Connect with us

Nacional

IBGE reúne maiores especialistas do país para avaliar resultados preliminares do Censo 2022

Presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo abriu os trabalhos da Oficina de apresentação e avaliação dos resultados preliminares do Censo 2022

A menos de dois meses da divulgação dos resultados do Censo 2022, marcada para 28 de junho, o IBGE reuniu em sua sede, no Rio de Janeiro, um grupo de demógrafos e estatísticos de reconhecida excelência no cenário nacional e internacional. A convite do presidente interino Cimar Azeredo, eles participaram da oficina de apresentação e avaliação dos resultados populacionais preliminares do Censo Demográfico 2022, entre 10 e 12 de maio. Após três dias de discussões, os especialistas vão elaborar um relatório chancelando o esforço prático e metodológico empenhado pelo IBGE desde o início da coleta censitária, em 1º de agosto de 2022. Este relatório terá a chancela do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que também acompanhou o evento. O documento está previsto para ser publicado nos próximos 30 dias.

Além de diretores e técnicos do IBGE, participaram do evento especialistas convidados de vasta produção acadêmica, como Alicia Bercovich, Antonio José Ribeiro Dias, Bernadette Waldvogel, Bernardo Lanza Queiroz, Cassio Turra, Claudio Egler, Diana Sawyer, Eleonora Cruz Santos, Helena Cruz Castanheira, Irineu Rigotti, Junia Quiroga, Laura Wong, Maria Paula Ferreira, Marcos Roberto Gonzaga, Simone Wajnman, Suzana Cavenaghi e Zélia Bianchini.

Na sessão de abertura, Cimar Azeredo explicou detalhadamente os desafios da operação censitária, ressaltando que erros e acertos ao longo da jornada tornam o trabalho passível de ajustes. “Os resultados do Censo não estão escritos em pedra. Sempre é possível revê-los e aprimorá-los”, comentou, pedindo apoio dos especialistas nesta tarefa.

Cimar também citou como positivos o uso da tecnologia como aliado na busca de um Censo de qualidade e a um controle maior da operação em tempo real, bem como as recentes ações de mobilização visando a diminuição do índice de não resposta, hoje abaixo de 4,5% na média do país. “Iniciativas de peso nacional como o Favela no Mapa e o Condomínios no Mapa, convocando os residentes dessas áreas a responder ao Censo, foram bem-sucedidas”, afirmou.

Novas tecnologias, apresentação de dados, imputações: intensa troca de experiências

O primeiro dia de oficina foi dedicado à apresentação dos avanços tecnológicas do Censo 2022, como as ferramentas de gerenciamento e acompanhamento da coleta de dados em cada setor censitário, como Plataforma Geográfica Interativa (PGI). Toda a geotecnologia envolvida na coleta residencial e os futuros mapas que ela vai gerar também foram destacados na oficina. Em seguida, foram apresentados indicadores de cobertura e da qualidade da operação, com ênfase para a Pesquisa de Pós-Enumeração (PPE).

As palestras ficaram a cargo do diretor de Geociências, Claudio Stenner; do gerente técnico do Censo, Luciano Duarte; da coordenadora de População e Indicadores Sociais, Cristiane Moutinho; do coordenador de Geografia, Cayo Franco; do coordenador da Pesquisa de Pós-Enumeração, Gabriel Mendes Borges; e do gerente do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), Eduardo Baptista.

No dia seguinte, foram apresentados números preliminares do Censo 2022, bem como a metodologia de cálculo utilizada pelo IBGE para imputação – técnica recomendada pela comunidade internacional que estuda populações e censos para preencher dados faltantes. Entre outros países, Estados Unidos, Canadá, México, Reino Unido e Austrália fazem uso da imputação de pessoas em domicílios sem entrevista realizada.

Entre os palestrantes do segundo dia, estavam a gerente de Análises e Estudos da Dinâmica Demográfica, Izabel Marri; o gerente de Estimativas e Projeções da População, Marcio Minamiguchi; e a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes. Em todas as palestras, os convidados estavam livres para fazer perguntas a qualquer tempo, tornando mais natural a troca de experiências.

No encerramento do encontro, os especialistas conheceram a sala de situação, criada para monitorar as atividades do Censo em tempo real. Com telões interativos em touch screen que fornecem informações atualizadas sobre a coleta censitária em todo o território nacional, o ambiente comporta reuniões de até 30 pessoas. Ali mesmo, cientes dos resultados populacionais preliminares e dos métodos utilizados nos cálculos do IBGE, os participantes da oficina formularam as primeiras análises, críticas e sugestões, que constarão de um parecer técnico a ser apresentado em meados de junho.

Confira o que disseram os especialistas ao fim do encontro:

“Honestidade intelectual define esta oficina. Aqui soubemos de todos os processos internos do Censo, num panorama oferecido por excelentes profissionais. Sem dúvida, os dados são coerentes.”
Alicia Bercovich, matemática e demógrafa (IBGE)

“Espantado com a transparência e agradecido pelo convite. Mesmo o atraso na coleta não teve tanta influência: em relação ao Censo passado, os resultados de 2022 vão sair na mesma época em que saíram os anteriores.”
Antonio José Ribeiro Dias, estatístico e engenheiro de sistemas (IBGE)

“Sempre que vamos em diferentes lugares, o IBGE é uma referência importante nas pesquisas amostrais e nos Censos. Poder participar dessa oficina e perguntar o que quis, ver o que quis, da forma que quis, sem restrições, é gratificante.”
Bernardo Lanza Queiroz, demógrafo (UFMG)

“Essa oficina seguiu uma tradição do IBGE, que é discutir de forma transparente, aberta e tecnicamente muito clara os aspectos relativos ao planejamento, à operação de coleta e à análise preliminar dos dados do Censo. Foi muito importante para esclarecer pontos que não estavam muito evidentes para os especialistas.”
Cassio Turra, demógrafo (UFMG)

“Não devemos temer nada, o momento é de comemorar essa conquista e mostrar que todo o processo tem uma história, e essa história é de superação. Parabenizo a todos os funcionários do IBGE pelo trabalho.”
Claudio Egler, geógrafo e economista (Instituto de Geociências/UFRJ)

IBGE

A menos de dois meses da divulgação dos resultados do Censo 2022, marcada para 28 de junho, o IBGE reuniu em sua sede, no Rio de Janeiro, um grupo de demógrafos e estatísticos de reconhecida excelência no cenário nacional e internacional. A convite do presidente interino Cimar Azeredo, eles participaram da oficina de apresentação e avaliação dos resultados populacionais preliminares do Censo Demográfico 2022, entre 10 e 12 de maio. Após três dias de discussões, os especialistas vão elaborar um relatório chancelando o esforço prático e metodológico empenhado pelo IBGE desde o início da coleta censitária, em 1º de agosto de 2022. Este relatório terá a chancela do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), que também acompanhou o evento. O documento está previsto para ser publicado nos próximos 30 dias.

“Não me surpreende a transparência do Censo, nem a parceria com grandes nomes da academia num evento como esse. Isso porque é tradição do IBGE zelar pela transparência e comunicar-se com o mundo acadêmico. Claro que os números do Censo necessitam de avaliação, de uma análise de plausibilidade. E isso será feito a seu tempo.”
Diana Sawyer, demógrafa (professora emérita da UFMG)

“Vocês fizeram um trabalho impressionante, debaixo de uma tempestade terrível. Importante ressaltar a evolução tecnológica do Censo 2022, que contou com tantas ferramentas de monitoramento e controle, que permitem a correção de problemas em tempo real. Temos total confiança no quadro técnico e nos números do IBGE.”
Helena Cruz Castanheira, representante do Centro Latino-americano e Caribenho de Demografia (Celade/CEPAL)

“Foram três dias extremamente intensos. O nível de informação que temos agora é muito grande e deixa muito clara a complexidade gigantesca que é uma operação censitária. Para nós, pesquisadores e cientistas, foi uma oportunidade sensacional, uma troca, um aprendizado mútuo”.
Irineu Rigotti, geógrafo e demógrafo (UFMG)

“A transparência deixou todo mundo deslumbrado. Uma tecnologia nunca usada antes, que mostrou tudo que foi possível. Estou tranquila com toda a operação censitária. O Censo vai dar um número que me parece confiável.”
Laura Wong, demógrafa (UFMG)

“A principal virtude desse Censo foi a transparência. Essa transparência já ajuda a explicar qualquer resultado não esperado. Portanto, é possível dizer ‘tivemos problemas nesse Censo, mas sabemos como explicar e como justificar’.”
Marcos Roberto Gonzaga, estatístico e demógrafo (UFRN)

“Por conta das apresentações brilhantes e do compartilhamento de informações da equipe técnica conosco, gerou-se um engajamento mais do que necessário e oportuno. Saio daqui com a certeza de que o Censo foi feito com idealismo e empenho, da melhor maneira possível.”
Simone Wajnman, demógrafa (UFMG)

“Como já disseram, não temos um Censo: temos 27 Censos, um em cada estado. Precisamos ressaltar a dificuldade de se fazer um Censo de Norte a Sul num país tão heterogêneo. O IBGE fez o que pôde, e muito melhor do que podia. E a palavra que fica, até como reflexo do georreferenciamento, é a transparência.”
Suzana Cavenaghi, demógrafa (Ence)

“Fico orgulhosa e satisfeita em ver os avanços metodológicos e tecnológicos do Censo, além do empenho dos profissionais da casa em cada conquista. O desafio é grande, vamos agora nos debruçar sobre os resultados, neste Censo da transparência”.
Zélia Bianchini, matemática e estatística (IBGE)

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação cresce em oito das 27 UFs no primeiro trimestre de 2024

Politíca3 horas ago

Lei de Camila cria política de cuidados e capacitação para pais e responsáveis por autistas

Judiciário3 horas ago

MPPB fará audiência sobre direitos das pessoas com autismo, nesta segunda

Politíca3 horas ago

AGORA É LEI! Paraíba ganha Política Estadual para migrantes e refugiados

CIDADE4 horas ago

Moradores de Patos Lançam Campanha Contra Buracos nas Ruas

ECONOMIA1 dia ago

Não arrisque seu bolsa família! Saiba agora como garantir sua segurança!

ECONOMIA1 dia ago

Entenda a NOVA aposentadoria que pode te trazer incríveis benefícios!

ECONOMIA1 dia ago

Governo libera ajuda que pode melhorar a qualidade de vida de trabalhadores!

ECONOMIA1 dia ago

Salário surpreende e quebra todos os limites! Veja o novo pagamento mínimo!

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Preços da arroba do boi gordo caem no país; confira

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Entidades pedem que governo federal não importe arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Chuvas afetam produção de citros no RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa promove debate sobre melhorias para sistemas de produção integrados para o Semiárido

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova obrigatoriedade de clube inscrever programa de formação de atleta no conselho da criança

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova inclusão de capacitação de servidores públicos como diretriz da Lei Maria da Penha

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova projeto reiterando que não há escusas para crimes de violência doméstica

Segurança Pública2 dias ago

Comissão aprova assistência jurídica gratuita a agentes de segurança pública

Segurança Pública2 dias ago

Projeto aprovado inclui divulgação de conteúdo sexual falso na definição de violência psicológica contra mulher

Educação & Cultura2 dias ago

Contratação de temporários é usada para descumprir piso salarial dos professores, afirmam participantes de debate na Câmara

Judiciário2 dias ago

STF retoma julgamento de ações sobre assédio judicial contra jornalistas e órgãos de imprensa

Judiciário2 dias ago

MPF trabalha para assegurar que regras da ANTT sejam cumpridas na entrega de donativos para o RS

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Educação & Cultura2 dias ago

João Azevêdo entrega escola na Zona Rural de Mamanguape e inspeciona reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira

Internacional10 meses ago

Cidade alemã passa a distribuir gratuitamente filtro solar

Internacional11 meses ago

IMPRESSIONANTE – GOVERNO CANADENSE ADMITE: “Os não vacinados estavam certos sobre as vacinas de mRNA”

Judiciário12 meses ago

Escravizados

ENTRETENIMENTO10 meses ago

JIBÓIA

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Exorcista: filme “Nefarious” é “o melhor já produzido” sobre possessão demoníaca

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional4 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Nacional9 meses ago

CNS reconhece religiões afro como complementares ao SUS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

ECONOMIA5 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional5 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

AGRICULTURA & PECUÁRIA5 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

CIDADE5 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

Saúde5 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional5 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário9 meses ago

Informativo destaca não exigência de provas para fixação de indenização mínima por danos morais

Judiciário8 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

ENTRETENIMENTO5 meses ago

HORTÊNSIAS

Educação & Cultura5 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

Relator lê parecer sobre indicação de Cristiano Zanin ao STF; sabatina está marcada para 21 de junho

Educação & Cultura11 meses ago

Novo ensino médio precisa levar em conta realidade de alunos e municípios, aponta debate

Nacional12 meses ago

Repórter da TV Globo é agredida por segurança de Maduro após questionamento

Nacional5 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ECONOMIA11 meses ago

Por unanimidade, TCU aprova contas do governo Bolsonaro

CIDADE12 meses ago

Vereador Marlon vence queda de braço com prefeito de Sobrado e fica com comando do Republicanos no município

ENTRETENIMENTO4 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Educação & Cultura11 meses ago

EXCLUSIVO: Gilson Souto Maior lança em julho ‘História da Imprensa na Paraíba’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DOBERMANN, O CACHORRO MAIS ASSUSTADOR

Educação & Cultura1 dia ago

A MODERNIZAÇÃO DOS COLÉGIOS AGRÍCOLAS NO PR

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

GOVERNO LANÇA PORTAL CONTRA FAKE NEWS

ENTRETENIMENTO1 dia ago

DONA DE JARDIM COM MAIS DE 500 MIL SEGUIDORES COMPARTILHA CUIDADOS COM PLANTAS

Internacional1 dia ago

CIDADES DO MUNDO SOFREM COM COLAPSOS CLIMÁTICOS COMO DO RS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

PRODUÇÃO DE MEL COM ABELHAS SEM FERRÃO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

CAPRINOCULTURA – VALE A PENA INVESTIR?

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO: ESTAMOS PERTO DE ESCALADA NUCLEAR

Educação & Cultura4 dias ago

BANCAS E LIVRARIAS SE REINVENTAM EM MEIO AO MERCADO DIGITAL

ECONOMIA4 dias ago

SETOR DE VAREJO APRESENTA MELHORA E PODER DE COMPRA PODE ESTAR SUBINDO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA DO DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO

Internacional4 dias ago

MONTEVIDÉU SE PREPARA PARA O AVANÇO DO MAR

ECONOMIA5 dias ago

CRISE NO VAREJO: ESPECIALISTAS ANALISAM A CRISE PERSISTENTE NO SETOR

ENTRETENIMENTO5 dias ago

CONSERVAÇÃO DO MICO LEÃO PRETO

Saúde5 dias ago

VINAGRE DE MAÇA NÃO É UM REMÉDIO MILAGROSO CONTRA VÍRUS

Educação & Cultura5 dias ago

AS ESTRANHAS RAZÕES PELAS QUAIS PESSOAS DORMIAM EM ARMÁRIOS NA IDADE MÉDIA

Saúde5 dias ago

AS 3 ONDAS DE DOENÇAS INFECCIOSAS QUE DEVEM ACOMETER O RS DEPOIS DAS INUNDAÇÕES

Internacional1 semana ago

POR QUE AMEAÇAS À LIBERDADE DE IMPRENSA SÃO TENDÊNCIA GLOBAL

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO É VIVER NO PAÍS MAIS FELIZ DO MUNDO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

GALINHAS ORNAMENTAIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMEÇAR?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

QUAIS EMPREGOS ESTÃO EM RISCO COM A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

AS RAZÕES PELA VOLTA DO TRABALHO PRESENCIAL NOS 5 DIAS DA SEMANA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DA CUECA VIRADA

Educação & Cultura2 semanas ago

MEC QUER TORNAR O FIES MAIS ATRATIVO COM RELANÇAMENTO E NOVAS REGRAS

Educação & Cultura2 semanas ago

PRIMEIRO ATLAS GEOLÓGICO DA LUA FICA PRONTO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

HIDROGÊNIO

Saúde2 semanas ago

AUMENTA NÚMERO DE CASOS E INTERNAÇÕES CAUSADAS POR HERPES ZOSTER

Saúde2 semanas ago

PILULA 03: GRIPE AVIARIA

ECONOMIA2 semanas ago

INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO BRASIL BATEM RECORDE

Educação & Cultura2 semanas ago

PROFESSOR É RESPONSÁVEL POR 60% DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br