro do conflito entre a minoria sérvia e a maioria albanesa, está o norte da República do Kosovo.

Qual é o desdobramento mais recente?

Na segunda-feira, 26 de dezembro de 2022, o exército sérvio estacionou brevemente obuses em um local a apenas dois quilômetros da fronteira com o Kosovo. Após uma sessão de fotos posadas e exibição de reportagens dramáticas por emissoras pró-governo em Belgrado, capital sérvia, as armas foram enviadas de volta para os quartéis.

Mapa Kosovo e Sérvia

A situação na fronteira piorou novamente depois que testemunhas oculares e a Força do Kosovo (KFOR, na sigla em inglês) relataram tiros perto de uma barricada que os sérvios kosovares haviam erguido nas últimas semanas. Não ficou claro quem atirou e nem se foram “apenas” tiros de advertência ou de fato uma troca de tiros.

O primeiro-ministro do Kosovo, Albin Kurti, pediu à força de proteção da OTAN KFOR para remover os bloqueios das estradas sérvias. “Se a KFOR não for capaz de remover as barricadas, ou não o fizer por motivos que desconheço, então teremos que fazê-lo”, ameaçou Kurti em entrevista ao site bósnio istraga.ba em 27 de dezembro de 2022.

Por que se fala em “norte do Kosovo”?

Trata-se da área ao norte do rio Ibar, no Kosovo. As quatro comunas são quase exclusivamente habitadas por sérvios que não aceitam a condição de Estado do Kosovo. Eles mantêm laços estreitos com a Sérvia, mas têm dez assentos garantidos no parlamento kosovar e dois ministros no governo. Já o governo do Kosovo, em Pristina, nunca teve o controle total do norte do país desde o fim da guerra do Kosovo em 1999.

Bandeiras sérvias na cidade de Mitrovica, no norte do Kosovo
Bandeiras sérvias na cidade de Mitrovica, no norte do Kosovo

Tal situação faz do norte, onde vivem cerca de 60 mil pessoas, uma terra quase sem lei, um Eldorado para criminosos e contrabandistas. Lá, os principais políticos sérvios são, sem exceção, aliados leais do presidente sérvio, Aleksandar Vucic.

Os sérvios de Kosovo nutrem uma desconfiança profundamente enraizada no governo de Pristina. Isso é reforçado sobretudo pelo fato de unidades especiais da polícia kosovar serem enviadas com frequência para o norte, muitas vezes sob o pretexto de combater o crime.

Qual é a razão das atuais barricadas?

Bloqueios de estradas e barricadas têm sido táticas muito usadas no conflito entre o Kosovo e a Sérvia. Organizados em grupos de chat, os bloqueios são capazes de paralisar completamente o norte do país em minutos, obstruindo estradas e passagens de fronteira.

O pano de fundo dos protestos é a prisão de ex-policiais do Kosovo de nacionalidade sérvia. O Ministério Público kosovar acusa um deles de ter realizado um ataque a bomba nas instalações da comissão eleitoral no norte da cidade de Mitrovica, dominada pelos sérvios. Além da libertação dos policiais, os manifestantes sérvios exigem que unidades especiais da polícia kosovar se retirem do norte do país.

Dois caminhões bloqueiam a estrada em frente à escola técnica no norte de Mitrovica
Dois caminhões bloqueiam a estrada em frente à escola técnica no norte de Mitrovica

Os sérvios queriam impedir as eleições locais no norte de Kosovo, que se tornaram necessárias depois que todos os funcionários sérvios deixaram as instituições kosovares no início de novembro de 2022. Eles se retiraram do Parlamento e do governo. Os quatro prefeitos do norte do país também renunciaram. Várias centenas de policiais sérvios deixaram a força policial kosovar, assim como juízes sérvios que não trabalham mais no norte do Kosovo.

O boicote às instituições kosovares foi uma reação ao plano de Albin Kurti de proibir as placas de carro emitidas pelas autoridades sérvias no Kosovo e trocá-las por versões kosovares. Para Kurti, esta é uma questão fundamental de “reciprocidade”, porque a Sérvia não aceita placas de Kosovo. Já para o presidente Vucic e os sérvios do Kosovo, trata-se de preparativos para uma “limpeza étnica”.

Entretanto, o governo de Pristina adiou ambos os projetos – as eleições autárquicas e a introdução de novas placas – ,  provavelmente sob pressão da União Europeia (UE) e sobretudo dos Estados Unidos. Agora o Ocidente também exige um alívio das tensões por parte da Sérvia. No momento, porém, isso ainda parece uma realidade distante.

A Sérvia pode enviar tropas para a fronteira?

Isso é considerado improvável. Nos últimos anos, Vucic colocou as tropas sérvias várias vezes em “alta prontidão” e as mandou para perto da fronteira com o Kosovo. Em meados de dezembro de 2022, o governo de Belgrado solicitou oficialmente à KFOR que estacionasse policiais e soldados sérvios em território kosovar.

Soldados da KFOR (força de manutenção da paz de Kosovo) guardam um posto de controle na fronteira com a Sérvia
Soldados americanos da KFOR (força de manutenção da paz de Kosovo) guardam um posto de controle na fronteira com a Sérvia

Tal possibilidade está contemplada na Resolução 1244 da ONU de 1999, que se aplica após a capitulação da Sérvia com o fim da guerra do Kosovo e o bombardeio da OTAN. De acordo com a resolução, a Sérvia pode enviar “várias centenas” de forças de segurança de volta ao Kosovo – se houver concordância da missão militar internacional KFOR.

O próprio Vucic não esconde que sua proposta será provavelmente rejeitada. Analistas em Belgrado, portanto, interpretam a demanda do presidente sérvio como pura propaganda. De acordo com seus críticos, Vucic quer ser visto como uma espécie de defensor do povo sérvio. Mas mesmo que Belgrado considerasse seriamente a opção militar, ela seria provavelmente inútil, já que também resultaria em um confronto direto com a polícia internacional e as unidades militares estacionadas em Kosovo.

Há alguma solução à vista para o conflito?

Infelizmente não, mesmo que o Ocidente exerça mais pressão, já que ambas as partes do conflito são irredutíveis em suas posições. Em Belgrado, a separação é vista como uma violação do direito internacional e seu reconhecimento “jamais” será negociado. Em Pristina, por sua vez, o argumento é de que as conversações com os “ex-ocupantes sérvios” só fazem sentido se levarem a tal reconhecimento.

Até o momento, 117 países reconhecem o Kosovo como um Estado independente, incluindo 22 dos 27 membros da UE. Kosovo, contudo, não pode se tornar membro da ONU sem a aprovação da Sérvia, já que dois dos parceiros da Sérvia – Rússia e China – têm poder de veto no Conselho de Segurança.

Ponte sobre o rio Ibar na cidade dividida de Mitrovica
Ponte sobre o rio Ibar na cidade dividida de Mitrovica

Uma iniciativa franco-alemã deve agora colocar as coisas em movimento, embora detalhes do plano ainda não tenham sido disponibilizados para o grande público. Mas segundo fontes com acesso a informações privilegiadas, o “Tratado Básico” entre a República Federal da Alemanha e a República Democrática da Alemanha (RDA, antiga Alemanha Oriental) deve servir de modelo. Sendo assim, a Sérvia não teria que reconhecer explicitamente o Kosovo, mas teria que aceitar a integridade territorial e a soberania da antiga província do sul e não mais bloquear ativamente sua participação em todas as organizações internacionais.

Como incentivo, estaria a perspectiva de um dia pertencer à UE. No entanto, uma expansão do bloco nos Balcãs Ocidentais é, no momento, algo completamente incerto. Ainda que a Sérvia seja candidata oficial desde 2012, as negociações são lentas. O Kosovo, por sua vez, solicitou a candidatura neste mês.

Como a guerra na Ucrânia tem afetado os rivais?

Desde o ataque russo à Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, teme-se que Moscou possa usar seus laços estreitos com a Sérvia para abrir uma “frente lateral” nos Bálcãs. O primeiro-ministro kosovar, Albin Kurti, também teme esta jogada. Segundo ele, assim como na Rússia, as pessoas em Belgrado sonham em restabelecer um “mundo sérvio” na região. O presidente sérvio Vucic responde com a observação de que Kurti está se comportando como um “pequeno Zelenski”.

As cartas de Vucic são claramente piores. Para irritação da UE, a Sérvia não aderiu às sanções contra a Rússia. Segundo pesquisas, mais de 80% dos sérvios rejeitam tais sanções contra um “Estado irmão”. A Sérvia depende não apenas do gás russo, mas também do apoio de Moscou na questão do Kosovo.

Por outro lado, a economia sérvia está totalmente voltada para o Ocidente. Só as empresas alemãs garantem cerca de 75 mil empregos na Sérvia. Políticos ocidentais, incluindo o chanceler federal alemão, Olaf Scholz, parecem determinados a conter a influência russa nos Bálcãs. Já existem rumores – e Kurti também o diz abertamente – que um “acordo de normalização abrangente” entre a Sérvia e Kosovo é esperado na primeira metade de 2023. Mas no estado atual das coisas, tal previsão soa extremamente otimista.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE1 dia ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE1 dia ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE1 dia ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde1 dia ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde1 dia ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde1 dia ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura1 dia ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública1 dia ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO1 dia ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE1 dia ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO1 dia ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte1 dia ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO1 dia ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde1 dia ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO1 dia ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA1 dia ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública1 dia ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca1 dia ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca1 dia ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca1 dia ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca1 dia ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br