ESTADO
Fundação Cultural da Energisa abre edital para uso dos espaços culturais
Inscrições podem ser realizadas até 6 de fevereiro
Não-Oneroso dos Espaços Culturais, entre eles a Usina Energisa. O edital permite a ocupação dos espaços entre março e dezembro deste ano, dependendo do calendário de cada instituição.
O edital é uma forma de abrir os espaços culturais geridos pela Fundação permitindo que artistas e público locais possam realizar e participar de atividades e produções diversas, fomentando a cultura e produção artística local com acessibilidade e de forma democrática.
“A ideia do edital é tornar os espaços culturais geridos pela Fundação ainda mais acessíveis aos artistas e produtores, trazendo uma programação multilinguagem e inclusiva”, comenta Delânia Cavalcante, coordenadora de Investimento Social do Grupo Energisa.
Em 2022, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho realizou, por meio dos espaços culturais, mais de 445 atividades com as mais diversas linguagens, levando cultura e diversidade para mais de 108 mil pessoas de forma presencial e com transmissões pelo YouTube.
O Edital de Ocupação pode ser acessado nas redes sociais e no site da Fundação no endereço www.fundacaoormeo.org.br. Nele constam, detalhadamente nos anexos, quais espaços poderão ser ocupados; horários; contrapartidas; especificidades e critérios de seleção para os projetos inscritos.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até às 18h do dia 06 de fevereiro de 2023. As propostas deverão ser feitas por preenchimento do formulário disponível no edital, e enviadas para o e-mail usinaenergisa.pb@energisa.com.br.
Sobre o Edital
O edital 0001/2023 tem por objetivo a ocupação dos espaços culturais, dependendo do calendário de cada espaço, entre os meses de março a dezembro do próximo ano. O resultado produzirá um cronograma anual das atividades que serão realizadas nos espaços das Usinas e Centro Cultural, tais como: exposições, shows, saraus, lançamento de livros, oficinas, feiras, festivais, cinema, entre outros.
Produtores e artistas interessados devem consultar o calendário de pautas de cada espaço, informando no momento da inscrição quais datas e horários desejam ocupar. Todas as informações relativas ao processo de seleção estão disponíveis no edital. Em caso de dúvidas, enviar e-mail para o espaço que se busca a ocupação.
A Fundação Ormeo Junqueira Botelho, que possui equipamentos culturais preservados e com arquitetura secular, cede de forma não-onerosa: galerias de arte, salas modernas e multiuso, áreas externas para feiras de economia criativa e sustentável; além de um palco ao ar livre com capacidade de público acima de 500 pessoas.