Segurança Pública
Fundac certifica socieducandos em cursos profissionalizantes de Barbeiro e Instalações Elétricas
Mais 23 jovens e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) conquistaram o certificado e já podem exercer as profissões de Barbeiro, Instalações Elétricas de Baixa Tensão e Energia Solar Fotovoltaica.
Os cursos profissionalizantes realizados pelo Governo do Estado, por meio da Fundac, contemplaram 16 internos, com aulas no Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) com a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha/Secretaria de Educação, e sete do Centro Educacional do Jovem (CEJ).
“Nós entendemos que os cursos profissionalizantes de Barbeiro e de Instalações Elétricas são ferramentas de transformação social e oportunidades para que esses jovens possam retornar à sociedade com valor agregado ao currículo profissional, tendo chances reais de emprego e renda, dando a eles a oportunidade de crescimento pessoal, como também profissional”, afirmou o presidente da Fundac, Flavio Moreira.
No curso de Barbeiro, com 172hs/aula, os socioeducandos aprenderam a organizar o ambiente de trabalho do cabeleireiro/barbeiro, cortar e modelar barba/cabelo, realizar tratamento capilar, coloração e descoloração. Também aprenderam a identificar alteração da estrutura da barba e dos cabelos bem como fazer a preparação e higienização da pele e da barba, além dos cuidados que devem ter, seguindo as técnicas, características dos fios da face e do cabelo do cliente, a técnica de cortar os cabelos com a finalização etc.
No curso de 160 hs/aula de instalações elétricas, os alunos receberam noções básicas das grandezas elétricas, a utilização dos equipamentos de medição e a leitura de projetos elétricos. Aprenderam também, na prática, a identificar circuitos elétricos,
teste de medição, tensão e correntes, leitura de projetos elétricos, ligações de disjuntores, interruptores e tomadas, proteção e segurança em instalações elétricas.