Connect with us

Educação & Cultura

Dia das Mulheres: 25 conteúdos para se inspirar e levar a temática para a sala de aula

Aprofunde-se no assunto com sugestões de leitura para refletir sobre a desigualdade de gênero e como promover o respeito e a valorização das mulheres para além do 8 de março

O dia 8 de março está se aproximando e com ele vêm as reflexões em torno do Dia da Mulher, uma data que tem origens históricas: desde o século 19, as mulheres que faziam parte de movimentos operários se organizavam, nos Estados Unidos e em países europeus, na luta pelos seus direitos. A partir disso, os movimentos feministas ganharam força pelo mundo.

Pautas relacionadas à conquista de melhores condições de trabalho, direito ao voto e equidade de gênero estiveram entre as prioridades dessas lutas. Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Para saber mais, confira aqui a explicação completa por trás desse marco.

Esse dia pode ser uma ótima oportunidade para pensar como a desigualdade de gênero está presente na Educação e como promover o respeito e a valorização das mulheres desde cedo — não apenas em março, mas durante o ano todo. Por isso, separamos 25 conteúdos da NOVA ESCOLA para refletir sobre a temática, conhecer experiências inspiradoras e também sugestões de caminhos para trabalhar o assunto com a sua turma.

Calendário 2023: datas e temas para inspirar suas aulas

A NOVA ESCOLA oferece um calendário, para uso pessoal ou da equipe, que pode apoiar o planejamento das aulas de diferentes componentes curriculares, com sugestões de atividade sobre temas que marcarão o ano.

ACESSE AQUI.

COMO TRABALHAR O 8 DE MARÇO EM SALA DE AULA

1. Dia da Mulher na Educação Infantil: como trabalhar?

A colunista Paula Sestari traz propostas para abordar representatividade de gênero com as crianças, já que o 8 de março representa uma oportunidade de tratar a questão — que também deve ser enfatizada constantemente no resto do ano.

2. Meninas e Matemática: sugestões para incentivá-las

Lutar contra um cenário de preconceito e desestímulo não é fácil, mas há caminhos possíveis que começam na sala de aula. A colunista Rosiane Prates indica possibilidades quando o assunto é Matemática.

3. Questões de gênero: caminhos para abordar o assunto em sala de aula

Saiba por que os educadores devem ter sensibilidade para perceber os problemas da desigualdade de gênero e como podem contribuir para a desconstrução de estereótipos e a valorização da diversidade.

4. Dia da Mulher: como garantir a representatividade feminina em sala de aula durante todo o ano

A reportagem apresenta possibilidades para abordar o 8 de março nos Anos Iniciais, além de sugestões de livros e personalidades que os professores podem apresentar aos alunos.

5. Séries e filmes para discutir o papel social das mulheres com seus alunos

Confira sugestões de produções audiovisuais para usar como ponto de partida para discutir e refletir sobre questões ligadas a mulheres, seus papéis e sua representação na sociedade. 

6. Vamos conhecer — e valorizar! — as mulheres da nossa vida?

Não é preciso ir longe para encontrar mulheres inspiradoras. Essas figuras podem ser as mães, tias, avós, irmãs ou qualquer figura feminina presente na vida das crianças. Saiba como se aproximar das famílias dos pequenos e promover essa troca de histórias na Educação Infantil.

7. Dia da Mulher: 3 sugestões para trabalhar representatividade feminina na alfabetização

Que tal utilizar a temática para avançar na leitura e na escrita dos alunos? A professora Mara Mansani compartilhou três propostas para estimular o respeito e a valorização das mulheres desde cedo. 

8. A potência da literatura produzida por mulheres

Diversificar a autoria dos livros trabalhados em sala de aula é uma forma de valorizar a diversidade enquanto os alunos estudam os diferentes gêneros textuais, além de apresentar novos pontos de vista e estimular a autoestima e a identificação das meninas, que podem se ver representadas nessas escritoras. Entenda nestas reportagens como é possível fazer esse trabalho nos Anos Finais do Ensino Fundamental — e, de bônus, confira aqui 12 sugestões de autoras para apresentar aos seus alunos

9. Siga as pegadas das mulheres na Arqueologia e na História

Nos Anos Iniciais, explore desde as trajetórias das famílias até as marcas deixadas por figuras femininas ao longo de toda a História. Estes conteúdos vão auxiliar na construção de propostas efetivas, que envolvam o estudo dos papéis das mulheres desde as primeiras sociedades humanas e a sua luta por emancipação. 

10. Nem de menino, nem de menina: brincadeiras para todos

Desde a Educação Infantil, é preciso desmistificar que existem brincadeiras (ou brinquedos) de menina e de menino. Romper com essa lógica é garantir experiências mais ricas para todos. Entenda como promover jogos e atividades que permitam uma maior liberdade de escolha independentemente do gênero. 

11. 8 planos de aula para usar no Dia da Mulher

Para preparar as atividades, confira sugestões de como a temática pode ser trabalhada com a sua turma, visando inspirar uma reflexão sobre as conquistas femininas e as desigualdades que ainda persistem.

12. Xadrez também é para meninas — como trabalhar o jogo em sala

Esse jogo pode ser utilizado para aproximar todos os alunos da Matemática. Nestas reportagens, compreenda por que uma proposta como essa é tão interessante; veja como fazer esse trabalho nos Anos Iniciais; e conheça ainda sugestões de materiais sobre a história das mulheres no xadrez.

13. Mais mulheres (e meninas) na Matemática

Um trabalho semelhante ao anterior pode ser feito nos Anos Finais, ao aproximar as adolescentes das Ciências Exatas – e este conteúdo destaca como fazer isso. Combater os estereótipos de gênero, que ainda cercam a aprendizagem, e dar voz às meninas, valorizando seu raciocínio, é a saída para mantê-las engajadas. 

14. A Ciência das mulheres

Assim como na Matemática, a área da Ciência como um todo, historicamente, foi vista como um “assunto de meninos/homens”. Para ajudar a desmistificar esse tópico, conheça a participação das mulheres no campo científico ao longo da História e veja como estimular a participação de todos nas aulas de Ciência nos Anos Iniciais.

15. Descubra a vida das mulheres na Idade Média

Apesar de muitos livros de História invisibilizarem o papel das mulheres medievais, elas foram princesas, copistas, camponesas e muito mais. Ampliar o entendimento sobre esses papéis permite uma melhor compreensão dessa sociedade, além de desconstruir estereótipos. Saiba mais sobre a vida dessas figuras durante a Idade Média e confira dicas de como levar esses tópicos para a sala de aula. 

16. Cartas de afeto para mulheres inspiradoras

Que tal trabalhar o gênero de carta, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto fomenta a valorização e o respeito às mulheres? Nestes conteúdos, reunimos informações sobre esse tipo de texto e preparamos orientações de como levar a proposta para os alunos de 3º e 4º anos, além de alguns passos para avaliar essas produções.

PARA REFLETIR SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

17. Profissão Educadora: as mulheres na Educação Infantil

As origens dessa etapa de ensino estão muito relacionadas ao ato de cuidar. E, como as tarefas vinculadas aos cuidados são historicamente ligadas às mulheres, não surpreende que elas sejam maioria entre os profissionais. Hoje o entendimento sobre o papel do professor da Educação Infantil é outro e muito mais amplo, e nesta reportagem as professoras compartilham suas trajetórias e apontam como a profissão foi modificada pela pandemia. 

18. Dia da Mulher: 8 perguntas para entender as discussões de gênero

Para garantir direitos mais igualitários, é preciso desmistificar as questões de gênero na escola e fugir da desinformação. Entenda por que essa discussão não interessa apenas às mulheres e qual é o papel dos educadores nessa história. 

19. Por que o Dia Internacional da Mulher não pode passar batido e deve estar em pauta o ano inteiro

Assim como outras efemérides que temos no calendário escolar, a temática da equidade e a valorização das mulheres não deve ser pautada apenas em março. Entenda, nesta reportagem, a importância de levar o assunto para a sala de aula durante todo o período letivo. 

20. Como apoiar as meninas para evitar a evasão escolar

Esse é um desafio que está posto desde antes da pandemia: as meninas são mais vulneráveis a abandonar os estudos por motivos relacionados a trabalho doméstico, violência sexual, casamento precoce e gravidez indesejada. Saiba mais sobre o assunto e conheça estratégias para apoiá-las a continuar na escola. 

21. Por que você não sonha ser ministra da Educação?

Apesar de serem maioria na Educação Básica, poucas profissionais chegam a ocupar lugares de liderança. Entenda como a desigualdade de gênero está presente na Educação conferindo relatos de educadoras que viram de perto a discriminação conforme avançaram em suas carreiras. Elas também compartilham como é possível mudar isso nas escolas e construir um futuro com mais equidade para as meninas. 

22. Como abordar a história das mulheres durante todo o ano?

As mulheres também foram escribas, administradoras, guerreiras e cientistas. Apesar disso, há uma grande chance de que as contribuições das mulheres sejam invisibilizadas ao longo do percurso escolar. Saiba como mudar essa realidade. 

PARA SE INSPIRAR EM MULHERES

23. Professora empodera estudantes no Ceará com Literatura de mulheres engajadas

A Literatura é uma ferramenta poderosa para envolver os alunos nas discussões e lutas pela equidade. Essa é a estratégia utilizada pela professora Camile Baccin De Moura para promover debates sobre ancestralidade, pertencimento, identidade e racismo. Ela apresentou autoras como Conceição Evaristo, Angela Davis, Chimamanda Ngozi Adichie, Djamila Ribeiro, Lélia Gonzalez, bell hooks e Grada Kilomba para adolescentes do Ensino Médio. Conheça o projeto e saiba como é possível replicá-lo na sua realidade. 

24. Mulheres na tecnologia: esse espaço também é nosso

Finalista do Prêmio Global Teacher Prize, considerado o Nobel da Educação, a educadora Débora Garofalo compartilha sua trajetória para ressaltar a importância de ensinar, desde cedo, que o lugar das meninas é também na área da Tecnologia (e em qualquer outra que elas quiserem). 

25. 7 mulheres que mudaram a Educação

Ao lembrar os principais pensadores da Educação, é possível que você pense em nomes como Paulo Freire, Jean Piaget e Lev Vygotsky. No entanto, engana-se quem acredita que não tivemos mulheres que marcaram a área — para além das milhares de educadoras que fazem isso diariamente em cada escola do Brasil. Neste conteúdo, conheça sete mulheres que contribuíram para refletir e transformar a Educação.

CONFIRA PLANOS DE AULAS GRATUITOS DA NOVA ESCOLA

Fonte: Nova Escola

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO6 minutos ago

Filipe Maia reassume diretoria no DER-PB com foco em dinamizar entregas e fortalecer parcerias institucionais

ECONOMIA10 minutos ago

 PROCON-PB realiza pesquisa de combustível na região metropolitana de João Pessoa

ESTADO22 minutos ago

Governador em exercício Adriano Galdino participa do I Simpósio de Proteção aos Direitos da Mulher do Corpo de Bombeiros

CIDADE46 minutos ago

Censo Demográfico: Mangabeira segue como bairro mais populoso da Paraíba e Gramame assume a 2ª posição

CIDADE58 minutos ago

Prefeitura debate letramento étnico-racial dentro da programação do Dia da Consciência Negra

Politíca1 hora ago

Vereador defende fim da escala de trabalho 6×1

Politíca1 hora ago

Vereadora convida para solenidade de entrega do Diploma Estudante José Lins do Rêgo

Esporte1 hora ago

Primeira Corrida do Servidor Público reúne 1,2 mil participantes, nesta sexta-feira (15)

CIDADE1 hora ago

Cabedelo realiza 2ª etapa da Feira de Ciências das Escolas Municipais 

ENTRETENIMENTO1 hora ago

Exposição no Museu do Artesanato Paraibano destaca universo do circo

Educação & Cultura1 hora ago

CMJP aprova realização anual de consultas clínicas para alunos da rede municipal de ensino

CIDADE1 hora ago

Procon-JP constata diferença de R$ 0,24 no preço do litro da gasolina comum

ESTADO1 hora ago

Atualização Cadastral do Cartão Alimentação segue em mais seis municípios

Segurança Pública1 hora ago

Governo do Estado reforça fiscalizações para combater transporte turístico ilegal no litoral paraibano

ESTADO1 hora ago

PIB paraibano registra taxa de crescimento superior ao nordeste e ao Brasil, revelou hoje o IBGE

Esporte1 hora ago

Focco-PB promove a “Corrida Contra a Corrupção” na Estação Ciência, no próximo dia 8 de dezembro

ESTADO1 hora ago

Programas sociais executados pelo Governo da Paraíba são destaque em evento do IFPB, em Monteiro

Politíca1 hora ago

Rompa o Ciclo da Violência: Projeto idealizado por Camila Toscano é finalista no Prêmio Assembleia Cidadã da Unale

ECONOMIA2 horas ago

Até a Argentina vai crescer mais que o Brasil em 2025: confira panorama econômico Sul-Americano para o ano que vem

Segurança Pública2 horas ago

7 mil militares, 51 veículos blindados, 433 viaturas não blindadas e 15 aeronaves do Exército Brasileiro são recebidos no Vale do Paraíba para Operação Perseu

Segurança Pública2 horas ago

Inspeção de saúde das mulheres que se alistarem no Serviço Militar nas Forças Armadas deverá ser em horários e datas diferentes das dos homens: Conheça condições eliminatórias

Segurança Pública2 horas ago

Driblando os comandos, Sindicato Militar já foi registrado: generais correm para cancelar documentos e relatório aponta crime com reclusão até 4 anos

Saúde3 horas ago

Assistentes virtuais na saúde: como ajudam?

Politíca3 horas ago

ALPB é finalista em prêmio nacional com programa de combate à violência contra as mulheres

ENTRETENIMENTO3 horas ago

Usina Cultural Energisa recebe evento geek e tributo ao cancioneiro popular e cordelista Beto Cajá

Segurança Pública3 horas ago

Projeto autoriza guardas municipais a portarem arma de fogo em todo o território nacional

Educação & Cultura3 horas ago

Audiência debate reconhecimento de educadoras infantis como professoras

Educação & Cultura3 horas ago

Nova lei obriga governos a divulgarem dados de censos e avaliações educacionais

Internacional3 horas ago

“Pão e circo”: Paralelos entre gladiadores e reality shows

Internacional3 horas ago

Norte-coreanos deixam país pela 1ª vez para lutar na Ucrânia

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Saúde1 dia ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 dia ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 dia ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 dia ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde3 dias ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura3 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO3 dias ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional3 dias ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional6 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca7 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional1 semana ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional1 semana ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura1 semana ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional1 semana ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional1 semana ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde2 semanas ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura2 semanas ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br