CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Twitter suspende fake da Disney após dar selo dourado à conta
A distribuição de selos verificados no Twitter virou uma grande confusão. No novo episódio dessa saga, a rede adquirida por Elon Musk tirou do ar uma conta falsa que se passava pela Disney Junior U.K. que havia recebido o selo dourado da plataforma no último final de semana.
A “pegadinha” foi administrada por um usuário conhecido como @7Virtues_. Ele criou uma conta falsa simulando o extinto canal da Disney no Reino Unido e, para sua surpresa, ganhou o selo dourado no Twitter — destinado apenas a grandes corporações e mediante uma assinatura mensal de US$ 1 mil.
Twitter appears to have given a gold checkmark to a fake Disney Junior account 🤦🏻♂️ pic.twitter.com/0Ab1hE3cso
— Matt Navarra (@MattNavarra) April 24, 2023
Enquanto esteve ativa, a conta mantinha fixado uma publicação de cunho racista, o que aparentemente não foi suspeito o suficiente para o Twitter na hora de verificar o perfil.
Apenas selos, sem verificação
O caso sucede uma série de inconsistências com a distribuição de selos de verificação do Twitter. Após a remoção dos selos azuis de contas verificadas na semana passada, a rede social voltou a apresentar o blue check para usuários que afirmam não ter contratado o Twitter Blue — e até perfis de celebridades falecidas voltaram a ter o selo em suas contas.
Elon Musk reformulou o Twitter Blue como uma forma de monetizar a plataforma e obrigar as pessoas a pagarem pelo selo de verificação. No entanto, poucos usuários verificados aderiram ao Blue, e Musk passou a redistribuir o selo azul para alguns famosos (que não pediram por isso), ao mesmo tempo em que supostamente reativou a verificação para pessoas com mais de 1 milhão de seguidores (mas com várias exceções, aparentemente ao gosto do proprietário).
A situação criada pela conta falsa do Disney Junior expõe que o problema de verificação atinge também os selos dourados, destinados a contas empresariais oficiais. Segundo o responsável pela conta, o check apareceu durante o último final de semana sem que fosse necessário pagar a assinatura “gold”.
Após algumas postagens da conta viralizarem com a surpresa pelo selo verificado (e insultando Elon Musk com injúrias e palavrões), a conta foi suspensa do Twiiter. Em dois dias com o check dourado, a conta falsa passou de 1,4 mil seguidores para mais de 4,7 mil.