Connect with us

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Entenda por que o WeChat faz o WhatsApp parecer um messenger do século passado

Que o WhatsApp é o mensageiro – e aplicativo – mais popular do Brasil, isso é indiscutível. Para se ter uma ideia do poderio do app, uma pesquisa divulgada no começo do ano, apontou que o messenger do Facebook está presente em espantosos 99% dos smartphones no Brasil. Além disso, 93% das pessoas o utilizam diariamente. Já no mundo, o nosso querido “Zap” conta com mais de dois bilhões de usuários.

E tamanha popularidade tem seus méritos. O WhatsApp se destaca, principalmente, pela sua simplicidade. Ele é absurdamente fácil de manusear, com quase todos os seus recursos sendo acessados a um ou dois cliques de distância. Mesmo quem não tem muita familiaridade com Tecnologia consegue dominar suas funções em pouco tempo. Além disso, sua criptografia ponta a ponta é das mais seguras e, considerando a sua gigantesca base de usuários, há poucas chances de ele ser superado por rivais como o Telegram, Hangouts ou o seu “primo” Facebook Messenger.

Mas nem tudo é perfeito no mundo do Zap. Alguns de seus recursos não funcionam tão bem (que o diga as chamadas de voz e vídeo) e ele ainda conta com uma deficiência bem incômoda: novas funcionalidades demoram uma eternidade para serem implementados no mensageiro. Claro que isso não é exatamente um problema se levarmos em conta o tamanho de sua base e a concorrência quase inexistente no Ocidente. Mas é algo bem preocupante se o compararmos com o seu equivalente chinês, o WeChat. Perto dele, o WhatsApp parece um aplicativo de mensagens do século passado.

O verdadeiro conceito de super app

Claro que não cheguei a essa conclusão no achômetro. Na verdade, a ideia para essa matéria surgiu depois que eu tive contato com a versão “full” do WeChat, a partir do smartphone de uma amiga que mora na China e que está de férias no Brasil. Nele, pude analisar todos os recursos que o mensageiro da Tencent oferece, ainda que a maioria deles só funcionasse, na prática, na China. Compreensível.

Mas, mesmo assim, foi fácil perceber que o WeChat domina completamente o conceito de super app – ou seja, aquele aplicativo que traz todos os serviços que você precisa no dia a dia.

E navegando pelo WeChat é razoável concluir que ele É a sua vida. Ele não apenas permite que você se comunique com seus amigos e familiares, no melhor estilo WhatsApp. Ele traz uma gama de serviços integrados que transforma seu smartphone em uma espécie de faz-tudo. A partir dele, você:

  • Acessa serviços públicos (Public Services);
  • Agenda consultas médicas (Health);
  • Transfere dinheiro (WeChat Pay);
  • Aluga bicicletas e chama táxis (Ride Hailing); usa o transporte público e agenda voos (Rail & Flights);
  • Compra ingressos de cinema (Movie Tickets);
  • Pede comida (Food Delivery);
  • Adquire produtos tanto de grandes redes, quanto de comércios locais (Local Businesses);
  • Reserva hoteis (Hotels);
  • Encontra liquidações relâmpagos (Flash Sales);
  • Faz compras compartilhadas com outros amigos (Buy Together);
  • Pesquisa por produtos usados (Used Goods);
  • Descobre casas para alugar ou vender (Housing) no melhor estilo Airbnb e Quinto Andar.

Dúvida? É só dar uma olhada na tela abaixo do app:

Menu de serviços do WeChat: a sua vida dentro de um aplicativo (Imagem: Canaltech)

Tudo em apenas um aplicativo, sem lotar a memória do smartphone com outros apps. Aina que o WeChat tenha 180 MB. Meio pesado…

O WeChat Pay extinguiu o dinheiro na China

No Brasil, o Facebook briga com o Banco Central no Brasil para liberar uma versão “metzo” beta do seu sistema de pagamentos e transferências, o WhatsApp Pay. Mas na China, isso já é algo tão enraizado a partir do WeChat Pay (e do AliPay, do Grupo Alibaba) que o dinheiro em papel é algo praticamente extinto no país – e os cartões de crédito estão seguindo pelo mesmo caminho.

Mas você só tem uma noção do quanto esse conceito é evoluído, quando vê o recurso funcionando na prática. Primeiro, que o WeChat Pay funciona DE VERDADE como uma carteira digital. É comum que os chineses mantenham todo o seu dinheiro – ou boa parte dele – no aplicativo em questão, a ponto de você correr o risco de perder suas economias caso se esqueça da senha para acessar o programa. Mas, de modo geral, você não precisa ter um app bancário.

No mais, o processo de fazer transferências e pagamentos é absurdamente simples e rápido, como você pode ver abaixo:

Passo 1: abra a função da carteira digital e escolha o valor:

Passo 2: escolhido o valor, você define como autorizar a transferência. Pode ser uma senha numérica ou biométrica, como reconhecimento facial:

Passo 3: pronto! Transferência e/ou pagamento feito! A pessoa receberá uma confirmação no mensageiro e apenas após clicar nela (aviso em laranja), a operação é finalizada:

Um vasto universo de e-commerce dentro do WeChat

Para além de pagamentos e concentração de diversos serviços em um único lugar, o conceito de super app no WeChat ganha força quando falamos de e-commerce. O aplicativo é uma plataforma robusta para compra de uma infinidade de produtos, sem que você tenha de sair a caça em diversos sites.

Atualmente, o WeChat traz três canais de e-commerce que permitem compras de todos os tipos. São eles:

WeChat Store

O WeChat Store é o equivalente a um site de comércio eletrônico e focado apenas na rede social dentro do app. Configurar uma loja no WeChat Store permite oferecer aos usuários uma maneira rápida de acessar seus produtos e, claro, comprá-los através do WeChat Pay.

WeChat Store (Imagem: Canaltech)

Outra vantagem importante de uma loja presente na WeChat Store é que você pode usá-la para serviços de atendimento ao cliente. Por exemplo, é possível oferecer assistência e enviar notificações e promoções para aprimorar a retenção de compradores.

WeChat Mini Programs (ou Mini Programas WeChat)

Os WeChat Mini Programs são muito semelhantes ao WeChat Store, mas trazem um funcionamento diferente. Uma loja na WeChat Store tem como objetivo oferecer uma experiência de e-commerce otimizada para WeChat. Já um estabelecimento no Mini Programs é uma “sub-aplicação” executada dentro do ecossistema do WeChat.

Ele permite que empresas terceirizadas desenvolvam mini programas, fornecendo recursos avançados para que os usuários tenham uma experiência completa dentro do próprio app, como se estivesse em um site, com acesso a cupons de desconto, localização e recarga de créditos de serviços de mobilidade e muito mais.

WeChat Mini Programs: “mini e-commerces” dentro do WeChat (Imagem: Canaltech)

Tesla, por exemplo, usa um mini programa dentro do WeChat para que os usuários localizem estações de carregamento, agendem um test-drive e compartilhem suas experiências sobre guiar um carro da marca; já a Mobike, serviço de compartilhamento de bicicletas permite que os usuários localizem a “magrela” mais próxima, desbloqueie e recarregue os créditos. Até mesmo serviços que, em tese, seriam concorrentes do WeChat marcam presença no Mini Programs, como é o caso da JD.com, segunda maior plataforma de e-commerce da China.

A Tesla tem o seu mini programa dentro do WeChat (Crédito da foto: walkthechat.com)

Além de tudo isso, entre outras vantagens desta modalidade estão a facilidade de uso, o carregamento instantâneo e zero ocupação de memória no smartphone.

Publicidade como nas redes sociais ocidentais

Assim como acontece nas principais redes sociais deste lado de cá do planeta e que são proibidas na China, o WeChat oferece recursos de publicidade e marketing dentro app, capazes de aumentar o reconhecimento da marca e, claro, vender mais.

O WeChat permite a execução de estratégias de publicidade semelhante às redes sociais ocidentais (Imagem: Canaltech)

Para isso, a plataforma permite aos lojistas criar conteúdo direcionado ao seu público-alvo e alcançá-lo com promoções, vendas instantâneas e campanhas de doação. Os e-commerces também podem fazer parcerias com influenciadores locais, executar campanhas de pagamento por clique e muito mais.

WeChat CRM

O WeChat CRM permite que os e-commerces dentro do app fiquem conectados aos seus clientes. Esse recurso permite a coleta de informações sobre potenciais compradores (e clientes habituais), acompanhando o comportamento deles na plataforma. É possível usar o WeChat CRM para oferecer suporte instantâneo na rede social e monitorar quando eles falam sobre a marca ou deixam comentários.

Toda essa informação é essencial para que os e-commerces dentro do app organizem sua estratégia geral de marketing, atendendo às necessidades dos clientes e planejando campanhas publicitárias mais eficazes. Assim como acontece nas redes sociais ocidentais – proibidas de funcionar na China, sempre bom lembrar.

Sim, há um custo para todas essas comodidades

Bom, como não existe almoço grátis nessa vida, é evidente que todas as comodidades trazidas pelo WeChat teriam um preço. E esse valor atende pelo nome… privacidade. Afinal, em se tratando de um app chinês e que opera majoritariamente na China, não foi surpresa nenhuma quando foi descoberto que a Tencent, administradora do aplicativo, anunciou em uma atualização dos termos de privacidade que compartilhava os dados dos usuários com o governo chinês.

Segundo os termos de uso, o WeChat pode “preservar, divulgar e reter suas informações por um longo período de tempo”. Com isso, os usuários podem ter expostos nome, e-mail, número de contato e até localização. Tudo isso, claro, para cumprir ordens judiciais e colaborar com “pedidos” do governo (leia-se, liberem esses dados logo). Essa entrega de informações vale também sempre que a Tencent acreditar que alguma lei ou regulação tenha sido quebrada e também caso ela julgue que exista algum risco à segurança de seus usuários, parceiros ou a sua própria.

Bom, como estamos falando da China, então nada disso chega a espantar, sejamos honestos.

Bonus track

Não conseguimos entender para que serve o recurso da tela abaixo, mas ele deve ser, no mínimo, curioso de ser usado. Uma espécie de Tinder com “tempero chinês”, talvez? Super app é isso!

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 dia ago

Harrison foi responsável pelo maior curso de pós-graduação da OAB-PB com 2,8 mil inscritos

ECONOMIA2 dias ago

PIS retroativo: veja como saber se há valores a receber

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Se você se acha bonito, vai namorar alguém que também pensa assim dela mesma

Saúde2 dias ago

Células do coração são regeneradas pela primeira vez – usando som

Saúde2 dias ago

Alerta: Terapias com células-tronco não têm o que prometem

Saúde2 dias ago

Descoberto hormônio que mantém ossos fortes quando mulheres amamentam

Saúde2 dias ago

LED implantável no corpo gera luz para destruir cânceres profundos

Judiciário2 dias ago

Projeto mantém o processo de divórcio e dissolução de união estável após a morte de um dos cônjuges

Educação & Cultura2 dias ago

Proposta cria programa para promover apoio à educação profissional

Educação & Cultura2 dias ago

Proposta destina até 15% do valor de projetos de Ifes e ICTs para custeio de fundação de apoio

Internacional2 dias ago

Comunidade humanitária relata mortes na RD Congo após trégua no Kivu do Norte

CIDADE2 dias ago

Crise no MDB pode afetar pré-candidatura de Luzimar Nunes no Conde

Segurança Pública2 dias ago

Operação Angico mira organização criminosa em Aguiar, no Sertão da Paraíba, acusada de homicídios e extorsões

Nacional3 dias ago

MST quer ampliar influência no governo Lula e pretende lançar 700 candidatos nas eleições 2024

Nacional3 dias ago

Maduro responde à Lula com ironia: “Tome um chá de camomila”

Nacional3 dias ago

Pesquisas fora das capitais acendem alerta no PT

Nacional3 dias ago

Lula compara o Brasil pós-Dilma Rousseff à Faixa de Gaza

Nacional3 dias ago

Ministra questiona gastos tributários, mas defende programas sociais

Nacional3 dias ago

Veja quais foram os impostos que subiram no governo Lula

ENTRETENIMENTO3 dias ago

19º Fest Aruanda prorroga inscrições para 2024 até o dia 12 de agosto

CIDADE3 dias ago

João Pessoa registra 75% de média de ocupação hoteleira e cresce movimento no Aeroporto Castro Pinto

Segurança Pública3 dias ago

Operação com uso de motos aquáticas da Polícia Militar prende integrantes de facção em Lucena

CIDADE3 dias ago

Prefeitura de João Pessoa finaliza etapa para obter recursos para projetos de mobilidade, meio ambiente e preservação do Centro Histórico

Educação & Cultura3 dias ago

UFPB oferta vagas para cursos de mestrado e doutorado em sete programas de pós-graduação

Judiciário3 dias ago

Entenda o Processo de Suspensão da CNH

Educação & Cultura3 dias ago

Secretaria da Educação da Paraíba oferta EJA Semipresencial em 10 escolas por todo estado

ESTADO3 dias ago

Detran-PB e UFPB iniciam curso de Educação para o Trânsito e Saúde do Condutor e da Condutora

ESTADO3 dias ago

Paraibanos podem escolher melhor dia para agendar a emissão da Carteira de Identidade Nacional

ESTADO3 dias ago

Governo do Estado promove 3º Ciclo Formativo Alfabetiza Mais Paraíba

Judiciário3 dias ago

STJ Notícias: motorista de aplicativo pode ser suspenso imediatamente por ato grave

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional7 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

CONCURSO E EMPREGO7 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional12 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ECONOMIA7 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional7 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE7 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde7 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional7 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário10 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura7 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional7 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional7 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO7 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário3 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO5 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Como sair do grupo de WhatsApp anonimamente e ninguém ver

ESTADO8 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Nacional11 meses ago

EXCLUSIVO – Leia na íntegra o pronunciamento de 7 de setembro de Lula

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Assistam ao filme “Tropa de elite 2 – O inimigo agora é outro” e reflitam

Internacional4 meses ago

China

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional11 meses ago

Advogado de hacker fez parceria com autor de livro sobre Lula

Nacional12 meses ago

Publicamente, ex-guerrilheiro que preside a Colômbia alfineta o descondenado que ocupa o Palácio do Planalto

ENTRETENIMENTO8 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

QUEIJO AZUL, FEITO COM LEITE DE OVELHA, GANHA SELO ARTESANAL

Nacional3 semanas ago

DESMATAMENTO CAI NA AMAZÔNIA, MAS CRESCE NO CERRADO

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

EMPRESA PREVÊ MULHERES EM 50% DOS CARGOS DE GESTÃO

ECONOMIA3 semanas ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional3 semanas ago

O IMPACTO DA TROCA NO PODER DO REINO UNIDO APÓS 14 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

ENEM DOS CONCURSOS: NOVO EDITAL É DIVULGADO COM POLÍTICA DE REEMBOLSO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA PLANO SAFRA 2024/2025

Nacional3 semanas ago

SECA NO PANTANAL PODE CHEGAR A PONTO DE NÃO RETORNO

Saúde4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA EFICÁCIA DE MEDICAMENTO CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO BOLO TENTAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

RELIGIÃO E CIÊNCIA

ECONOMIA4 semanas ago

BC MUDA MECANISMO DE RESSARCIMENTO A VÍTIMAS DE FRAUDES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

MANACÁ-DA-SERRA COMO CULTIVAR

Saúde4 semanas ago

BRASILEIRA DESCOBRE AÇÃO DE PROTEÍNA EM CASOS GRAVES DE COVID

ECONOMIA4 semanas ago

COMO IRÁ FUNCIONAR A NOVA META DE INFLAÇÃO DO BRASIL

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ENVELHECIMENTO MUDA DEMANDAS E VAGAS NO MERCADO DE TRABALHO

Internacional4 semanas ago

BOLÍVIA EM TENSÃO: ENTENDA EM 4 PONTOS A CRISE POLÍTICA NO PAÍS VIZINHO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

SAVANNAH: O HÍBRIDO SELVAGEM DE GATO COM SERVAL

Educação & Cultura1 mês ago

FIM DA GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

BRASIL TEM MAIS DE 2 MILHÕES DE VAGAS EM CARGOS TÉCNICOS SOBRANDO

Nacional1 mês ago

COMO MILHARES DE FAMÍLIAS GAÚCHAS FICARAM MAIS POBRES DO DIA PARA A NOITE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

ESTROGONOFE DE TILÁPIA FEITO NO FORNO VAI TE SURPREENDER

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TRÊS DICAS PRA CUIDAR BEM DAS ORQUÍDEAS

Politíca1 mês ago

“RESULTADOS PODEM NÃO AGRADAR, MAS ELEIÇÕES LIVRES SÃO A FORÇA DA DEMOCRACIA”

Educação & Cultura1 mês ago

PISA: O BRASIL NO RANKING INTERNACIONAL

ENTRETENIMENTO1 mês ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

COMO NVIDIA VIROU A EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO?

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

TECNOLOGIA AJUDA NO MANEJO E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Saúde1 mês ago

ESPECIALISTAS CRITICAM A MUDANÇA NA LEI DO ABORTO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TURISMO RURAL EM ROTA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br