CIÊNCIA & TECNOLOGIA
WhatsApp é o app mais usado na pandemia, aponta estudo da ESPM
Instagram e YouTube ocupam o segundo e terceiro lugar. Entre os aplicativos de delivery, iFood é o mais utilizado
O aplicativo de mensagens WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa do Núcleo de Marketing e Consumer Insights – NUMA, formado por professores e alunos da ESPM. O objetivo do estudo era entender o impacto da utilização dos apps na rotina dos consumidores no decorrer do período de isolamento social.
Segundo a pesquisa, o WhatsApp foi utilizado por 97% das pessoas consultadas. Em seguida, vêm o Instagram (88%) e o YouTube (75%). Entre as opções de streaming, o Netflix foi o mais usado por 68% dos entrevistados, e a plataforma de reuniões virtuais Zoom por 52% da amostra. O app de delivery do iFood foi o mais usado de sua categoria por 41% dos pesquisados.
De acordo com os pesquisadores, é possível fazer uma relação dos aplicativos mais utilizados com as experiências mais buscadas pelo consumidor nesses tempos de pandemia. Distração ficou na liderança com 73%, seguida por bem-estar (58%), sentimentos positivos (56%) e controle da ansiedade (48%).
Por meio de técnicas de análise estatística e correlação de dados, a pesquisa identificou alguns sentimentos provocados pelos aplicativos durante o seu uso. “Nas mulheres há um aumento da ansiedade, do estresse e do cansaço, e os homens apresentam mais sentimentos positivos”, diz Helder Haddad, professor e pesquisador do NUMA ESPM. Sobre o perfil etário é possível identificar que pessoas acima dos 45 anos usam mais os aplicativos para manter contato com amigos e familiares, pessoas entre 25 e 34 anos são as que mais pedem comida por aplicativos e os mais jovens, de até 17 anos, preferem apps de filmes, séries e vídeos.
Na amostra de 387 respondentes, 60% são mulheres, 51% são estudantes e 27% têm renda familiar mensal acima de 20 000 reais. A pesquisa considerou respostas múltiplas.
Aplicativos Mais Utilizados
- 97% WhatsApp
- 88% Instagram
- 75% YouTube
- 68% Netflix
- 55% Facebook
- 52% Zoom
- 41% iFood
- 24% Amazon Prime Video
- 23% TikTok
- 16% Microsoft Teams
Utilidade dos Aplicativos
- 77% Passar o tempo vendo vídeos
- 73% Conversar com amigos e família
- 50% Trabalhar em casa
- 49% Estudar em casa
- 41% Reduzir o estresse
- 38% Aprender algo novo
- 37% Pedir comida delivery
- 18% Fazer compras
- 14% Jogar em grupo
- 4% Outros
Sensações Relacionadas ao Uso dos Apps
- 73% Distração
- 58% Bem-estar
- 56% Sentimentos positivos
- 48% Ansiedade
- 48% Produtividade
- 41% Cansaço
- 38% Estresse
- 28% Solidão